VAI SER BOM DEMAIS
Quem cruza a região Oeste potiguar pela RN-117 contempla, na entrada do município de Olho d’Água do Borges, uma cidadezinha cenográfica que está em fase final de construção. Casinhas coloridas, de calçadas baixas, típicas do interior. Tem a igrejinha, também. A cidadezinha valoriza ainda mais a cultura nordestina na imensidão do semiárido.
A “Cidade do Forró”, já batizada, tem a mão, o espírito e o amor por sua terra do sanfoneiro, poeta e cantador Dorgival Dantas. O filho de Olho d’Água escolheu o chão batido onde nasceu para devolver um pouco do que o sertão lhe deu.
Dorgival aprendeu a tocar acordeon logo cedo, dentro de casa com o pai, depois ganhou o mundo com a sua poesia. As composições, majoritariamente falando de amor, embalaram gerações com xote pé de serra, principalmente na primeira década dos anos 2000.
O sucesso veio a galope e as suas canções passaram a fazer parte de trilhas sonoras de novelas da TV Globo. Ele emplacou “Barriguinha” (em Malhação, cantada por Aviões do Forró), “Você Não Vale Nada" (em Caminho das Índias, cantada por Calcinha Preta), “Pode Chorar" (em Araguaia, cantada por Jorge e Mateus) e “Amor Covarde” (em Fina Estampa, cantada por Jorge e Mateus).
O poeta andou o Brasil, de ponta a ponta, superlotou casas de shows, escreveu o seu nome na lista dos maiores compositores que o gênero musical já teve. Missão cumprida. Hora de voltar pra casa. Ele voltou.
Dorgival reside com a família no chão batido onde nasceu e agora está transformando a sua terra em um espaço para valorizar o forró e a cultura que existem no interior do Rio Grande do Norte. O poeta tem dito aos amigos que a ideia da cidadezinha cenográfica não é só valorizar as suas origens, mas também criar oportunidade econômica com o turismo do entretenimento.
Bom. A “Cidade do Forró” está quase pronta e tem data para ser inaugurada: 27 de maio. Ele receberá amigos da poesia e nomes consagrados do forró raiz. O caboco Flávio José será o primeiro. Vai puxar sua sanfona e cantar seus hinos, como diz Dorgival.
Vai ser bom demais!!!
FRASE
“Você pararia a sua carreira, num momento excelente, só pra ficar ao lado da família num cantinho pacato?”
DORGIVAL DANTAS – Poeta, cantor e sanfoneiro, de volta a sua terra
WILMA DE FARIA
A RN-023 passa a se chamar rodovia estadual Governadora Wilma Maria de Faria. A lei, de autoria do deputado Hermano Morais (PV), foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) e publicada no Diário Oficial. Essa rodovia liga o município de Touros, no litoral potiguar, a cidades da região Agreste como João Câmara e Santa Cruz. Wilma tem outras homenagens em todo o RN.
WILMA DE FARIA II
Mossoroense, professora e política. Wilma de Faria foi primeira-dama do RN, prefeita de Natal por três vezes, deputada federal (1987/1989), governadora eleita (2002) e reeleita (2006). Wilma tentou por duas vezes ser eleita senadora (em 2010 e 2014), sem sucesso. Em 2012, foi vice-prefeita de Carlos Eduardo em Natal, e em 2016 se elegeu vereadora. Wilma morreu em 15 de junho de 2017.
CULTURA
O jornalista e poeta Crispiniano Neto passa a compor a equipe do Ministério da Cultura, nomeado pela ministra Margareth Menezes. Vai atuar na área de incentivo ao livro, à leitura, biblioteca e escrita. Crispa foi responsável pela política cultural do primeiro governo Fátima Bezerra, como presidente da Fundação José Augusto.
COMPETÊNCIA
O governo do presidente Lula (PT) já absorveu dois nomes do primeiro escalão da primeira gestão Fátima Bezerra: professor doutor Getúlio Marques, que saiu da Secretaria de Educação do Estado para a equipe do Ministério da Educação; e agora Crispiano Neto no Minc.
SEGUE
O economista Aldemir Freire é outro auxiliar do governo Fátima que vai trabalhar no governo Lula. O titular do Planejamento e Finanças aguarda a nomeação para o cargo de diretor do Banco do Nordeste. Aldemir foi responsável pelo reequilíbrio das contas públicas do Rio Grande do Norte.
AMUADOS
A decisão do presidente Lula de adiar o marco legal do saneamento, para criar novas regras, deixou muitos gestores municipais irritados. Em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) ficou amuado. O ex-senador José Agripino (União Brasil), também.
É NOTICIA
1 - A primeira unidade da Farmácia de Todos em Mossoró foi inaugurada em 8 de abril de 2005 pela então governadora Wilma de Faria. Bem localizada no bairro Paredões. Amanhã completa 18 anos.
2 - Neste sábado, 8, completa 31 anos da morte do jornalista Kleber Barros. Natalense que fez carreira nas redações dos jornais impressos e emissoras de rádio da capital e de Mossoró. Também escreveu livros, o mais lido "Tempo de falar e calar".
3 - Hoje é celebrado o Dia Mundial contra o Fumo, criado para alertar os males que o tabagismo provoca. Hoje também é lembrado como o Dia Mundial da Saúde, do Médico Legista e do Jornalista.
4 - A última sangria da barragem de Umari ocorreu há 14 anos, em 2009. O reservatório localizado em Upanema faltava 42 centímetros para sangrar no início da noite desta quinta-feira, 6. A barragem foi construída no governo Garibaldi Filho, início da década 2000.
5 - Em razão do feriado desta Sexta-feira da Paixão, o Jornal de Fato não circula amanhã com a sua edição impressa. Retorna no domingo, 8. Mas, a equipe de repórteres estará fazendo toda a cobertura do feriadão em tempo real no portal defato.com. Acesse.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.