Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 16h00 | 08 Mar 2023 | Reportagem sobre caos na UBS da Barrinha repercute no plenário da Câmara

Crédito da foto: Reprodução Vereador Paulo Igo exibe capa do Jornal de Fato desta quata-feira, 8

A reportagem do Jornal de Fato, edição impressa desta quarta-feira, 8, sobre o caso na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marina Ferreira, na localidade Barrinha, foi repercutida no plenário da Câmara Municipal. O vereador Paulo Igo (Solidariedade) exibiu o exemplar do jornal para fazer duras críticas ao cenário de abandono da saúde pública municipal.

Paulo Igo mostrou a imagem de um médico atendendo paciente na sombra de um árvore, no quintal da UBS. Segundo o vereador, trata-se do retrato da precariedade da saúde pública em Mossoró, especialmente na zona rural.

“É uma vergonha. Olhando para a UBS Marina Ferreira, na Barrinha, só lembra ser UBS pelo letreiro”, protestou.

Paulo Igo reafirmou a denúncia, feita por moradores ao Jornal de Fato, que a Unidade Básica de Saúde está completamente deteriorada. Também lamentou estar sendo impedido, como outros vereadores de oposição e assessores, de adentrar em órgãos públicos para inspecionar as repartições.

Ele propôs ao presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Costinha (MDB), inspeção nas UBS da zona rural. “Na Barrinha, o médico atende debaixo de uma árvore, em meio a galinhas, num quintal da casa alugada para sediar a UBS”, lamentou.

Na Maísa, conforme Paulo Igo, falta gabinete odontológico, medicamentos. “No assentamento Jurema, há falhas no atendimento pela ausência de medicação, médico em muitas vezes também não há”, acrescentou.

Paulo Igo ainda frisou que a Prefeitura só anunciou a construção de UBS da Barrinha, após o caso vir à tona, em mobilização de moradores. “Lá também falta de medicamentos. Conseguiram uns, às pressas. Tenho foto de medicamentos vencidos jogados no quintal da UBS”, disse.

 

Tags:

Câmara Municipal
UBS
Barrinha
saúde pública
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO