Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 09 Mar 2023 | Coluna César Santos - 9 de março de 2023

Crédito da foto: Ilustrativa Como movimento libertário de defesa da autonomia das mulheres, o movimento feminista é amplo

ALÉM DOS CLICHÊS IDENTITÁRIOS

A jornalista Nathalia Rebouças foi direto ao ponto e a coluna pede licença para compartilhar a sua opinião em texto sem retoque. E sugerir o bom debate.

Leia:

“Empoderem-se! Tá, e se eu não quiser?

Brincadeiras à parte, o Dia Internacional da Mulher ganhou grande notoriedade na última década. Incorporado à redação publicitária de marcas, à forte presença em discursos nas redes sociais e figuras representativas de gênero, é até difícil escrever algo sobre a importância da mulher sem que a palavra empoderamento não esteja presente.

Tudo bem.

Mas e as “mulheres não empoderadas”? Aquelas que ainda não tiveram contato com o vocabulário feminista ou com as referências de Beauvoir a Hooks e que sequer entendem o conceito de empoderamento, mas que estão aí, inviabilizadas na rotina, mergulhadas em tarefas, dentro e fora de casa, criando filhos ou não e até reproduzindo falas consideradas machistas.

Como movimento libertário de defesa da autonomia das mulheres, o movimento feminista é amplo. E deve ir além dos estereótipos que encaixam as mulheres em grupos ou correntes, que defendem um modelo do que é ser feminista. E tal qual um movimento libertário, sua presença pode e deve percorrer as diferentes correntes ideológicas, evitando que a ideia e os conceitos feministas estejam aprisionados a partidos políticos ou grupos sectários.

Compreender que o feminismo é diverso implica em se desprender de visões distorcidas e limitantes.

Dona Neusa, mulher, mãe de 5 filhos, dona de casa, que nunca ouviu falar de equidade de gênero, não pode ser menos feminista do que aquelas que empunham bandeiras e falam gritos de ordem.

Um dos grandes desafios dos movimentos identitários é ir além dos muros que os cercam. Ou mesmo reverberarem as vozes para além dos grupos minoritários que falam apenas para si e não conseguem alcançar novas pessoas. É preciso ampliar, incluir e sair do clichê da pauta identitária.

E se existe a crítica aos textos prontos repletos de adjetivos superlativados que retratam mulheres extraordinárias, especiais ou guerreiras, os grupos de defesa da causa das mulheres também precisam falar para todas, aquelas que não estão nem aí para empoderamento e aquelas que hoje estão de saco cheio do rótulo de guerreiras, porque estão bem cansadas.”

 

FRASE

“É preciso ampliar, incluir e sair do clichê da pauta identitária”

NATHÁLIA REBOUÇAS - Jornalista sobre o movimento libertário feminista

 

RATINHO

O Ministério Público Federal quer a condenação do apresentador Ratinho, por ataques misóginos e discriminatórios proferidos contra a deputada federal Natália Bonavides (PT). Ratinho, em momento de fúria, chegou a sugerir que a parlamentar fosse "metralhada", além de ter mandado ela "lavar roupa" e "costurar a calça do marido". A ação pede que o apresentador pague uma indenização no valor de R$ 2 milhões.

 

RATINHO II

O MPF identificou na fala de Ratinho que ele, em causa coletiva, veiculou estereótipos de gênero contra a participação feminina na política; desenvolveu violência com claro intimidatório geral; buscou atingir a deputada Natália na condição de representante do povo; e adotou tom de propagação generalizada da violência ao defender a eliminação de todos “esses loucos”. Caso é grave.

 

MULHER

Há 11 anos, a então governadora Rosalba Ciarlini inaugurava em Mossoró o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. Um projeto que se torna maior e consolidado agora com a construção do novo hospital, inaugurado em dezembro de 2022 pela governadora Fátima Bezerra (PT).

 

ADOTE UMA ESCOLA

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou o Programa "Adote uma Escola", de autoria do vereador Francisco Carlos (Avante). Visa incentivar a iniciativa privada a apadrinhar escolas. Com isso, promover investimentos nos equipamentos da rede municipal de ensino.

 

TÚNEL DO TEMPO

Nesta data, em 1971, o governador Walfredo Gurgel inaugurava o Quartel da Policia Militar em Mossoró, acompanhado do ex-prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho e do senador Duarte Filho. Na oportunidade, apresentou o coronel Benedito Celso como comandante do destacamento policial. A bênção do prédio foi dada por Gentil Diniz Barreto.

 

REQUENTADO

O prefeito Allyson Bezerra requentou a promessa da campanha de 2020 de construir nova UBS na comunidade Barrinha. Ele reagiu à reportagem do Jornal de Fato que mostrou o caos na unidade de saúde, onde médicos atendem pacientes na sombra de uma árvore.

 

É NOTÍCIA

1 - Vai daqui o nosso abraço de solidariedade ao casal amigo Dr. Artur Vale/Lorena pela partida prematura de José Pedro. Que Deus em sua infinita bondade conforte a todos e receba Pedro em bom lugar.

2 - O ministro Rui Costa emplacou a esposa Aline Peixoto no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. A enfermeira passa a cuidar da saúde financeira pública. Na disputa, ela derrotou o ex-deputado Tom Araújo, em votação secreta.

3 - Nesta, em 2007, a governadora Wilma de Faria inaugurava em Mossoró a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher. Um avanço no combate à violência contra a mulher na cidade.

4 - A governadora Fátima Bezerra anunciou mais 7 Delegacias Especializadas de Atenção à Mulher. E também entregou 11 novos veículos para ser no trabalho de proteção à mulher potiguar. Benefícios anunciados no Dia Internacional da Mulher.

5 - A Brisanet está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 156 vagas de emprego em Pau dos Ferros. Os principais cargos são voltados para administrativos, call center, técnicos. Processo seletivo acontece amanhã, às 10h, no campus da Uern.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO