Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 14 Mai 2023 | Coluna César Santos - 13 de maio de 2023

Crédito da foto: Reprodução Prefeito Alyson Bezerra recebe sandália de rabicho da Igreja Católica

SANDÁLIAS DA HUMILDADE

No aniversário do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), a Igreja Católica deu de presente uma sandália de rabicho. O pisante combina com o chapeuzinho de couro que o gestor municipal carrega como símbolo de simplicidade e de popularidade, embora essa imagem tenha ficado no palanque de 2020 junto com a do “menino pobrezinho”.

O batalhão midiático do prefeito propagou que o presente simboliza o desejo de “um novo caminhar”. Logo, a Igreja Católica estaria simpática ao projeto eleitoral do prefeito.

De fato, o gesto levado pelos padres Flávio Augusto, vigário-geral da Diocese de Santa Luzia, e Charles Lamartine, diretor-geral do complexo de ensino Santa Luzia, foi simpático ao Palácio da Resistência. Bem usado, soma pontinho de popularidade.

Mas, também pode sugerir um pedido de trégua ao prefeito, visto como um inimigo da padroeira dos mossoroenses. Desde que assumiu a Prefeitura de Mossoró, Allyson, que é evangélico, tem adotado medidas antipáticas à comunidade católica.

- Quem não lembra que o prefeito mandou retirar a imagem da padroeira da Avenida Presidente Dutra e só devolveu após pressão da comunidade católica?

- O projeto “Estação Natal”, lançado no mesmo período da Festa de Luzia, com a clara intenção de esvaziar a programação social do maior evento da igreja católica local?

- E o santuário de Santa Luzia, que o prefeito sequer compareceu ao lançamento da luta por sua construção?

São fatos.

O presente chega na hora que o prefeito assume postura arrogante para castigar os professores, negando à categoria o cumprimento da lei do piso salarial; e às instituições filantrópicas, não pagando as emendas impositivas que beneficiariam as entidades que prestam serviços sociais aonde o poder público não chega.

O calçado de rabicho, presenteado pelos filhos e fiéis de Santa Luzia, pode ter uma leitura mais simples e de bom coração. Quem sabe, o prefeito não tenha recebido as “sandálias da humildade”.

Pense nisso.

 

FRASE

“Estaremos juntos nas festas e nas lutas”

LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara de Mossoró para o prefeito Allyson Bezerra

 

MANOEL BARRETO

Nesta data, em 2012, Mossoró perdia o empresário e desportista Manoel Barreto Filho, vítima de uma parada cardíaca. Um dos maiores nomes do futebol mossoroense, com história marcante na Associação Cultural Desportiva Potiguar. Foi com ele na presidência que o Potiguar estreou no Estadual em 1974 e com ele, em 2004, conquistou o primeiro título estadual.

 

VICENTE RÊGO

Foi na gestão de Vicente Rêgo na presidência da Câmara que o Legislativo mossoroense saiu de uma sede acanhada na Rua Tiradentes para o imponente "Hotel Esperança", onde funciona até hoje. Esse é um dos maiores legados deixado por Vicente, porque o Legislativo ganhou nova imagem e respeito. O corpo de Vicente Rêgo foi sepultado neste sábado, 13, no Cemitério Novo.

 

ADEUS

O casal ex-prefeita Rosalba Ciarlini/Carlos Augusto estava entre os amigos e parceiros políticos no adeus a Vicente Rêgo, na capela de Santa Terezinha. Ex-vereadores que compartilharam as legislaturas presididas por Vicente também estavam presentes. Vicente cumpriu quatro mandatos e presidiu a Câmara por 10 anos.

 

JUNTOS

O presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, disse ao prefeito Allyson Bezerra que "estaremos juntos nas festas e nas lutas", acenando para 2024. Lawrence deseja ser o vice de Allyson. Resta saber se o prefeito quer o aliado na sua chapa majoritária.

 

EM TEMPO

Allyson tem nome e sobrenome de sua extrema confiança para ser o seu vice nas próximas eleições. Ele tem dito aos mais próximos que não vai cometer o erro de 2020, quando escolheu um vice que só deu trabalho, no caso, o dissidente Fernandinho das Padarias. Mas, Lawrence está viabilizado.

 

MULHER

A partir de terça-feira, 16, quando a Justiça confirmar Marrom Lanches (DC) na vaga de Larissa Rosado (União), o legislativo mossoroense terá apenas duas mulheres vereadoras: Carmem Júlia (MDB) e Marleide Cunha (PT). O eleitor precisa corrigir esse desequilíbrio.

 

É NOTÍCIA

1 - Um abraço cheio de saudades em Dona Cristina, que festeja o Dia das Mães no plano superior. Que todas as mães sintam-se abraçadas neste domingo de muito amor.

2 - O Planalto vetou o ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior, para o comando da Codevasf e pediu ao União Brasil para indicar outro nome. Prevaleceu a pressão do PT e de aliados do RN. Ivan é visto como um bolsonarista, embora ele não assuma.

3 - O prefeito Allyson Bezerra (SDD) mandou limpar a área de esporte e a frente da UBS do conjunto Vingt Rosado, onde o matagal estava tomando de conta. Leu a reportagem do Jornal de Fato que denunciou o descaso naquele bairro.

4 - O PSD do Rio Grande do Norte abraçou o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, o novo filiado. Nas suas redes sociais, o partido fez propaganda: "testado e aprovado", slogan que Carlos usará na campanha pela Prefeitura de Natal em 2024.

5 - A praça de alimentação do Partage Shopping de Mossoró recebe hoje as cantoras Katharina e Bia Gurgel, mãe e filha, para cantar e encantar no Dia das Mães. Muito bom.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO