DESCANSE EM PAZ, BIGODÃO
Conheci Raimundo Fernandes na segunda metade da década de 80. Ele cumpria o primeiro mandato de deputado estadual, eleito em 1982, depois de governar a sua terra amada, São Miguel, no Alto Oeste potiguar, entre os anos de 1977 a 1982. Na época, este repórter estava dando os primeiros passos na redação de jornal impresso, quando tive a missão de entrevistar o “Raimundo Bigodão”, como o líder político alto-oestano era chamado em razão do seu bigode chevron..
A primeira impressão foi de um politico de palavra firme, com jeito de coronel, mas de trato respeitoso. Sempre deixou claro que não abria mão de defender os interesses da serra de São Miguel, onde nasceu e liderou por décadas.
A crítica de ser o deputado governista, tendo sido parceiros de quase todos os governos desde a sua chegada ao Palácio José Augusto, não o incomodava. Para defender a sua terra e o seu povo, na sua concepção, valia a pena ser governista, sem perder o respeito de seus pares e de seus adversários.
Ele aprendeu fazer política na velha escola, onde o coronelismo mandava nos currais eleitorais, mas soube acompanhar a escalada do tempo e alcançou a modernidade, sem abrir mão de suas raízes. Prova disso é que fez a transferência do seu ambiente tradicional para o governo de esquerda de Fátima Bezerra (PT). Foi recebido de braços abertos pelos contrários sob o ponto de vista ideológico, e logo ganhou espaço e respeito.
Raimundo Nonato Pessoa Fernandes nasceu em São Miguel em 11 de julho de 1942. Auditor fiscal, de formação acadêmica. Entrou para a politica na década de 70, sendo eleito prefeito de sua cidade. Em 1982, conquistou o primeiro mandato de deputado estadual. Presidiu a Assembleia Legislativa entre os anos de 1993 a 1995.
Nas eleições de 1994, Raimundo tentou se eleger Senador da República, sem sucesso, mas elegeu a esposa Nirinha Fernandes para ocupar a sua cadeira no Legislativo estadual.
Raimundo Fernandes também foi secretário de Estado da Articulação com os Municípios, atendendo a convite da governadora Wilma de Faria. O cargo foi importante para ele se consolidar como defensor da causa dos municípios.
O seu último mandato foi concluído em janeiro de 2023, tendo ele presidido importante Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), por onde tramitam todas as matérias do Parlamento. Nas eleiçõesde 2022, ele tentou o 9º mandato de deputado estadual, foi o 19º mais votado com 33.085 votos, mas não foi eleito, ficando na primeira suplência do seu partido, o PSDB.
A sua batalha final foi travada nesta semana. Ao sofrer uma queda na escada de sua residência, Raimundo Fernandes iniciou a luta pela vida, encerrada nesta quinta-feira, 30, quando o seu coração parou de bater.
Vai fazer falta, principalmente ao povo da serra de São Miguel, que perde o seu maior defensor, maior líder, maior referência política.
A Dona Nirinha, sua esposa, e Patrícia, filha, nossa solidariedade.
Descanse em paz, Bigodão.
FRASE
"Seu nome está inscrito entre
os que dedicaram o melhor
de sua vida ao bem comum”
FÁTIMA BEZERRA - Governadora, em nota de pesar pela morte de Raimundo Fernandes
WILSON ROSADO
Nesta data, em 1990, a primeira-dama do RN, dona Edinólia Melo, inaugurava em Mossoró o conjunto habitacional Wilson Rosado, à margem da BR-304, saída para Fortaleza. As 60 casas para abrigar antigos moradores do “cortiço”. O nome do residencial prestou homenagem a Wilson Rosado de Sá, engenheiro industrial, que prestou relevantes serviços ao povo de sua terra.
"ENTERRO"
Os professores realizam hoje o enterro simbólico do “Mossoró Cidade Educação”. A categoria, que está em greve, diz que o projeto morreu quando o prefeito Allyson Bezerra decidiu desvalorizar os educadores e desrespeitar os alunos. O “cortejo fúnebre” sairá do Ginásio Pedro Ciarlini e o “enterro” no Palácio da Resistência. Os professores lutam pela implantação do novo piso salarial.
SEGURANÇA
O ministro da Justiça, Flávio Dino, retorna ao RN nesta sexta-feira, 31, para lançar o Programa Nacional de Segurança com Cidadania. Na ocasião, o ministro e a governadora Fátima Bezerra (PT) entregarão novas viaturas, equipamentos, entre outros benefícios para o fortalecimento da segurança pública do Rio Grande do Norte.
SEGURANÇA II
O programa de segurança terá cinco eixos importantes: o enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; fomento às políticas de segurança pública com cidadania; fomento às políticas de cidadania; apoio às vítimas da criminalidade e combate ao racismo estrutural.
PROFESSORES
erra planeja receber o comando de greve dos professores estaduais na próxima semana, para ampliar as negociações sobre a implantação do novo piso salarial. Será a segunda audiência de Fátima com os dirigentes do Sinte-RN. Nova proposta será colocada à mesa.
AGENDA SOCIAL
O ex-senador José Agripino Maia desembarcou em Mossoró nesta quinta-feira, 30, com missão social. Acompanhado da esposa Anita Catalão, visitou Angelina, recém-nascida filha do neoamigo prefeito Allyson Bezerra/Cinthia Pinheiro.
É NOTÍCIA
1 - O Governo do Estado decretou luto de três dias pela morte do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Fernandes. O ex-parlamentar era aliado político da governadora Fátima Bezerra.
2 - Pesquisa da Fecomércio/RN aponta que a maioria dos mossoroenses pretende gastar entre R$ 51 a R$ 100 com a compra de produtos da Páscoa. Mantendo a tradição, os chocolates serão os itens preferidos para 96,7%. Os vinhos têm a preferência de 3,3%.
3 - A barragem de Santa Cruz, em Apodi, já está com mais de 50% de sua capacidade preenchida. São as águas que descem dos reservatórios do Alto Oeste para o segundo maior manancial do RN.
4 - O projeto “Viva Rio Branco” será retomado neste domingo, 2, após o intervalo de dois domingos devido à onda de ataques criminosos. O projeto reservará espaço para desenvolver ações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
5 - O Governo do RN concluiu hoje o pagamento da folha salarial de março, injetando 229 milhões de reais na economia. Uma boa para o comércio que está quase parando. Metade do funcionalismo estadual já recebeu o salário integral no último dia 15.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.