Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 11h15 | 13 Mai 2023 | Coluna César Santos - 13 de maio de 2023

Crédito da foto: Arquivo Vicente de Souza Rêgo

VICENTE DE SOUZA RÊGO

Morreu o ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Vicente Rêgo. Ele estava internado no Hospital Wilson Rosado, onde deu entrada esta semana após sofrer um infarto, o mesmo problema de saúde que o afastou da vida pública há duas décadas. Vicente também era paciente renal e enfrentava tratamento de hemodiálise. O estado de saúde piorou na manhã desta sexta-feira, 12, quando ele sofreu nova parada cardíaca. No início da tarde, seu coração parou de bater.

Em 2004, Vicente Rêgo sofreu um infarto momentos após ser anunciado candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela então deputada estadual Larissa Rosado. Foi socorrido às pressas, passou por longo tratamento em hospital e não voltou a ter uma vida normal, sempre precisando de cuidados médicos especiais.

Vicente Rêgo construiu carreira política vitoriosa em Mossoró com quatro mandatos de vereadores, sendo presidente da Câmara Municipal por 10 anos, entre 1994 a 2004. A sua última eleição para vereador, em 2000, renovou o mandato com 3.478 votos, na época filiado ao PFL.

No pleito de 2004, rompido politicamente com o rosalbismo, grupo da então prefeita Rosalba Ciarlini, e já matriculado no PDT, ele derivou para a outra ala política da família Rosado, formando chapa majoritária com Larissa Rosado (PMDB), encerrando a disputa na segunda colocação com 42.530 votos (29,45%). As eleições daquele ano foram vencidas pela chapa apoiada por Rosalba e formada por Fafá Rosado (PFL)/Cláudia Regina (PFL), com 57.369 votos (49,06%).

Vicente ainda tentou se eleger deputado estadual por duas vezes, nas eleições de 1994 e 1998, sem sucesso. Viu dois mossoroenses passarem a sua frente, Francisco José e Ruth Ciarlini, eleitos à Assembleia Legislativa, que fazia parte da mesma base política.

Vicente de Souza Rêgo, nascido em Portalegre, completou 73 anos no último dia 1º de março. Era filho de Vicente do Rêgo Neto e de Maria de Freitas Rêgo e teve os filhos Augusto, Ênio e Raquel do primeiro casamento com Mônica Machado, e Vicente Júnior, do segundo casamento com Vera Lúcia.

Engenheiro formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Vicente trabalhou na antiga Cohab. Chegou a Mossoró em 1976 para trabalhar no extinto BNH. Como engenheiro da Cohab, participou da construção de dez mil casas em Mossoró, atendendo uma média de 30 mil pessoas.

Cumpriu a sua missão. Que descanse em paz.

 

FRASE

“Existe chance de reajuste? Sim. Vamos tratar sobre o assunto na próxima semana”

JEAN PAUL PRATES – Presidente da Petrobras sobre os preços dos combustíveis

 

CULTURA

Os 167 municípios do Rio Grande do Norte poderão aplicar um total de R$ 73,6 milhões em projetos culturais, por meio da Lei Paulo Gustavo. Os recursos estão disponíveis a partir do decreto que regulamenta a lei, assinado pelo presidente Lula na quinta-feira, 11, em Salvador. Ao todo, a Lei Paulo Gustavo terá um repasse direto de R$ 3,8 bilhões, o maior da história.

 

PUBLICADO

O Diário Eletrônico da Justiça publicou nesta sexta-feira, 12, o edital de convocação da retotalização dos votos em Mossoró, que vai definir a nova formação na Câmara Municipal. A 34ª zona rural realizará a retotalização na terça-feira, 16, no Fórum Eleitoral, às 15h. Sairá a vereadora Larissa Rosado (União) que teve mandato cassado, e entrará o suplente Marrom Lanches (DC).

 

"OSSOS" DO OFÍCIO

A banca de advogados que atuou na defesa do PSDB de Mossoró no caso das candidaturas fictícias, também assina a ação que envolve os vereadores Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira, do PSC, só que com papel invertido. No segundo caso, é a favor da cassação dos mandatos por fraude à cota de gênero. São os "ossos" do ofício.

 

CAFEZINHO

“Só não estaremos no palanque do prefeito". A afirmação é do vereador Tony Fernandes, que foi um dos braços fortes de Allyson Bezerra nas eleições 2020. No Cafezinho com César Santos deste domingo, 14, Tony fala de sua decepção com o ex-aliado político. Confira.

 

ASSAÍ EM MOSSORÓ

A Construtora Neri Martins é responsável pela construção da unidade do Assaí Atacadista em Mossoró. As obras ganham ritmo à margem do complexo viário Abolição, na área da antiga indústria Usibras. O empreendimento deverá ficar pronto em outubro com a proposta de gerar 400 empregos.

 

CONCORRÊNCIA

As 229 vagas ofertadas no concurso público do Tribunal de Justiça do RN serão disputadas por 54.842 candidatos. A maior concorrência é para o cargo de oficial de justiça, na mesorregião Leste, com 1.157 candidatos. As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de junho.

 

É NOTÍCIA

1 - O Rio Grande do Norte está com 38 cidades sob aviso de chuvas intensas neste sábado, 13, entre elas Mossoró. O alerta de legenda amarela foi lançado pelo Inmet nesta sexta, 12.

2 - Nesta data, em 2011, era implantada a 30ª paróquia da Diocese Santa Luzia de Mossoró, a Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II, zona oeste. O bispo dom Mariano nomeou o padre Severino Claudino para primeiro pároco.

3 - Dos bastidores da investigação de casos de manipulação de resultados, surge a informação que o futebol do Rio Grande do Norte tem casos graves. Nomes de jogadores devem surgir com o avanço das investigações que alcançam todo o país.

4 - O Dia das Mães, no Partage Mossoró, terá Flash Day de tatuagens. As tatuadoras Kamila Carvalho e Mônica Monielly estarão na Galeria Partage para eternizar a data. Também terá a boa música de Katharina e Bia Gurgel. Neste domingo, 14.

5 - A notícia tem o crédito do jornalista Carlos Santos: o imóvel da Porcellanati retorna ao município. A empresa catarinense não cumpriu o seu dever no Distrito Industrial de Mossoró, deixando um rastro de desconfianças e problemas.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO