Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 04 Mar 2023 | Coluna César Santos - 4 de março de 2023

Crédito da foto: Jornal de Fato Produção de petróleo em terra no Rio Grande do Norte

NÃO PODE HAVER RETROCESSO

Há um movimento dentro do Governo Lula para suspender a venda de ativos da Petrobras. Um núcleo dentro do Ministério de Minas e Energia faz pressão. Muito mais do que um olhar criterioso para a produção de petróleo e gás no país, o processo prioriza a estatização em detrimento da iniciativa privada.

Isso preocupa as empresas e entidades que investem no setor. O Rio Grande do Norte está inserido nesse contexto, uma vez que o estado teve a produção de petróleo revitalizada com a venda de ativos para a iniciativa privada, com destaque para a 3R Petroleum. Os dados apontam que desde o desinvestimento da Petrobras no RN, iniciado no governo Dilma Rousseff e ampliado nas gestões Michel Temer e Jair Bolsonaro, o setor iniciou o processo de recuperação com a chegada das empresas privadas.

O presidente da Redepetro-RN, geólogo Gutemberg Dias, afirmou em entrevista ao jornal impresso Tribuna do Norte, que “quase todas as empresas retomaram as atividades após o percurso de desinvestimento e estão em processo de crescimento, com ampliações e contratação de pessoal.” Dias atesta que “o cenário resulta do novo modelo implantado – de abrir os campos maduros para os operadores privados.”

A Redepetro-RN aponta que uma mudança agora provocará enorme retrocesso na produção da bacia potiguar, com consequências graves na geração de emprego e renda e, por gravidade, na economia potiguar. Gutemberg Dias destaca que a 3R já está contratando as empresas que vão operar junto com ela em regime de terceirização. Logo, se ocorrer a retomada das operações pela Petrobras, a cadeia como um todo vai desandar ou, para usar as palavras de Dias, “vai ser um freio de arrumação enorme.”

O fato é que a extração de petróleo em terra voltou a gerar ocupação e renda no Rio Grande do Norte e a fazer girar toda uma cadeia de serviços em seu entorno. Desde que as empresas independentes começaram a operar no estado, a produção de petróleo onshore saltou de pouco mais de 4 mil barris/dia para 35 mil barris/dia, com investimentos que já somam mais de R$ 1,5 bilhão feitos pelas empresas que compraram os campos.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que conhece como poucos a bacia petrolífera do RN, tem responsabilidade na tomada de decisão. A princípio, ele diz que a estatal não vai sair vendendo ativos por decisões governamentais. Lembrou que algumas das vendas, em fase final, mas ainda sob a responsabilidade da Petrobras, devem ser avaliadas em negociações.

Para Gutemberg Dias, é pouco provável que a Petrobras retome a produção de petróleo em terra no RN, pelos motivos que fizeram a estatal iniciar o processo de desinvestimentos há mais de uma década. Ademais, na primeira visita que fez ao RN depois de assumir a presidência da Petrobras, Jean Paul afirmou que a empresa não irá embora do estado, onde existem um vasto campo de oportunidades, como a exploração de novas energias. Deixou a entender que a exploração de petróleo em terra não é a prioridade.

 

FRASE

“A cadeia como um todo vai desandar”

GUTEMBERG DIAS – Presidente a Redepetro, afirmando que será prejuízo enorme se a Petrobras retomar a produção de petróleo em terra no RN

 

POLÍCIA FEDERAL

A Delegacia de Polícia Federal em Mossoró completa 19 anos de atividades. Foi criada por meio da portaria 1.353, de 16 de setembro de 2003, assinada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomás Bastos, e instalada no dia 4 de março de 2004. O primeiro titular da unidade foi o policial federal Adauto Gomes da Silva Júnior. A delegacia abriu caminho para o presídio federal RDD em Mossoró.

 

ALERTA

A Fiocruz chamou a atenção para o aumento do número de casos de Covid-19 nas populações adulta e idosos de 16 estados, registrados entre janeiro e fevereiro. O Ceará, nosso vizinho, está entre os três estados com maior incidência, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses dados reforçam a necessidade de adesão da população à campanha de vacinação contra a covid-19.

 

PRESSÃO

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) vai receber os professores para negociar a implantação do novo piso salarial do magistério. Por gravidade, derruba o próprio discurso que já honra a lei do piso. O encontro ocorrerá na próxima semana, com a data a ser marcada.

 

JUNTOS E MISTURADOS

A provável federação partidária entre MDB e PSDB, em processo avançado em Brasília, será bem recebida no Rio Grande do Norte. O vice-governador Walter Alves e o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, líderes dos dois partidos no estado, andam de mãos dadas e têm projetos políticos em conjunto. A federação juntará a fome com a vontade de comer.

 

SEGUE

Ezequiel e Walter formariam chapa ao Governo do Estado em 2022, mas recuaram para apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). O projeto foi adiado para 2026. Com ou sem apoio da governadora. É o que está dito hoje.

 

EM MOSSORÓ

O presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, deve liderar a federação PSDB/MDB em Mossoró. Ele tem convite para se filiar ao PSDB e tomará a decisão no momento oportuno. Lawrence deve deixar o Solidariedade sem traumas. Ele cumpriu a missão dentro do partido com esmero e fidelidade.

 

É NOTÍCIA

1 - Dados da Secretaria de Educação do RN apontam que quase 1.500 estudantes da rede estadual foram aprovados no Sisu para cursos da UFRN, Uern e Ufersa. Resultado para ser comemorado.

2 - O cantor Geraldo Azevedo se apresenta hoje na festa de 16 anos do programa "Coisas do Sertão", do poeta e compositor Zé Lima. A festa terá ainda Alan Jones e Radiola Club, Isaac Cândido cantando Fagner e Ailson Forrozeiro. No Requinte, a partir das 20h.

3 - Entrou em vigor, nesta sexta-feira, 3, a lei que dispensa a necessidade do aval do cônjuge para a realização de vasectomia e laqueadura. A idade mínima para passar pela cirurgia baixou para 21.

4 - A Neoenergia Cosern tem 409.212 clientes inseridos na Tarifa Social de Energia Elétrica. O programa isenta em até 100% o valor da conta de luz para quilombolas e indígenas e em até 65% para consumidores de baixa renda inscritos do CadÚnico.

5 - A torcida do ABC de Natal está zoando o rival América por ter sido desclassificado prematuramente da Copa do Brasil 2023, pelo modesto Iguatu (CE), com gol de um jogador chamado "Calcinha". A zoação sadia é um lado bom do futebol.

Tags:

Coluna César Santos
Mossoró
Jornal de Fato

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO