Terça-Feira, 19 de novembro de 2024

Postado às 10h45 | 02 Abr 2023 | Coluna César Santos - 2 de abril de 2023

Crédito da foto: Reprodução / Rádio Rural João Goulart e Dix-huit Rosado na inauguração da Rádio Rural de Mossoró em 1963

A VOZ DA DIOCESE DE MOSSORÓ

A Rádio Rural de Mossoró celebra hoje os seus 60 anos. A emissora foi inaugurada no dia 2 de abril de 1963, pelo bispo dom Gentil Diniz Barreto. A solenidade contou com a importante presença do presidente da República, João Goulart, e do governador do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves, além do senador Dix-huit Rosado e do deputado federal Vingt Rosado, entre outras autoridades da política e representantes de todos os segmentos da sociedade.

Dom Gentil apresentou o perfil da emissora voltado à educação de base, por meio das escolas radiofônicas, com objetivo de erradicar o analfabetismo em toda a região oeste, área de alcance da popular “rádio dos padres”.

A missão foi entregue ao padre Américo Vespúcio Simonetti, primeiro diretor. E, de fato, o religioso fez cumprir os objetivos. O Movimento de Educação de Base (MEB) valorizou a educação com a alfabetização de adultos pelo rádio. Esse modelo funcionou por duas décadas, até a primeira metade dos anos 80, quando, a partir daí, a Rádio Rural implantou uma programação educativa mais genérica.

A voz da Diocese, que nasceu um ano antes do golpe militar, enfrentou perseguição da ditadura, inclusive, por várias vezes, dom Gentil teve que prestar esclarecimento junto ao comando militar instalado em Caicó.

A rádio sobreviveu ao tempo de exceção. Tornou-se ainda mais forte, consolidada. A potência inicial de 1 kw ganhou transmissor de 5 kw e depois de 10 kw, com capacidade de alcançar mais de 100 cidades do Oeste, Região Salineira, Vale do Açu e até parte dos vizinhos Ceará e Paraíba. Com as novas tecnológicas, o mundo é o limite.

Nas décadas de 60 e 70, principalmente, a emissora apostou em grandes shows para cativar o público ouvinte. Trouxe apresentações de aristas de renome nacional como o Rei Roberto Carlos, Núbia Lafayete, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Jane e Herondy, Cláudia Barroso, Waldik Soriano, Carmem Silva, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Trio Mossoró, entre outros.

A emissora levou a cultura para entro da Festa de Santa Luzia. O Concurso A Mais Bela Voz teve papel importante no crescimento da programação profana dos festejos da padroeira e foi o primeiro grande palco de talentos como Amanda Costa, Zé Lima, Ed Lemos, Vicente Santiago, Reynaldo Bessa e muitos outros. Outros projetos fizeram sucesso como o Festival da Juventude, Profé e o Festival dos Municípios, na década de 60.

A sua programação eternizou personagens importantes na comunicação mossoroense, como o locutor Manoel Alves de Oliveira, o “Seu Mané”. Foi ele que abriu os microfones da Rural para o presidente João Goulart falar, fato que contava com orgulho. Seu Mané era a própria alma da emissora que chegava à casa dos ouvintes apresentando programas como “A Rural, o Sertão e Seu Mané”, “Rural Joia Joia”, “Rural as suas ordens e mensagens musicais”, “Seu Mané Toca Tudo” e o maior sucesso de todos: “Hora da Coalhada”.

A Rádio Rural é um patrimônio de Mossoró, uma referência de comunicação social, cumprindo a missão de contribuir para a educação, cultura e cidadania, e também desempenhado o papel de evangelização da Igreja Católica. A Diocese de Mossoró, por meio da emissora, ampliou a voz de seus pastores e permite a divulgação dos ensinamentos do Evangelho, além de servir de apoio à luta de todos aqueles que se colocam a serviço da vida, como está dito em apresentação na sua página principal.

A todos que fazem a Rádio Rural de Mossoró, vai daqui o nosso aplauso.

 

FRASE

“A Emissora de Educação Rural terá por objetivo principal a educação de base, através das escolas radiofônicas”

DOM GENTIL DINIZ BARRETO – Bispo, no discurso de inauguração da Rádio Rural de Mossoró

 

CENSO

Coordenadores do Censo Demográfico em Mossoró vão amanhã à Câmara Municipal apresentar os mais recentes dados coletados. Há uma expectativa sobre o número populacional, uma vez que ficar confirmado menos de 300 mil, a Câmara reduzirá o número de vereadores de 23 para 21. O presidente da Casa, Lawrence Amorim (Solidariedade) já avisou que cumprirá a lei.

 

ADIADO

O TSE adiou para o dia 14 de abril o julgamento do processo que pede a cassação de toda a chapa do PSDB de Mossoró referente à disputa para vereador em 2020. Estava na pauta de sexta-feira, 31, mas acabou sendo transferida para depois da Semana Santa. O PSDB é acusado de usar "laranja" para cumprir a cota de gênero. O partido tem apenas o mandato da vereadora Larissa Rosado

 

TÚNEL DO TEMPO

Nesta segunda-feira, 3, o Complexo Viário Vingt Rosado completa 21 anos. Obra da segunda gestão do governador Garibaldi Filho, para ligar os bairros Boa Vista e Alto de São Manoel e desafogar a movimentada Avenida Presidente Dutra. No mesmo dia, Garibaldi também inaugurou o Teatro Padre Alfredo Simonetti, anexo à Paróquia de São Manoel.

 

MANDADOS

A Polícia Federal e a Secretaria de Segurança do RN firmaram parceria para cumprimento dos mandados de prisão em aberto, sejam federais ou estaduais já expedidos. Trata-se da Central de Cumprimento de Mandados de Prisão, um avanço para tirar de circulação elementos nocivos à sociedade.

 

JUDICIALIZADO

As entidades produtivas do RN entram com liminar na Justiça para suspender o aumento da alíquota do ICMS para 20%, em vigor desde ontem. Alegam inconstitucionalidade. Antes, o senador Styvenson Valentim já havia acionado a Justiça.

 

DIVIDIDOS

A Federação das Indústrias (FIERN) não assina a ação das entidades produtivas. A Acim, de Mossoró, seguiu a orientação da Fiern. As duas outras entidades de Mossoró, CDL e Sindilojas, colocaram as suas assinaturas contra o aumento do ICMS.

 

É NOTÍCIA

1 - Domingo de Ramos abre hoje a Semana Santa. A Diocese de Mossoró agendou missas em todas as paróquias. A programação será aberta pelo bispo dom Mariano, na Catedral de Santa Luzia.

2 - Pesquisa Datafolha aponta que o presidente Lula (PT) tem aprovação de 38% e desaprovação de 29% dos brasileiros. São 30% aqueles que o consideram regular e 3% não souberam responder. Para 51%, Lula está fazendo menos do que esperava.

3 - Parangolé foi confirmado como atração no "Boca da Noite", comboio junino que encerra o Mossoró Cidade Junina. A Prefeitura já havia anunciado Bell Marques e Raí Saia Rodada no Pingo da Mei Dia.

4 - A greve dos professores da rede municipal de Mossoró completa 40 dias hoje, sem qualquer perspectiva de solução. O que há colocado é que o prefeito Allyson Bezerra não vai pagar o novo piso salarial; e os professores não retornam sem o direito respeitado.

5 - Areia Branca e Baraúna são os dois representantes do RN no “Prêmio Municípios Mineradores - Qualidade da governança pública em municípios com mineração”. Estão entre 200 de todo o país. O prêmio valoriza a boa gestão com atividades de mineração.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO