Iniciada no dia 5 de março, a greve dos professores da rede estadual de ensino está mantida, após decisão da categoria em assembleia realizada nesta quinta-feira, 5, em Natal. Convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), a assembleia teve o objetivo de analisar como o movimento grevista segue até o momento.
De acordo com o Sinte/RN, a falta de resposta do Governo do Estado em relação à contraproposta enviada pela categoria foi um dos principais motivos da manutenção da greve. “Embora tenha comunicado ao Governo do Estado sobre a decisão dos professores, não houve retorno da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) sobre a contraproposta e nem sobre a marcação de nova audiência”.
Nessa contraproposta, os professores solicitaram o pagamento integral do piso, cujo reajuste é de 14,95%, com a implementação ocorrendo em abril e o retroativo de janeiro a março, quitado nos meses de agosto, setembro e outubro. Até o momento, o Governo enviou quatro propostas de pagamento do piso, todas com parcelamento em 2 vezes do percentual do reajuste e previsão de pagamento do retroativo somente em 2024.
“O silêncio do Governo, que pode ter relação com a crise na segurança pública que tomou conta do Estado nos últimos dias, não pode e nem deve continuar. O Governo precisa responder à categoria. Por sua vez, a categoria deve restabelecer o movimento de greve e seguir mobilizada para garantir a negociação. Desse modo, reforçamos a participação dos trabalhadores nas atividades, especialmente no ato em frente à Secretaria Estadual de Educação agendado para 27 de março”, informa o Sinte/RN.
Além de discutir sobre a falta de resposta do Governo, o sindicato avaliou ainda que existe a necessidade de fortalecer a greve dos professores estaduais. “Tendo em vista que a adesão dos trabalhadores à greve ainda não é completa e cientes de que a luta exige comprometimento e dedicação para que os objetivos sejam alcançados, os dirigentes do SINTE reforçaram a necessidade de a categoria aderir à greve. Nesse sentido, os profissionais presentes foram orientados a conversar com os colegas que ainda não compreenderam que o momento requer mobilização e adesão”, informou.
Na assembleia, os membros do Sinte/RN disponibilizaram para os professores as tabelas de pagamento dos valores referentes ao Retroativo do Piso Salarial de 2022. Esses valores serão pagos aos servidores em 14 parcelas, entre março de 2023 e abril de 2024.
BOX
A governadora Fátima Bezerra (PT) vai receber a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE-RN) para negociar a implantação do novo piso salarial dos professores, conforma determina a lei federal 11.738/2008.
Será a primeira reunião de Fátima com o comando de greve, desde que a categoria decidiu paralisar as atividades em 5 de março. A audiência está marcada para esta terça-feira, 28.
O Governo do Estado já apresentou quatro propostas para implantação do novo piso, todas rejeitadas pelos professores. A categoria não aceita o parcelamento da aplicação do reajuste de 14,95%. As propostas apresentadas pelo governo parcelam esse percentual em duas vezes e projeta o pagamento do retroativo a partir de 2024.
A categoria entregou uma proposta na última audiência com a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, sugerindo o pagamento integral do piso, com a implementação ocorrendo em abril e o retroativo de janeiro a março, quitado nos meses de agosto, setembro e outubro. O governo não respondeu.
Nesta segunda-feira, 27, o comando de greve montou acampamento no Centro Administrativa, na área de acesso à Secretaria de Educação. A categoria também definiu uma série de atividades nesta semana:
- 27/3 (segunda-feira) - Ato em defesa do Piso do Magistério, pela realização de audiência com o Governo e pela continuidade das negociações - em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEEC), às 9h.
- 28/3 (terça-feira) - Reunião do Comando de greve na sede estadual do SINTE/RN, às 8h.; Panfletagem em frente ao Midway Mall, 14h30.
- 29/3 (quarta-feira) - Apresentação de estudo sobre dados econômicos do Estado levantados pelo DIEESE e que influenciam a aplicação do Piso - sede estadual do SINTE/RN, às 9h.
- 30/3 (quinta-feira) - Faixaço na Avenida Capitão-Mor Gouveia (concentração no semáforo próximo à Rodoviária), às 9h.
- 31/3 (sexta-feira) - Assembleia na Regional de Mossoró, às 8h; Assembleia da Rede Estadual na Escola Estadual Winston Churchill, às 14h.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.