Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 14 Mar 2023 | Coluna César Santos - 14 de março de 2023

Crédito da foto: Ilustrativa O Autismo é um tipo de transtorno que pode trazer prejuízos em qualquer etapa da vida

AUTISMO NÃO É UMA SENTENÇA

O alerta é feito pela psicanalista Andréa Ladislau:

Pesquisas revelam que, no ano de 2004, 1 em cada 166 pessoas adultas apresentavam sintomas de Autismo. Em 2007 essa proporção era de 1 em cada 54 pessoas e em 2021 (no auge da pandemia), esse número chegou a ser de 1 em cada 44 adultos acometidos pelo transtorno.

Dados que mostram a necessidade de uma maior aceitação, divulgação sobre a definição da doença, sintomas e tratamento proposto.

O Autismo é um tipo de transtorno que pode trazer prejuízos em qualquer etapa da vida, por isso quando não tratado em idades iniciais, pode acarretar problemas na comunicação, socialização, aprendizagem cognitiva e interações humanas.

Mas é importante deixar claro que o Autismo não chegou com a vida adulta, ele sempre esteve lá. Acontece que, quando criança, esse adulto pode não ter sido acompanhado e não ter recebido um diagnóstico na infância por apresentar sintomas mais leves, que podem ser mais difíceis de reconhecer. A criança autista cresce e esse adulto continua sendo autista.

Além disso, um adulto quando não diagnosticado, pode desenvolver ansiedade e depressão, pois não entende os motivos de ser diferente das outras pessoas, já que muitos sintomas ficam camuflados e misturados aos desafios da vida adulta, descaracterizando seus sinais e sintomas.

Buscar um diagnóstico de TEA quando adulto pode ser desafiador por vários motivos: as crenças e preconceitos em relação à saúde mental e o medo de ser julgado, rotulado e descriminado socialmente.

Os sintomas do TEA adulto mais comuns são:

- Dificuldade de interação ou manutenção de amizades mais íntimas;

- Desconforto durante o contato visual;

- Dificuldade no gerenciamento das emoções;

- Hiperfoco em um assunto específico;

- Falar repetidamente sobre um determinado tema;

- Hipersensibilidade a cheiros, sons e texturas que parecem não incomodar aos outros;

- Piadas, sarcasmo ou expressões de duplo sentido não são compreendidas;

- Interesse limitado em atividades; preferência por atividades solitárias;

- Falta de compreensão e reação diante da emoção do outro;

- Expressões faciais e linguagem corporal não compreendidas;

- Dificuldade em absorver mudanças de rotina;

- Ansiedade social e falta de malícia nas relações interpessoais;

- Desconforto no toque humano; utilização de linguagem direta e objetiva que beira a grosseria; entre outros.

O mais comum é que pessoas na fase adulta, diante de alguns destes sintomas, venham a receber muito outros diagnósticos.

O diagnóstico tardio pode provocar o sofrimento desse indivíduo ao longo da vida, com críticas em função de seu comportamento atípico e tentativas em se encaixar no meio social em que vive. Portanto, o diagnóstico correto, no tempo exato é fundamental para proporcionar ao autista adulto, uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

 

FRASE

“Autismo não é uma sentença”

ANDRÉA LADISLAU - Psicanalista

 

LUTO

Morreu dona Maria Maurilia de Freitas, mãe do nosso amigo Arlindo Fulgêncio. Estava internada há alguns dias, lutando contra problemas crônicos de saúde. Ela tinha 90 anos. O sepultamento acontece no final da manhã desta terça-feira, 14, no Cemitério São Sebastião, em Mossoró. Que descanse em paz.

 

NÃO VALE A PENA...

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) confidenciou a um colega de Casa que não se sente estimulada a disputar a Prefeitura de Mossoró nas próximas eleições. Avalia, nesse momento, que seria difícil construir uma candidatura para desbancar o favoritismo do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). A parlamentar entende que o projeto eleitoral pode ser adiado para melhor ocasião.

 

...ARRISCAR

Isolda perdeu a disputa pela Prefeitura de Mossoró em 2020, ficando em terceiro lugar, mas o rescaldo eleitoral ajudou a potencializar a sua reeleição em 2022. A parlamentar recebeu a sexta maior votação entre os eleitos à Assembleia Legislativa, com 57.046 votos. Só que uma nova derrota em Mossoró teria outra repercussão, provavelmente negativa, para as suas pretensões em 2026.

 

GOVERNISTA

A nomeação da enfermeira Raquel Gurgel para a direção do Hospital Regional Hélio Marinho, com sede em Apodi, simboliza a adesão do deputado estadual Neilton Diógenes (PL) ao governo Fátima Bezerra (PT). A indicação é dele. Com o controle da unidade de saúde, o parlamentar se potencializa para formar o palanque à sucessão municipal 2024.

 

CURRÍCULO

Raquel Gurgel é enfermeira de formação, com serviços prestados, principalmente, na cidade de Felipe Guerra onde foi primeira-dama. Ela é a esposa do ex-prefeito Haroldo Ferreira, que apoiou a candidatura de Neilton Diógenes à Assembleia Legislativa.

 

BLOQUINHO

Neilton Diógenes, agora governista, passa a ser figura decorativa no bloco de oposição que tem os deputados Coronel Azevedo (PL) e Adjuto Dias (MDB) e a deputada Terezinha Maia (PL). Como Terezinha está de marcha batida para escalar a rampa da Governadoria, o tal bloco vai ser reduzido à dupla.

 

GREVE

Os professores da rede estadual decidem hoje se aceitam a nova proposta do Governo do Estado ou se continuam a greve. O governo sugere implementar de forma imediata os 14,95% para todos que estão abaixo da tabela salarial do piso; e para os demais, implantar na carreira em duas parcelas: maio (7,21%) e dezembro deste ano (7,22%).

 

SEGUE

No âmbito da regional de Mossoró, os professores rejeitaram a terceira proposta do governo. Reunidos nesta segunda-feira, 13, a categoria considerou que o parcelamento apresentado é insuficiente para atender aos anseios dos trabalhadores.

 

ENQUANTO ISSO...

Os professores da rede municipal de Mossoró não receberam nenhum aceno da gestão Allyson Bezerra (Solidariedade). O prefeito mantém a decisão de não respeitar o novo piso salarial dos professores. A greve iniciada no dia 23 de fevereiro já atinge mais de 8 mil alunos, e continua aumentando.

 

EM MOSSORÓ

O deputado estadual George Soares (PV) circulou em Mossoró, acompanhado do empresário Karume Nascimento. Conversou com amigos e correligionários. Também assuntou sobre política local e sucessão 2024. O parlamentar está antenado.

 

É NOTÍCIA

1 - O Inmet alerta para chuvas intensas para o Rio Grande do Norte a partir desta terça-feira, 14, podendo atingir 133 cidades, inclusive, Mossoró. A Defesa Civil está de prontidão.

2 - Mossoró sepultou nesta segunda-feira, 13, o corpo de Antônio Nunes Miranda, o primeiro protético da cidade. Ele morreu no domingo, 12, vítima de um AVC. Seu Antônio Miranda formou família respeitada e elevou conceito entre os mossoroenses.

3 - A Praça de Esportes e Lazer do conjunto Vingt Rosado está caindo aos pedaços. A área construída e inaugurada na gestão da ex-prefeita Fafá Rosado nunca recebeu reforma e/ou melhorias.

4 - E as novinhas universitárias que debocharam de uma colega de mais de 40 anos? O que esperar dessas meninas que acham que a vida termina aos 40? Francamente. Fora a idiotice do cancelamento, só nos resta desprezar esse tipo de comportamento.

5 - Mossoró começou a imunizar com a vacina bivalente as pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional. 10 UBSs abertas para vacinação contra a Covid-19. Escolha uma próxima de sua casa.

Tags:

Coluna César Santos
Mossoró
Jornal de Fato
jormalismo
imprensa
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO