Mais de 100 jovens e adultos viram atores e figurantes durante a Semana Santa em Baraúna, município oestano, distante 36 quilômetros da cidade de Mossoró-RN. A encenação da Paixão de Cristo atrai o público à praça da Igreja de Nossa Senhora das Graças e apresenta o talento e a criatividade de valores da terra.
Com a direção de João Paulo Melo, que é titular da Secretaria Municipal de Cultura, e o roteiro do teatrólogo e ator Roberto Vitor, o espetáculo narra a história contada há milhares de anos. O espetáculo tem seu momento mais marcante quando Jesus tem a morte decretada e é crucificado no Monte do Calvário. O martírio e morte de Jesus Cristo mexem com o público.
Para construir o espetáculo, a Secretaria de Cultura selecionou jovens atores por meio de oficinas formativas, engajando alunos das escolas das redes municipal, estadual e da socioassitencial. São atores, dançarinos, cantores, diretores, roteiristas, sonoplastas e produtores.
Esse é o segundo espetáculo produzido pela Secretaria de Cultura desde a última encenação ocorrida em 1995. A retomada aconteceu em 2021, quando a encenação da Paixão de Cristo ocupou a praça da matriz de Nossa Senhora das Graças.
O secretário da Cultura e diretor do espetáculo, João Paulo, assumiu o compromisso de reorganizar as manifestações culturais em Baraúna, como forma de reintegrar e reestruturar as expressões artísticas da cidade. A encenação da Paixão de Cristo faz parte da missão.
O espetáculo é aberto ao público, devendo ser assistido por, pelo menos, 5 mil pessoas. Nesta semana será exibido Domingo de Páscoa, 9, e reprisado no dia 10, sempre a partir das 20h.
Ficha Técnica:
Direção - João Paulo Melo e Roberto Vitor
Produção Executiva - Pâmela Melo
Produção Geral - César Tardelly
Coreografia - Beatriz Melo e Cássio Paiva
Cenografia - Fernando Muniz e Anny Catariny
Captação de Recursos - Cinthia Oliveira e Amanda Layanna
Figurino - Messias Gomes
Maquiagem - Kaylany Amaral
Assistência de Palco - André Sávio, Roberta Santiago, Esteffany Karolayne e Fernanda Celles
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.