Terça-Feira, 19 de novembro de 2024

Postado às 13h15 | 04 Mai 2023 | Coluna César Santos - 4 de maio de 2023

Crédito da foto: Ilustração Não é fácil unir os contrários na política

NÃO É FÁCIL

Vez por outra surge a proposta de união de partidos políticos para construir um projeto de futuro para Mossoró. Proposta louvável, reconheça-se, mas que nunca vinga. Não por culpa deste ou daquele agrupamento político, e, sim, por incompatibilidade de projetos e objetivos dos grupos envolvidos.

Na última tentativa, ocorrida em 2004, mais de uma dezena de partidos se reuniu para enfrentar as eleições daquele ano. O “avança Mossoró” surgiu com discurso de união para enfrentar os Rosado na disputada pela Prefeitura da cidade. Várias reuniões foram realizadas, propostas apresentadas e debatidas, mas na hora de colocar as alianças nos dedos, faltou empatia para consolidar o “casamento”.

Naquele ano, os mais de dez partidos que estiveram unidos por algum momento tomaram outros rumos. A maioria subiu nos dois palanques dos Rosado. Um elegeu Fafá prefeita; o outro sustentou a segunda colocação de Larissa. E o avança definhou até desaparecer.

A frente ampla, agora sugerida pelo PCdoB, é uma nova tentativa. Também louvável. E como tentativa, pode vingar ou não. Não vai daqui uma previsão pessimista, mas um olhar criterioso sobre a política local. É pouco provável que o PCdoB consiga ultrapassar o limite da federação partidária que ele forma com o PT e o PV.

No entanto, não se deve afirmar que a frente ampla não vingará. Pode acontecer, sim. A ideia defendida pelo professor Paulinho Silva, presidente do comitê municipal do PCdoB, pode ganhar respaldo de grupos políticos tradicionais que hoje não têm um projeto eleitoral definido para a sucessão 2024.

O rosadismo, por exemplo, faz parte do governo do PT. A vereadora Larissa Rosado e a ex-deputada Sandra Rosado, embora matriculadas no União Brasil, pediram votos para a reeleição da governadora Fátima Bezerra. Logo, não resistem à união com partidos da base política da governadora.

O rosalbismo, representado pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini, saiu de cena com a não-reeleição do ex-deputado federal Beto Rosado (Progressistas), e hoje se encontra sem base sólida para enfrentar as eleições 2024. Associar-se à frente ampla não seria surpresa ou algo fora do contexto.

Agora, será que esses grupos, na hora de definir quem é quem, aceitarão papel de coadjuvantes ou exigirão protagonismo? Essa pergunta foi feita no passado, lá em 2004, e a resposta veio com o fracasso do “Avança Mossoró”, porque tinha mais pré-candidatos a prefeito do que coadjuvantes.

Os tempos são outros, claro, e talvez por isso as chances de agora sejam melhores do que foram no passado. Há um sentimento que pode unificar as oposições, exatamente o de livrar Mossoró da sangria que a cidade sofre nas mãos do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Paulinho Silva está certo quando afirma que a frente não será de esquerda, mas contra o descaso que afeta a população mossoroense. Resta saber se os demais pensam do mesmo jeito.

O tempo é agora, como diz o próprio Paulinho.

 

FRASE

“Não será uma frente de esquerda, mas uma frente contra o descaso”

PAULINHO SILVA – Presidente do PCdoB sobre a união de forças dos grupos de oposição em Mossoró

 

MOTO ELÉTRICA

A partir desta sexta-feira, 5, Mossoró passa a contar com uma concessionária da WATTS, marca do grupo Multi dedicada à mobilidade elétrica. Trata-se de uma referência no mercado brasileiro. A concessionária chega com recentes novidades, como a moto elétrica W125. Está bem instalada na avenida João da Escócia, 2938, Westfit, Loja 6. Bairro: Nova Betânia.

 

CIRURGIAS

A terceirizada Biomed vai retomar os serviços no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), com promessa de normalizar as cirurgias ortopédicas. No início desta semana, o Governo do Estado fez o pagamento da produção de janeiro, restando fevereiro e março. Apesar da paralisação da terceirizada, o hospital regional manteve os procedimentos de urgências e emergência.

 

CASA DA MULHER...

Em Natal, nesta quarta-feira, 3, a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, anunciou a construção da Casa da Mulher Brasileira em Mossoró, como se fosse uma novidade. Não é. A Casa em Mossoró foi anunciada em 2020, inclusive, com cessão de um terreno no bairro Santo Antônio, assinado pela então prefeita Rosalba Ciarlini.

 

...BRASILEIRA

Já na gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), em agosto de 2021, a então ministra da Mulher, Damares Alves, veio a Mossoró para lançar a pedra fundamental da obra. A Casa é equipamento de alta complexidade para oferecer atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência.

 

SEM LÍDER

O vereador Omar Nogueira (Patriota) aceita a liderança da bancada de oposição, que está vaga desde a saída do vereador Francisco Carlos (Avante). Mas, ainda não assumiu o posto. A demora em definir o novo líder reflete a desorganização da bancada de oposição na Câmara.

 

É GRAVE

A Prefeitura de Mossoró não paga há dois meses a empresa responsável pela coleta do lixo hospitalar do município. A denúncia foi feita pelo vereador Isaac da Casca na sessão desta quarta-feira, 3, da Câmara Municipal. Isaac quando iniciou a contar detalhes do caso, teve o som do microfone cortado pelo governista Raério Araújo (PSD), que presidiu a sessão ordinária.

 

É NOTÍCIA

1 - O bairro Santo Antônio, zona norte de Mossoró, recebe hoje ação contra a dengue. Agentes de saúde vão realizar trabalho de casa em casa para combater o aedes aegipty. Colabore.

2 - A criminalidade no Rio Grande do Norte reduziu 8,9% no primeiro quadrimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 395 mortes violentas entre janeiro e abril contra 360 mortes registradas em 2022.

3 - A UnP está oferecendo minicursos gratuitos para celebrar a Semana da Enfermagem entre os dias 8 a 12 deste mês. São 1.400 vagas nos núcleos de Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Limoeiro do Norte/CE. Inscrições abertas no site da UnP.

4 - A Oral Clínica preparou uma campanha para o mês de mães, oferecendo implantes dentários e outros serviços com preços promocionais. As condições especiais podem ser consultadas na sede da mais estruturada clínica de Mossoró. Passe lá.

5 - O governo Lula perdeu a narrativa do PL das Fake News nas redes sociais. Sem apoio, retirou o PL da votação. Vai ter que fazer novo trabalho para construir um ambiente favorável.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO