Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 10h15 | 19 Mar 2023 | Prefeito Artur Vale: 'Vamos construir o hospital para cuidar das pessoas, para salvar vidas'

Crédito da foto: Jornal de Fato Prefeito Artur Vale no Cafezinho com César Santos

A cidade de Governador Dix-sept Rosado, distante pouco mais de 30 quilômetros de Mossoró, vive um momento especial com a execução de obras estruturantes e a retomada do crescimento que sofreu um intervalo em anos passados. Esse novo momento pode ser creditado à atual gestão municipal, conduzida pelo médico Artur Vale.

Prefeito pela primeira vez, embora oriundo de tradicional família política, Artur decidiu implantar um novo modelo de gestão, priorizando pautas importantes, que estavam esquecidas no passado. É o caso da construção do Hospital Municipal, uma obra ousada, avaliada em quase R$ 5 milhões, que certamente vai mudar a assistência à saúde dos dix-septienses.

É sobre isso que o prefeito Artur destaca nesta entrevista ao Cafezinho com César Santos. Ele garantiu que o hospital será concluído e inaugurado e que vai mudar a vida da população. O prefeito aborda outros temas relevantes, como a garantia de implantação do novo piso salarial dos professores, e responde se pretende buscar a reeleição no pleito de 2024. Leia:

 

Há um debate, nesse momento, sobre a implantação do novo piso salarial dos professores. Entidades que defendem as gestões municipais questionam a lei e a maioria ainda não implantou o reajuste de 14,95%. Como o senhor está tratando o assunto em Governador Dix-sept Rosado?

Primeiro, deve ser dito que o piso é lei, portanto, um direito dos professores; a nossa gestão reconhece isso. Nós vamos implantar o novo piso, entendemos que é preciso cada vez mais valorizar os professores, pois só assim é possível reconhecer a sua importância. Mas, precisamos discutir como esse pagamento será feito. Nós já tivemos a primeira reunião com os representantes do sindicato e reafirmamos que a nossa gestão tem todo o interesse de conceder o novo piso. Estamos analisando com a nossa equipe para definirmos aonde vamos realocar os recursos para garantir o pagamento. Na reunião, nós falamos que no ano passado implantamos o piso com reajuste de 33,24%, que foi o maior reajuste da história de Governador Dix-sept Rosado. Para isso, tivemos que investir quase 2 milhões de reais, recursos próprios, de forma que garantimos o cumprimento da lei e a valorização dos nossos professores. Vamos garantir esse investimento de novo, exatamente para arcar com a demanda do novo piso salarial. Estamos estudando como iremos fazer a relocação de recursos para garantir esse direito da categoria.

Quando o senhor afirma que reconhece a lei do piso salarial dos professores, está pedindo um voto de confiança à categoria para a implantação do novo reajuste?

A categoria, tenho certeza, confia na nossa gestão porque, como disse antes, em 2022 implantamos o maior reajuste salarial da história do nosso município. O próprio sindicato dos servidores reconhece isso. Veja que os recursos do Fundeb, que é transferido da União para a Prefeitura, são insuficientes para cumprir essa demanda, mas nós vamos garantir esse direito usando recursos próprios. Nós reconhecemos a importância dos trabalhadores da Educação, por isso, defendemos, na prática, a sua valorização.

 

A valorização do professor é o ponto de partida para se ter educação de qualidade. Essa é a convicção de sua gestão?

Nós entendemos que é impossível ter uma educação de qualidade sem investimentos, e essa valorização deve começar pelos professores. A nossa gestão fez uma série de investimentos na educação, como parte prioritária do nosso plano de governo. Reformamos todas as escolas da rede municipal de ensino, estamos melhorando a questão de mobiliários, reformando esses mobiliários, também instalamos climatização em algumas unidades localizadas na zona rural e realizamos uma série de melhorias. Estamos trabalhando para instalar um laboratório de robótica na rede municipal, que será um suporte muito importante para o aprendizado de nossos alunos. Também investimos para garantir transporte escolar e o transporte dos estudantes universitários que se deslocam para Mossoró e outras cidades, que exigem um grande investimento. É importante pontuar que para garantir esse serviço, a nossa gestão banca uma parte que seria de responsabilidade do Governo do Estado. Outra ação positiva é o cursinho preparatório para os estudantes que pretendem ingressar no ensino técnico (IFRN) e no ensino superior por meio do Enem. Colocamos professores para capacitar esses estudantes. Então, temos muitos investimentos realizados na Educação, além, claro, da valorização dos profissionais.

 

O senhor colocou no plano de governo, apresentado em campanha eleitoral, a democratização do ensino público municipal. É possível observar que essa proposta está sendo cumprida?

Sim. A nossa gestão está implantando as eleições diretas para diretor e vice-diretor de escolas. Enviamos o projeto para a Câmara Municipal, que foi aprovado em 2022, e agora o processo democrático de escolha dos gestores escolares está pronto para ser realizado. A nossa gestão também implantou o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), formamos mais de 80 pessoas em 2022. Isso significa inclusão, que é possível realizar com a valorização da democratização do ensino público. 

Um dos grandes ou o maior projeto que Governador Dix-sept Rosado dispõe é a construção e instalação do Hospital Municipal. Muitos gestores evitam construir hospital, temendo insuficiência financeira para a sua manutenção, e acabam transferindo os seus munícipes para assistência à saúde em cidades de maior parte. O senhor acredita que é possível, mesmo, o município construir e sustentar o seu próprio hospital?

Não temos a menor dúvida que Governador Dix-sept Rosado tem capacidade de ter o seu hospital para cuidar das pessoas e salvar vidas. Realmente, a maioria dos gestores de municípios de pequeno porte acha que é impossível, mas nós entendemos de outra forma e acreditamos no empreendimento, a partir da boa gestão e de parcerias com organismos públicos. Eu sou médico e gestor público, portanto, tenho o entendimento que é possível construir o hospital e manter a estrutura funcionando.

 

Como essa obra vai ser concretizada?

Nós conseguimos recursos da ordem de 3 milhões de reais, por meio do ex-deputado federal Beto Rosado, a quem a gente agradece por esse benefício. Os recursos estão disponíveis em conta na Caixa Econômica Federal. Outra parte necessária para a construção do hospital será garantir com recursos do próprio município. Levantamento que fizemos junto à equipe técnica e de engenharia, o nosso hospital custará em torno de 5 milhões. Esses recursos nós vamos garantir. Quanto ao funcionamento do hospital, temos a responsabilidade de garantir que a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado tem todas as condições para isso, além, claro, da parceria e de convênios com os governos estadual e federal e outras instituições. O importante é que estamos trabalhando para garantir mais saúde a nossa população, mais qualidade de vida, e um equipamento como um hospital é imprescindível.

 

Como vai ser a estrutura do Hospital Municipal?

Será o hospital de atendimento de urgência e emergência. Vai ter 35 leitos para internação, um centro cirúrgico, sala para coleta de exames laboratoriais e de imagem (ultrassonografia), além da parte de ambulatórios médicos. Posso garantir que Governador Dix-sept Rosado terá um hospital moderno, bem equipado, que vai, com certeza, prestar um grande serviço a nossa população, que vem sonhando com esse hospital há muito tempo. É bom ressaltar que, quando o hospital estiver em funcionamento, iremos reduzir custos com transferências de pacientes de Dix-sept Rosado para outros centros como Mossoró e Natal.

O projeto do hospital foi pensado e elaborado na gestão de Anax Vale, que também é médico, mas não teve continuidade na gestão seguinte (ex-prefeito Bolota), e a obra acabou paralisada. O que houve?

Realmente, o projeto foi iniciado na gestão de Dr. Anax Vale, que conseguiu uma boa parte dos recursos também por meio de emenda parlamentar do ex-deputado Beto Rosado. Isso ocorreu no finalzinho da gestão do mandato de Anax. Com a troca de prefeito, a gestão seguinte acabou deixando os recursos voltarem para Brasília. Não sei por qual motivo a gestão passada não investiu e não deu seguimento à obra. Quando Dr. Anax deixou a Prefeitura, cerca de 30% da obra estava executada. Mas, agora vamos retomar essa obra e construir o hospital para a população de Dix-sept Rosado.

 

Tem previsão da retomada da obra e de quando o hospital ficará pronto?

Nós estamos dependendo apenas de completar todas as licenças necessárias para autorização da obra. Já temos a licença da Suvisa, a primeira licença do Idema e agora estamos aguardando a segunda licença para os próximos 30 dias. Nossa equipe técnica está acompanhando todo esse processo burocrático. Assim que for concluído, licitaremos para a escolha da empresa que vai construir o nosso hospital.

O Carnaval de Governador Dix-sept Rosado, embora sem grandes investimentos, mas bem organizado, fez sucesso na região Oeste. Qual o retorno efetivo que o município teve com essa festa popular?

Fizemos um investimento dentro de nossas possibilidades e conseguimos realizar um grande Carnaval. Pensando em dois pontos importantes que o evento proporcionaria: a valorização cultural e o retorno econômico. O objetivo foi alcançado. A população gostou de resgatar a nossa tradição, os blocos carnavalescos ficaram na cidade. Os jovens estavam pedindo o Carnaval, até porque já fazia três anos sem Carnaval no município, então, nós atendemos a esse sentimento coletivo. O evento movimentou toda a cadeia econômica, desde o pequeno ao grande comerciante. O fluxo de dinheiro em circulação beneficiou o salão de beleza, a cabeleireira, a manicure, o dono do carrinho de cachorro quente, as lanchonetes, bares, restaurantes, enfim, todo o segmento econômico que conseguiu um faturamento extra. Então, foi um investimento importantíssimo e, se Deus quiser, vamos ampliar esses eventos para o próximo ano. Vale lembrar que, em 2022, a nossa gestão criou o “Dissé Junino”, com dois dias de festa de São João, coisa que o município nunca havia tido. Isso é investimento em cultura que, por consequência, fomenta a nossa economia.

 

Temos a previsão para este ano de um inverno de regular para bom, o que anima o pequeno produtor rural. Governador Dix-sept Rosado tem 50% de sua população vivendo na zona rural, daí, a importância da produção do campo. Como a sua gestão está auxiliando o pequeno agricultor nesse período do ano?

A nossa gestão fez investimento para auxiliar o homem do campo nesse período de inverno. Investimos mais de 700 mil reais no corte de terra, beneficiando 2.250 famílias, com um total de 4.500 horas de máquinas trabalhando no preparo da terra dos agricultores familiares em toda a extensa zona rural do município. Esse trabalho nos desafia porque a nossa zona rural é muito extensa, somos o sexto município do estado em área rural, cerca de 50% da população reside em localidades rurais. Com isso, os problemas são inevitáveis, principalmente nas condições de estradas vicinais e no sistema de abastecimento de água, mas estamos enfrentando com muito trabalho e resolvendo o que está ao nosso alcance. Nesses pouco mais de dois anos de mandato, conseguimos recuperar quase 200 quilômetros de estradas vicinais, ampliamos a oferta de água e asseguramos as condições para a produção rural. Eu posso afirmar que a nossa gestão tem feito muito para garantir vida digna ao homem do campo.

O senhor quando assumiu a Prefeitura, em 2021, uma série de obras estava paralisada, e chamava a atenção a do ginásio de esporte, iniciada há mais de uma década. Essa obra foi retomada e deve ficar pronta este ano. O ginásio pode ser uma simbologia de novo tempo em Dix-sept Rosado?

Temos que afirmar, primeiro, é que estamos cumprindo a nossa obrigação de gestor. Realmente, pegamos obras paradas, e agora estamos retomando. A construção do ginásio estava parada há mais de 10 anos. Maior parte da população não acreditava mais, não tinha esperança de ver o ginásio construído. Mas, graças a Deus, a nossa gestão enxergou a importância do ginásio para os desportistas, retomamos a obra e estamos acelerando os trabalhos. O investimento que estamos fazendo é de mais de 1 milhão e 300 mil reais. Estamos garantindo que o ginásio será concluído e inaugurado na nossa gestão.  O município tem obras que estavam paradas, entre elas, uma quadra de esportes e uma unidade básica de saúde e uma escola na zona rural, e nós estamos retomando e vamos concluí-las. Na verdade, a nossa gestão tem grande investimento em obras de infraestrutura. Já investimos mais de 3 milhões de reais em infraestrutura asfáltica dentro da cidade, algo jamais visto na história de Governador Dix-sept Rosado. A última gestão que havia investido fortemente em infraestrutura foi a de Dr. Adail Vale e, agora, a nossa gestão está priorizando a infraestrutura asfáltica com quase seis quilômetros da pavimentação asfáltica construída.

 

As pesquisas de opinião pública colocam a sua gestão em patamar de aprovação popular, o que sugere um cenário favorável à sua reeleição. E o processo eleitoral de 2024 já está em pauta, o senhor pretende ser candidato à reeleição?

Temos a consciência que a nossa gestão está bem avaliada, as pesquisas comprovam isso. É claro que a reeleição é algo possível quando o cidadão avalia bem o gestor. Uma candidatura minha à reeleição é algo natural. Agora, as eleições do próximo ano não estão na nossa pauta. A nossa missão é governar Dix-sept Rosado, administrar bem a cidade, resolver os problemas, melhorar a vida das pessoas. Estamos focados na nossa administração. Sobre as eleições 2024, nós vamos nos envolver no momento adequado, no momento certo.

Tags:

Artur Vale
entrevista
política
Jornal de Fato

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO