O PCdoB de Mossoró dá sinais de que não pretende continuar submisso aos projetos políticos e eleitorais do PT. O partido sempre serviu de companhia para o PT, sem protagonismo, guardadas raras exceções. Agora, pretende ocupar espaço próprio, sem, porém, afastar-se do companheiro histórico.
Nesta quinta-feira, 4, quando reunir filiados, simpatizantes e convidados para celebrar 101 anos de fundação, o PCdoB vai assumir o papel de coordenador da proposta de formação de uma frente ampla para disputar a Prefeitura de Mossoró nas eleições 2024. A ideia é ir além da Federação Brasil Esperança, que o partido compõe com o PT e PV, e atrair legendas e grupos políticos que atuam na oposição à atual gestão municipal.
O presidente do comitê municipal do PCdoB, professor Paulinho Silva, diz que a união de forças é importante para enfrentar o que ele considera “descaso” com a população mossoroense, em referência à administração do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). O dirigente ressalta que o PCdoB não está defendendo uma frente de esquerda, mas, sim, uma frente “contra o descaso”. Por isso, ele entende que será preciso dialogar com todos os partidos e grupos políticos que estejam dispostos a compor o projeto.
Paulinho Silva observa que a oposição não está se movimentando, mostra-se sem iniciativa, por isso, a decisão do PCdoB de tomar a frente. Em entrevista no programa Meio-Dia TCM, da TCM 95FM, apresentado pelos jornalistas Carol Ribeiro e Vonúvio Praxedes, o dirigente afirmou que o PCdoB vai organizar reuniões sistemáticas para amadurecer este projeto.
"Falta atitude, uma iniciativa organizada da oposição, para o enfrentamento ao projeto do prefeito. E por isso o PCdoB tomou essa iniciativa. Nós estávamos inquietos com o marasmo da oposição em ter uma organização sistemática nesse sentido”, disse.
Rosado
A frente ampla não deve impor restrições, inclusive, Paulinho defende que o planejamento deve incluir os Rosado, adversários históricos dos partidos de esquerda em Mossoró. “Do mesmo jeito que buscamos (Geraldo) Alckmin a sair vice de (presidente) Lula, estamos abertos para ampliar a nossa frente”, justifica.
Paulinho Silva diz que no primeiro momento a frente não coloca em discussão um nome para disputar a Prefeitura de Mossoró. Sobre a possibilidade de ser a deputada estadual Isolda Dantas (PT), ele disse que vê potencial, mas que essa discussão será feita no segundo momento, quando a frente ampla estiver formada.
Evento
O PCdoB celebrará seus 101 anos no evento marcado para esta quinta-feira, no auditório do Villa Oeste, a partir das 19h. O evento contará com militantes históricos do partido, companheiros do PT e convidados de outros partidos.
Paulinha Silva adianta que todos os vereadores da oposição confirmaram presença, além de lideranças políticas. “Vamos somar com projeto para Mossoró e que possa dar a resposta que o povo espera, e que atenda aos anseios da população.”
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.