Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 10 Mar 2023 | Coluna César Santos - 10 de março de 2019

Crédito da foto: Cedida UBS Marina Ferreira, na localidade Barrinha, a imagem do caos

SAÚDE DE MOSSORÓ NA UTI

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), famoso por ser – reconhecidamente - um exímio marqueteiro, capaz de colocar bode na chuva, como diz nossa gente, optou pelo silêncio, até aqui, em relação ao caos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marina Ferreira, na localidade rural da Barrinha. Nenhuma palavra sobre a denúncia formulada por moradores, publicada nas duas últimas edições do Jornal de Fato, nem mesmo a sua assessoria atendeu à solicitação de uma nota com a posição oficial da Prefeitura.

De fato, não há defesa para as imagens fortes, contundentes, exibidas pela reportagem. Um médico atendendo paciente na sombra de uma árvore no quintal da UBS, como exposto, inibe qualquer desculpa. Daí, o melhor caminho é assumir a culpa (coisa que o prefeito jamais faria) e adotar medidas para solucionar o grave problema.

Aliás, a construção da UBS da Barrinha foi uma promessa de campanha em 2020. Allyson, candidato, visitou a comunidade e prometeu aos seus cerca de 1.800 moradores que construiria a nova sede tão logo assumisse a Prefeitura. Passaram-se dois anos, dois meses e dez dias, e nenhuma medida adotada.

Na UBS da Barrinha está faltando tudo. Medicamentos, materiais e estrutura para trabalhar. Até o aparelho de ar-condicionado na sala dos profissionais foi emprestado por um morador, e não funciona a contento.

O cenário se repete em outras comunidades. O vereador Omar Nogueira (Cidadania) denunciou nesta quinta-feira, 9, que tem localidade que o atendimento médico é feito no alpendre de um bar porque não existe sede de UBS. Segundo ele, os profissionais da saúde têm o trabalho comprometido, já que falta material como gazes, luvas, seringas, além de medicamentos simples como um anti-inflamatório.

Quem mais sofre, claro, é a população das camadas mais carentes, que dependem de políticas públicas para ter acesso à assistência à saúde. São essas pessoas que sofrem porque foram jogadas à própria sorte.

Infelizmente, a Mossoró da realidade está bem distante da Mossoró da propaganda. O caos na saúde é fato. As imagens da UBS da Barrinha não deixam restar dúvidas.

 

FRASE

“Tá faltando tudo, medicamento e até gazes”

OMAR NOGUEIRA – Vereador sobre o caos na saúde do município de Mossoró

 

PARADA

Os servidores da saúde do município de Mossoró se juntam aos enfermeiros e enfermeiras na parada de advertência nesta sexta-feira, 10. A parada nacional é pelo piso da enfermagem. Em Mossoró, soma-se à luta dos servidores por recomposição salarial represada há seis anos. A categoria enviou pauta à gestão municipal no dia 18 de janeiro, mas até ontem não havia recebido qualquer resposta.

 

VACA PROFANA

A cantora Katharina Gurgel canta Gal Costa no show "Vaca Profana" que ela apresenta na noite de hoje no Sesc-Mossoró. Um show para celebrar as mulheres, com a participação de Bia Gurgel, filha de Katharina, que fez sucesso o The Voice Kids da Globo. O show Vaca Profana foi montado em 2020 para homenagear os 50 anos de carreira de Gal Costa, falecida em novembro de 2022.

 

 A RESPOSTA É "NÃO"

O vereador Omar Nogueira (Cidadania) se sente desconfortável quando alguém insinua que ele deseja voltar à base política do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Nega com veemência e até fica irritado. Ele garante que já foi do governo e não sente saudade, e que a sua determinação é continuar no bloco independente “Respeito e Diálogo”.

 

PLACAR

Hoje, se precisar, o prefeito Allyson Bezerra tem 18 votos no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Mas, oficialmente, a bancada governista é formada por 16 vereadores.

 

FORTE EM NATAL

Carlos Eduardo Alves (PDT) decidiu que vai para a quarta disputa pela Prefeitura de Natal em 2024. Sente-se vitorioso na capital e acredita que confirmará essa condição. De fato, ele ganhou todas as vezes que disputou o cargo de prefeito, em 2004, 2012 e 2016. Na última vez, em 2016, foi eleito em primeiro turno com 63,42% dos votos válidos.

 

FRACO NO RESTO DO ESTADO

Quando a disputa é estadual, Carlos Eduardo não tem a performance de vencedor. Tentou se eleger governador em duas eleições, 2010 e 2018, perdendo ambas para Rosalba Ciarlini e Fátima Bezerra, respectivamente. Em 2022, foi derrotado por Rogério Marinho (PL) nas eleições para senador.

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Os R$ 2,5 milhões para propaganda visual da Secretaria Municipal de Mossoró, contratados recentemente em processo cabuloso, não dariam para construir a nova UBS da Barrinha? O que o Ministério Público Estadual (MPRN) acha?

 

SANTA LUZIA

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), acertou ao renovar a luta dos mossoroenses pela construção do santuário de Santa Luzia. Trouxe para si todos os holofotes de um tema que estava esquecido. A luta pode iluminar a vitória da comunidade católica e, de quebra, elevar o patamar de Lawrence para 2024.

 

SANTA LUZIA II

O Jornal de Fato traz na edição deste domingo, 12, reportagem especial sobre o projeto do complexo religioso e turístico que fracassou na gestão do ex-prefeito Silveira, e que ganha novo alento agora. São detalhes importantes para o tema. Confira.

 

BAFAFÁ

O deputado Bernardo Amorim (PSDB) pleiteou ao Governo do Estado uma nova unidade de Restaurante Popular para Mossoró, que contemplaria a área do popular vuco-vuco. O pleito foi o suficiente para alimentar o “bafafá” que o parlamentar quer disputar a Prefeitura de Mossoró em 2024.

 

OUTRA DIREÇÃO

O deputado Bernardo tem outras prioridades para as próximas eleições, bem claras: reeleger a filha Jéssica Amorim na Prefeitura de Almino Afonso; e eleger a esposa Kaline Amorim prefeita de Patu ou de Caraúbas, na região do Médio-Alto Oeste.

 

É NOTÍCIA

1 - Proprietários de veículos com placas terminadas com números 1 e 2 têm até hoje para pagar cota única do IPVA 2023 com desconto, ou primeira parcela do imposto. É só acessar o site do Detran/RN.

2 - Priscilia Sales, filha da presidente da Câmara de Extremoz, Damares Sales, foi presa por suspeita de comprar carga roubada de fraldas descartáveis. Mas, não mais do que de repente, a Justiça potiguar relaxou a prisão, apesar da grande quantidade apreendida.

3 - Hoje é lembrado como o Dia do Telefone, em homenagem à descoberta de Graham Bell. O norte-americano testou com sucesso a sua invenção fazendo primeira transmissão, nesta data, em 1876.

4 - A Loja Maçônica Liberdade 33 definiu data e detalhes da sua "Liberdade Fest". Será no dia 20 de abril, no novo ambiente do Requinte, com as atrações da Radiola Club (muito bom), Renata Falcão e banda Beat With Sax. Senhas e mais informações no Trattoria.

5 - O Corpo de Bombeiros renovou os laudos do Estádio Nogueirão e o Potiguar poderá enfrentar o América com apoio de sua torcida. Havia risco de o jogo ocorrer com portões fechados. A partida é válida pela segunda fase do Estadual, no domingo, às 17h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
notícia
informação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO