Terça-Feira, 19 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 01 Mar 2023 | Coluna César Santos - 1o de março de 2023

Crédito da foto: Reprodução Professores protestaram na noite de lançamento do Mossoró Cidade Junina

INEXISTENTE CIDADE EDUCAÇÃO

O grito entoado pela Educação nas ruas de Mossoró: “professor na rua, prefeito, a culpa é sua” tem todo sentido. A greve dos professores poderia ter sido evitada se o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tivesse estabelecido a mesa de negociação. Ele optou por ignorar a luta dos profissionais, não atendendo sequer um pedido de audiência, protocolado pela categoria ainda em dezembro do ano passado.

Os professores querem a implantação do novo piso salarial do Magistério, reajustado em 14,95%. É lei, sancionada em 2008, que estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, sempre no mês de janeiro. Logo, o seu cumprimento é dever. Isso não se discute.

Agora, é possível negociar a forma como esse pagamento pode ser feito. Em 2022, o prefeito negociou e a categoria aceitou o pagamento em sete vezes distribuído em 17 meses, que só será concluído em novembro de 2023. Portanto, não há intransigência por parte dos professores. Cabe a Allyson estabelecer a mesa de negociação e buscar, como gestor, o melhor caminho para o entendimento.

Ao fugir dos professores, como ele faz agora, depõe contra qualquer discurso que ele possa ter em defesa da Educação. Ora, não existe Educação de qualidade com professores castigados. A valorização do mestre de sala de aula é um caminho inevitável, conforme ensina a boa educação. Não há outra alternativa.

O prefeito, então, deve se apresentar e assumir a sua posição. Ele tem que dizer à população por que não honra a lei do piso salarial, se é porque não quer ou porque o município não tem as condições financeiras para pagar o custo. O que não pode é Allyson orientar a sua turma midiática a usar as redes sociais para esculhambar os professores. Isso é inadmissível sob todos os aspectos.

Vale ressaltar que a tese da falta de recursos para pagar o novo piso dos professores, se for esta a justificativa, tem dificuldade de convencimento, isso porque o próprio prefeito fez propaganda recentemente do grande orçamento de 2023, o maior da história de Mossoró (para não perder a mania), que pela primeira vez supera a casa de R$ 1 bilhão. Se é verdade, e deve ser, significa que a Prefeitura tem dinheiro suficiente para não apenas implantar o novo piso da educação, mas também reajustar os salários das demais categorias de servidores que estão congelados há seis anos.

Além disso, o prefeito tem a autorização, concedida pela Câmara Municipal, de contratar operações de créditos que somam quase meio bilhão de reais. Se o município reúne essas condições é porque está com as finanças equilibradas, logo, não há razão para não valorizar os professores e as demais categorias.

Pois bem.

Allyson Bezerra tem a obrigação de chamar o comando de greve para negociar. E isso deve ser feito logo porque já são mais de 7 mil crianças e adolescentes sem aula. Esse número deve aumentar à medida que o movimento grevista for avançando. É bom lembrar que os alunos da rede pública já sofrem enorme prejuízo com a pandemia da Covid-19, e não podem continuar pagando uma conta tão alta.

Se o prefeito não agir de forma correta e optar por continuar usando de expedientes baixos para atingir os professores em greve, que pelo menos se sinta envergonhado cada vez que abrir a boca para propagar a inexistente “Mossoró Cidade Educação”.

 

FRASE

“Professores na rua, prefeito, a culpa é sua”

ELIETE VIEIRA – Presidente do Sindiserpum, puxando o grito dos educadores municipais nas ruas de Mossoró

 

JOSÉ ANTÔNIO

O radialista José Antônio conseguiu os recursos necessários para pagar a delicada cirurgia para preservar a sua visão. Os amigos, ouvintes e pessoas de bom coração, cotizaram a quantia necessária. A cirurgia está agendada para a próxima terça-feira, 7. José Antônio é um decano do rádio mossoroense, com larga experiência e sucesso, a partir do programa popular "Cidade Aflita", na Difusora.

 

AIDS

Um estudo no Brasil apontou que 64% da população não costuma utilizar preservativos na relação sexual. Esse percentual sobe para 72% entre as pessoas com idades de 40 a 44 anos. Por gravidade, a taxa de transmissão do vírus HIV aumentou 21% em dez anos, enquanto no mundo houve uma queda de 16% no mesmo período. Os números e o comportamento dos brasileiros são preocupantes.

 

RITUAL DE VICE

O vice-governador Walter Alves (MDB) está cumprindo fielmente a missão de interino na Governadoria. Nenhuma medida ou decisão importante que contrarie a norma. No mais, uma verdadeira romaria emedebista escala a rampa da sede do Governo do Estado. São prefeitos, presidentes de Câmaras e políticos regionais liderados por Walter Alves.

 

À DISPOSIÇÃO

Um atento observador dos comportamentos no plenário da Câmara de Mossoró garante que se o prefeito Allyson Bezerra precisar de 18 votos, dois a mais do tamanho de sua bancada, ele tem à disposição. Mas, não pretende gastar "bala" agora.

 

LAVA JATO

O CNJ, em sessão presidida pela ministra Rosa Weber, decidiu afastar o juiz Marcelo Bretas da 7ª Vara Federal do Rio. Atendeu reclamação do prefeito Eduardo Paz, que se sentiu perseguido pelo magistrado. Com a punição a Bretas, a Justiça superior vai acabando o que sobrou da Lava Jato.

 

FALAR NISSO...

O ex-governador Sérgio Cabral, condenado a mais de 400 anos de prisão por roubar o dinheiro dos cofres públicos, está livre, leve e solto, curtindo a boa vida no Rio. Cabral foi o principal alvo das sentenças assinadas pelo juiz Marcelo Bretas.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 21 anos, o bairro Nova Vida recebia a sua área de esporte e lazer. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Inauguração com a presença dos senadores Fernando Bezerra e José Agripino.

2 - O Apostolado da Mãe Rainha de Mossoró celebra 33 anos nesta quarta-feira. Foi instalado em 1º de março de 1987 sob a coordenação da saudosa Irmã Aparecida, do Colégio Sagrado Coração de Maria. O Movimento segue concentrado no bairro Bom Jardim.

3 - A Emparn prevê um acumulado de chuvas de 433 mm entre os meses de março, abril e maio. Em algumas regiões do RN, as chuvas serão acima do normal. No Oeste, o esperado é de 479,2 mm.

4 - O grupo supermercadista Cidade está investindo na nova unidade que contemplará o Grande Alto de São Manoel. O Atacadão Cidade ocupará o imóvel onde funcionou a concessionária Volkswagen, com obras já iniciadas. Ficará pronto em setembro.

5 - A cantora colombiana sucesso mundial Shakira disse que: "tenho que ser mais forte que uma leoa" depois da separação com o jogador Piqué. Ok. Agora, imagine o que precisa ser a mulher sertaneja que amanhece o dia sem ter o pó do café para levar ao fogão de lenha.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
noticia
informação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO