Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 06h15 | 05 Mar 2023 | Coluna César Santos - 5 de março de 2023

Crédito da foto: Guia Dantas Governadora Fátima Bezerra assinou memorando na sede da Voltaria, em Porto, Portugal

O QUE VEM NA BAGAGEM DA GOVERNADORA

A governadora Fátima Bezerra (PT) retorna de Portugal neste domingo, 5, trazendo na bagagem boas perspectivas de investimentos de grupos europeus no Rio Grande do Norte, com destaque para novos projetos de produção de hidrogênio verde, amônia e e-metanol.

Um dos últimos compromissos em Portugal, na sexta-feira, 3, foi com a Voltalia Energia do Brasil. A assinatura de um memorando de entendimento prevê investimentos no Porto-Indústria Verde, que será instalado no município de Caiçara do Norte, para fomento e apoio à produção de energias renováveis offshore (no mar) e sua comercialização por meio portuário e terrestre.

Sem dúvida, esse entendimento é um passo gigantesco para viabilizar o projeto de produção de hidrogênio verde e de energias associadas ao processo no Rio Grande do Norte.

A Voltalia é a maior produtora de energias renováveis (eólica e solar) no Rio Grande do Norte e tem o seu centro mundial de operações para o setor instalado em Mossoró, com sede em frente ao campus central da Universidade do Estado do RN (UERN). O centro é responsável por controlar a operação de usinas do grupo em mais de 20 países.

Com assinatura do memorando, o governo estadual e a Voltalia firmaram acordo para ampliar os investimentos para produção de hidrogênio verde e participação no porto-industrial verde. A Voltalia é muito importante para o desenvolvimento econômico e social do RN, onde responde por grande produção de energia e apoio às atividades na área das energias renováveis. O grupo de grande importância econômica também é integrado pelas empresas Leroy Merlin e Decatlhon.

A agenda de uma semana da governadora em Portugal concentrou em entendimentos voltados para a produção de energias, dentro da proposta de o RN assumir o protagonismo da transição energética no Brasil. Inclusive, Fátima Bezerra discutiu a realização de um seminário de transição energética no RN, na reunião com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, e com o ministro da embaixada Olympio Faissol, em Lisboa.

O objetivo é reforçar junto aos investidores o potencial energético do estado, a estrutura tecnológica voltada ao desenvolvimento de novas fontes de geração de energia limpa, o fomento a novos negócios e investimentos. Ficou acordado que a governadora irá formalizar o convite à embaixada, e esta ficará encarregada da articulação com empresas e investidores da comunidade europeia.

A governadora também assinou memorando de entendimento com a empresa Enerfin, para a instalação do projeto-piloto de produção de hidrogênio verde e energias associadas. Fátima ainda apresentou o projeto de instalação do porto-indústria verde à direção da empresa EDP Renováveis.

A comitiva do governo se reuniu com investidores de um novo complexo de geração híbrida no RN. O empreendimento da empresa brasileira Maturati será instalado em Areia Branca, com capacidade de mais de 1 GW, somadas as gerações eólica e solar. O complexo híbrido Morro Pintado será composto de um parque eólico com 231 MW de potência instalada e um parque solar de 812,5 MW, totalizando 1.043,5 MW de capacidade.

Portanto, a governadora Fátima retorna da Europa com boas perspectivas para o RN, dentro do processo de consolidação da liderança na produção de energia sustentável, que hoje atinge uma capacidade de 7 gigawhats.

 

FRASE

“Passo gigantesco para viabilizar o projeto de produção de hidrogênio verde”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora sobre o memorando assinado com a Voltalia Energia do Brasil

 

GERALDO MELO

Nesta segunda-feira, 6, completa o primeiro ano da morte do político e empresário Geraldo José de Melo. Ele perdeu a luta contra um câncer aos 86 anos. Geraldo foi vice-governador de Lavoisier Maia (1979-1982) e o 47º governador do RN (1987-1991), e senador da República (1995-2003). Uma missa será celebrada na Capela São Judas Tadeu, em Natal, às 17h, para marcar a data.

 

DOMINGO DE ELEIÇÃO

O eleitor de Ipanguaçu volta às urnas neste domingo, 5, para escolher o prefeito e vice-prefeito, em eleições suplementares. Duas chapas concorrem ao pleito: Jefferson Santos (PL)/ Thales Marinho (PSDB) contra Remo Fonseca (PP)/ Silvio Nobre (Solidariedade). Votação das 8h às 17h. Os eleitos cumprirão mandato até o fim de 2024, quando ocorre o pleito eleitoral regular.

 

APERTO

O secretário estadual do Planejamento, Aldemir Freire, afirma que se o governo atender aos professores na implantação do novo piso salarial, vai inviabilizar a prestação de serviços e atrasar salários. O novo piso, se aplicado de uma só vez, consumiria 92% do aumento das receitas projetadas.

 

PROPOSTA

O governo propôs parcelar o pagamento do novo piso da seguinte forma: pagamento integral em março para quem recebe abaixo do piso; para os outros, reajuste de 6,5% em maio e de 7,93% em dezembro, com retroativo pago em 2024. A proposta foi rejeitada.

 

SEM RESULTADO

Há um mês, o prefeito Allyson Bezerra (SDD) e comitiva embarcaram para Brasília, onde, na versão oficial, conquistariam "grandes benefícios" para Mossoró. Até agora, porém, nada de concreto. Aliás, a obra do anel viário que foi anunciada pelo prefeito em 2022, junto com o ex-ministro Rogério Marino, caiu no esquecimento.

 

VAMOS LÁ

O curso de jornalismo da Uern vai juntar os jornalistas Regy Carte e Vonúvio Praxedes para debater “Jornalismo político e esportivo na cidade de Mossoró". A mesa terá ainda os jovens jornalista Júnior Ribeiro e Taines Laís. No dia 22, na Faculdade de Filosofia, às 14h.

 

É NOTÍCIA

1 - Esta semana definirá a ocupação de cargos da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Mossoró. Francisco Carlos (Avante) e Marleide Cunha (PT) disputam a presidência.

2 - Morre Paulo Caruso, um dos maiores nomes do cartum brasileiro. O chargista de 73 anos lutava contra um câncer. O coração parou de bater neste sábado, 4. Caruso fez parte do time do Pasquim, ícone da resistência à censura do regime militar.

3 - A semana começa com a expectativa de o prefeito Allyson Bezerra apresentar proposta de pagamento do novo piso salarial do magistério, para encerrar a greve dos professores. É aguardada uma audiência com o comando de greve.

4 - Morreu neste sábado, 4, o jornalista Márcio Guedes, um dos grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro, com trabalhos no jornal O Dia, Band, TV Manchete, TV Globo, Record, ESPN e desde 2001 trabalhava na TV Brasil. Tinha 75 anos.

5 - O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, desembarca em Natal nesta segunda-feira, 6, para participar da reunião sobre agricultura familiar do Consórcio Nordeste.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
jornalismo
imprensa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO