Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 08h15 | 18 Abr 2023 | Coluna César Santos - 18 de abril de 2023

Crédito da foto: Reprodução Entrada do condominio Quintas do Lago, em Mossoró

É A NOSSA MISSÃO SOCIAL

O Jornal de Fato está entre as instituições e autoridades que serão homenageadas pelo “Atitude Cidadã” por colaborarem com a transversalidade do conceito lixo zero, a partir do incentivo para o engajamento da comunidade com a causa.

O evento será realizado na noite desta terça-feira, 18, promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e a Associação Quintas do Lago. Serão homenageadas, em forma de reconhecimento, 15 iniciativas que envolveram a sociedade de alguma forma.

No caso do Jornal de Fato, o impresso promoveu pautas sobre o importante tema, elaborando reportagens para colocar em debate o conceito lixo zero. Esse é o papel social que todos os veículos de comunicação devem assumir, não limitando ao noticiário convencional.

A Associação Quintas Lagos destaca que os homenageados foram escolhidos por um comitê técnico, que avaliou as iniciativas de cada um dos indicados, levando em consideração a efetividade das ações, o impacto na comunidade e a sustentabilidade das práticas adotadas.

A iniciativa é uma forma de incentivar e valorizar o engajamento da comunidade local em prol do desenvolvimento sustentável. “Através da valorização dessas iniciativas, busca-se promover uma mudança de comportamento e conscientização, incentivando mais pessoas e organizações a aderirem ao movimento e colaborarem para um futuro mais sustentável”, informa a assessoria do evento”, destaca Hilquias Sabino, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil.

A cerimônia contará com a presença de autoridades, representantes de empresas, organizações sociais e ambientalistas, além dos homenageados e seus familiares. Durante o evento, serão apresentadas as iniciativas de cada um dos homenageados, que receberam o título Atitude Cidadã e o reconhecimento da comunidade.

A programação terá a presença de palestrantes que abordarão temas relacionados à gestão de resíduos, à preservação do meio ambiente e à mobilização social. Serão discutidas formas de promover a conscientização ambiental, a importância da gestão integrada de resíduos e o papel da sociedade na construção de um mundo mais sustentável.

O Quintas do Lago tem se destacado na cidade não apenas pela sua estrutura física diferenciada, mas também pelo comprometimento com a sustentabilidade e qualidade de vida dos seus moradores. A iniciativa da coleta seletiva é outro projeto louvável. Nas áreas comuns do condomínio, é possível encontrar lixeiras específicas para a separação de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro.

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização sem fins lucrativos que atua em todo o território nacional com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a adoção de práticas sustentáveis em relação ao lixo.

A instituição é referência em políticas públicas de gestão de resíduos e realiza suas ações em parceria com empresas, instituições e governos locais para implementar ações de combate ao desperdício e à poluição.

 

FRASE

“É importante promover mudança de comportamento para um futuro mais sustentável”

HILQUIAS SABINO - Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil em Mossoró.

 

EM BRASÍLIA

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) viajou para Brasília. Segundo a sua assessoria, para buscar recursos para obras em Mossoró e apresentar novos projetos. Levou junto quatro auxiliares. Essa é a segunda agenda do chefe do Palácio da Resistência na capital federal. Em fevereiro, ele passou cinco dias por lá, fez muita propaganda, e voltou para Mossoró sem conseguir nada.

 

JUDALLYSON

A secretária de Educação, professora Hubeônia Alencar, avisou ao prefeito Allyson sobre o fim da greve dos seus colegas de sala de aula. Conversaram por telefone. Hubeônia alertou que, apesar do retorno às salas de aulas, os educadores não vão desistir de luta por seus direitos. O reajuste do piso salarial é um direito consolidado em lei. A luta vai continuar com o boneco "Judallyson" nas ruas.

 

MAIOR DA HISTÓRIA

A greve dos professores foi a mais longa da história da educação de Mossoró, com duração de quase dois meses. A gestão Allyson também entra para a história como a primeira a negar o pagamento do novo piso salarial do magistério e a primeira a judicializar a greve.

 

FUI...

A servidora federal Carolyne Oliveira deixou a Secretaria de Administração da gestão Allyson Bezerra. Foi aconselhada por amigos a pular fora. Retomou o seu cargo na Ufersa. A pasta ficará nas mãos de Luana Lorena, que já está cuidando das licitações e contratos.

 

CONCILIAÇÃO

Os servidores da Datatorno, Emparn e Ceasa terão reajuste salarial de 10,06%, que entrará em vigor na folha de junho. O reajuste foi definido entre governo e sindicatos das categorias em negociação inédita, homologada pela juíza Rachel Vilar de Oliveira. A magistrada chamou a atenção para a postura inovadora da negociação.

 

SEM ESTRESSE

O governador em exercício Walter Alves (MDB) não vai brigar para impor o amigo Getúlio Batista (PTB) no comando do Dnit do RN. Ele sabe que Getúlio votou em Bolsonaro e ficou neutro na campanha pelo Governo do Estado. Hoje, em Brasília, Walter será recebido pelo presidente Lula (PT).

 

É NOTÍCIA

1 - O prefeito Allyson Bezerra anunciou que o município patrocinará 700 cirurgias oftalmológicas até o final de abril. E prometeu retomar as cirurgias eletivas gerais e ginecológicas.

2 - A imensa torcida do Flamengo em Mossoró vai ter o prazer de tocar na taça de campeão Mundial de 1981, que estará em exposição no Partage Shopping, no próximo sábado, 22. O ex-atacante Obina, que fez sucesso no Mengão, estará presente. Vamos lá, Nação.

3 - O Rio Grande do Norte aplicou pouco mais de 52 mil doses de vacinas no "Dia D", sábado, 15. Em Mossoró, foram aplicadas 4.512 contra a gripe influenza, covid-19 (bivalente) e febre amarela.

4 - O MST invadiu prédios públicos em todos os estados do País nesta segunda-feira, 17, dentro do movimento "abril vermelho". Em Natal, cerca de 300 homens e mulheres ocuparam a sede do Incra-RN. O MST pede urgência de ações do governo Lula.

5 - O ex-jogador Daniel Alves apresentou a quinta versão para acusação de estupro contra uma jovem que o levou à prisão na Espanha. Agora ele diz que houve sexo com consentimento. Daniel era uma reserva moral que o futebol brasileiro tinha. Era.

Tags:

Coluna César Santos
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO