RN FORTE COM NOVAS ENERGIAS
Há certeza que o Rio Grande do Norte deve assumir o protagonismo da transição energética no país, a partir da liderança na produção de energia sustentável, que hoje atinge uma capacidade de 7 gigawhats.
O Governo do Estado atua em várias frentes para viabilizar o processo que consolidará essa liderança. Um dos pontos primordiais é a construção do porto-indústria verde, para produzir energia no mar (offshore) e hidrogênio verde (considerado o combustível do futuro). O governo está investindo para viabilizar o porto, que pode gerar 50 mil empregos, apenas na primeira fase de operação, inclusive, um estudo contratado e desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal (UFRN) aponta Caiçara do Norte para receber o porto.
O porto também tem expectativas de trabalhar com diversos outros setores econômicos, como fruticultura, sal, mineração, pesca, óleo e gás, e também de energia eólica, fortalecendo a industrialização do estado.
Essa pauta concentra a agenda da governadora Fátima Bezerra (PT) em Portugal. Nesta quinta-feira, 2, a governadora discutiu a realização de um seminário de transição energética no RN, na reunião com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, e com o ministro da embaixada Olympio Faissol, em Lisboa.
O objetivo é reforçar junto aos investidores o potencial energético do Rio Grande do Norte, a estrutura tecnológica voltada ao desenvolvimento de novas fontes de geração de energia limpa, o fomento a novos negócios e investimentos no setor de energias renováveis, em especial na produção de hidrogênio verde e energias associadas.
Ficou acordado que a governadora irá formalizar o convite à embaixada, e esta ficará encarregada da articulação com empresas e investidores da comunidade europeia.
Antes, na terça-feira, 28, a governadora assinou memorando de entendimento com a empresa Enerfin, para a instalação do projeto-piloto de produção de hidrogênio verde e energias associadas no RN. No mesmo dia, o programa estadual de hidrogênio verde e o projeto de instalação do porto-indústria foram apresentados à direção da empresa EDP Renováveis.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e o coordenador de Desenvolvimento Energético do RN, Hugo Fonseca, que também estão em Lisboa, reuniram-se com investidores de um novo complexo de geração híbrida no RN. O empreendimento da empresa brasileira Maturati será instalado em Areia Branca, com capacidade de mais de 1 GW, somadas as gerações eólica e solar.
O complexo híbrido Morro Pintado será composto de um parque eólico com 231 MW de potência instalada e um parque solar de 812,5 MW, totalizando 1.043,5 MW de capacidade. O grupo pretende agregar a produção e exportação de hidrogênio verde ao projeto principal, aproveitando todo o potencial de geração de energia do complexo.
Vale ressaltar que a missão do Governo do RN em Portugal é criar condições para captar cerca de 20 bilhões em investimentos privados para o setor de geração de energia, com foco principal em novas fontes como o hidrogênio verde e energias associadas.
FRASE
“É importante o intercâmbio comercial entre o RN e o continente europeu”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte que cumpre missão em Portugal
VACA PROFANA
O público mossoroense vai ter nova oportunidade de assistir ao show "Vaca Profana - Katharina Gurgel canta Gal Costa". A apresentação especial marcará o Dia da Mulher, 8 de março, no Sesc/Mossoró. Vaca Profana foi montado em 2020 e tinha por objetivo homenagear os 50 anos de carreira de Gal, que nos deixou em novembro de 2022. O show tem participação especial de Bia, filha de Katharina.
PACTUAL
O potiguar Fábio Faria assumiu as relações institucionais do banco BTG Pactual. O ex-deputado federal ganhou fama e prestígio durante o período de ministro das Comunicações do governo Bolsonaro. Foi ele que supervisionou o tão esperado leilão de 5G no Brasil, além de ter negociado uma reunião surpresa do chefe com Elon Musk para discutir investimentos em tecnologia.
TABUADA
Com um orçamento de mais de R$ 1,1 bilhão e lastro para contratar operações de créditos de quase meio bilhão de reais, não é possível que a Prefeitura de Mossoró não tenha condições de pagar o novo piso salarial dos professores. O argumento do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não se sustenta. Dinheiro tem, orçamento também. Falta vontade.
ALIÁS...
O prefeito Allyson gasta alguns milhões do orçamento para bancar a mídia nas redes sociais e nos meios convencionais. No momento, o foco é desconstruir a luta dos professores. A artilharia está pesada. E bastante cara ao bolso do contribuinte.
GREVE
Os professores estaduais devem deflagrar greve hoje. A categoria rejeitou a proposta de pagamento do novo piso: em março, os 14,95% integrais para quem recebe abaixo do piso; em maio, 6,5% para os demais; dezembro, o restante de 7,93%. E o retroativo em oito parcelas a partir de maio de 2024.
GREVE II
Em Areia Branca, os professores da rede municipal também vão entrar em greve pela implantação do novo piso salarial. A paralisação terá início na segunda-feira, 7. A gestão municipal não acenou para o cumprimento da lei do piso do magistério.
É NOTÍCIA
1 - Morreu José Carlos da Costa Lima, empresário e desportista mossoroense, que por longos anos manteve aberta sua loja de peças. Aos 68 anos, ele vinha enfrentando complicações sérias de saúde.
2 - O vereador Pablo Aires (PSB) deve ser escolhido presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa Animal, criada a partir de uma proposta sua. Pablo se identifica principalmente com a luta em defesa da causa animal. Logo, pode realizar um grande trabalho.
3 - A Secretaria de Saúde do RN assegura que o Hospital da Polícia Militar em Mossoró não será fechado. Cumprirá nova missão, com leitos destinados à retaguarda e outras demandas.
4 - Jean Paul Prates disse nesta quinta-feira, 2, que a Petrobras vai definir o preço do petróleo "como achar melhor". E acenou que dará um basta na política de preço dos combustíveis criada no governo Michel Temer. Baixar o preço da gasolina é a ordem.
5 - Os professores de São Gonçalo do Amarante também vão deflagrar greve por tempo indeterminado. A categoria luta pela implantação do novo piso salarial, com reajuste de 14,95%. O prefeito Eraldo Paiva (PT) não tem proposta para negociar, até aqui.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.