QUE TUA FALA SEJA A TUA PRÁTICA
Na discussão acalorada sobre a luta dos professores e professoras pela implantação do novo piso salarial, há uma tentativa de colocar no mesmo pacote as gestões do prefeito Allyson Bezerra (PT) e da governadora Fátima Bezerra (PT), quando, na verdade, existe uma grande diferente. Veja:
1 - O prefeito nega o cumprimento da lei federal 11.738/2008; a governadora negocia o pagamento dos 14,95% com os professores e professoras.
2 – O prefeito usa a propaganda oficial para criar a narrativa que os professores e professoras estão errados (as); a governadora afirma que o piso é lei federal, que deve ser cumprido, mas que o estado só pode aplicar de forma parcelada.
Aliás, na sexta-feira, 10, foi realizada mais uma reunião entre representantes do Governo do Estado e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE-RN), quando foi apresentada nova proposta de pagamento do piso. Confira:
- Implementar de forma imediata os 14,95% para todos os professores e professoras que estão abaixo da tabela salarial do Piso, já com efeito retroativo a janeiro.
- Para os demais, implantar na carreira em duas parcelas, nos meses de maio (7,21%) e dezembro (7,22%) deste ano.
- Pagar em 8 meses, de maio a dezembro 2024, o retroativo dos 14,95% acumulado entre janeiro e maio, mais o retroativo dos 7,22% acumulado entre maio e novembro de 2023.
A proposta será avaliada em assembleia da categoria marcada para terça-feira, 14.
Portanto, como se pode observar, o prefeito Allyson trata os professores de uma forma desrespeitosa, enquanto a governadora estabelece uma mesa de negociação com diálogo e respeito.
A greve é um instrumento legal do trabalhador na luta por seus direitos. Cabe ao gestor buscar soluções. No caso do piso salarial dos professores, a lei deve ser respeitada. A forma como a lei será cumprida cabe a negociação entre as partes envolvidas.
O prefeito Allyson optou pela imposição, punho de ferro, para mostrar que é o “tampa”. Disse que não implantaria o novo piso salarial, vendendo a versão, flácida, que o município respeita a lei. Em algum momento, Allyson vai ter que sair da bolha para cumprir o seu dever. Ou, apostar que ele tudo pode, o que é um grave erro.
Aliás, esticar a greve dos professores, que já prejudica mais de 8 mil alunos da rede municipal, terá consequências aos planos do gestor que tentar usar a Educação para sustentar a imagem de bom prefeito. Não existe a propagada “Cidade Educação” com professores desrespeitados, insultados e agredidos pelas redes sociais. Cada vez que isso acontece, o gestor do momento desce degraus. Sempre foi assim e assim continuará.
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”, ensinou o educador Paulo Freire.
FRASE
“Não compensa todas as perdas, mas foi satisfatório”
ALDEMIR FREIRE – Secretário do Planejamento do RN sobre a compensação de R$ 250 milhões que o estado receberá da União
SEM BOLETIM
A Secretaria de Saúde do RN deixou de emitir os boletins diários com os números da Covid-19. Segue a orientação do Ministério da Saúde, que também suspendeu o informativo. A informação, não oficial, é que a ideia é apresentar balanço a cada 30 dias. Com isso, o Jornal de Fato encerra a publicação do "boletim Covid", que era publicado desde o início da pandemia, em 2020.
TÚNEL DO TEMPO
Nesta data, em 2012, nascia o primeiro bebê no Hospital da Mulher de Mossoró "Parteira Maria Correia", na época instalado pelo governo Rosalba Ciarlini na antiga sede da Unimed, no bairro Nova Betânia. A estudante Alany Amorim, de apenas 21 anos, ganhava o pequeno Caio Vitor, hoje com 11 anos. O hospital havia sido inaugurado três dias antes, no dia 9 de março.
GROSSOS
A prefeita de Grossos, Cinthia Sonale, anunciou o pagamento do novo piso salarial dos professores, com reajuste de 14,95%. No ano passado, também aplicou o piso com reajuste de 33,24%. Em Grossos, não há questionamento da lei, mas, sim, valorização do professor.
"LAGARTIXA"
O pleno do TSE decide nesta terça-feira, 14, se Wendel Lagartixa terá direito ao mandato de deputado estadual. Os ministros apreciam o processo em que Lagartixa foi impedido de ser diplomado e empossado. O voto do relator Ricardo Lewandowski é contra o candidato campeão de votos em 2022, com 88.265 votos (4,69%).
UBALDO
O registro de candidatura de Largatixa foi questionado pelo MP Eleitoral, em razão de uma condenação por porte ilegal de arma em 2019. O TRE-RN deferiu o registro, mas o ministro Lewandowski reformou a decisão. O beneficiado foi o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), que ficou com o mandato.
GASOLINA CARA
O preço médio do litro da gasolina subiu 6,09% na última semana, pós reoneração dos combustíveis. Segundo a ANP, o preço atual tem uma média nacional de R$ 5,57. A Receita Federal informou que a reoneração parcial dos impostos terá validade de quatro meses.
É NOTÍCIA
1 - A atriz e produtora cultural mossoroense Joriana Pontes é a nova secretária de Cultura de Areia Branca. Sem dúvida, Joriana fará um grande trabalho pelas artes da salinésia.
2 - Nesta segunda-feira, 13, completa 15 anos que Mossoró ganhava o Ambulatório Materno Infantil (AMI), com sede na antiga Samec, para reforçar a saúde de mães e bebês. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.
3 - A delegada Larissa Freitas Carlos Perdigão assume a superintendência da Polícia Federal no RN nesta terça-feira, 14, sucedendo o colega Luiz Carlos Nóbrega. A delegada e professora é potiguar, formada em Direito nos bancos da UFRN.
4 - Os clientes em dívida com a Caern têm até hoje para negociar os débitos - anteriores a dezembro de 2022 - em condições especiais. O parcelamento do saldo devedor pode ser feito em até 60 meses. Faça contato via aplicativo da empresa.
5 - Aberto novo lote para o TBT do Wesley Safadão, basta acessar o virtualticket.com.br. O festão vai ser no dia 15 de abril no Porcino Park, com participações de Raí Saia Rodada e Taty Girl.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.