PORTO-INDÚSTRIA NA PAUTA
A governadora Fátima Bezerra (PT) tratou de uma pauta importante para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte com o presidente da República em exercício Geraldo Alckmin (PSB): o Porto-Indústria Verde. E recebeu de Alckmin, que também é o ministro da Indústria, Comércio e Serviços, o apoio para viabilizar o investimento.
Fátima e Alckmin também discutiram sobre a instalação de uma fábrica de maquinário agrícola na região Nordeste, com ênfase para o RN. A audiência ocorreu nesta quarta-feira, 17, em Brasília.
Fátima Bezerra apresentou o resumo do projeto a Alckmin e falou da importância da instalação do equipamento para o desenvolvimento do estado. Ela foi incisiva ao afirmar que precisa do apoio do Governo Federal para que o porto-indústria seja um projeto de transformação da economia do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil.
A governadora destacou que é imperiosa a mudança da matriz energética e de toda a cadeia industrial para uma economia verde. O mundo precisa disso, observou, e o RN será pioneiro nessa mudança, já que o estado partiu na frente com a liderança na produção de novas energias.
Alckmin tirou as dúvidas sobre o porto e ressaltou a importância dele para a economia do estado e do Nordeste. Falou ainda sobre a importância da mudança da matriz energética, para o bem de todo o planeta.
Quanto à fábrica de equipamentos agrícolas, a ideia do Governo do Estado é que ela seja adaptada à realidade da agricultura familiar na região nordestina, e que seja instalada, se possível no Rio Grande Norte. Em abril, a governadora e o secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima, representaram os estados nordestinos na agenda da agricultura familiar que ocorreu paralelamente à Missão Oficial do Brasil à China.
Durante as visitas às fábricas na China, iniciou-se um diálogo sobre a instalação de uma fábrica na região Nordeste, que teria como principal característica a utilização de, aproximadamente, 80% de peças e insumos fabricados no Brasil.
Ainda na audiência desta quarta-feira, a governadora pediu ao presidente o apoio na finalização do processo de autorização de exportação do camarão “Vanamei” para o país asiático.
FRASE
“RN será pioneiro na mudança da matriz energética do país”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN
LAWRENCE
O deputado estadual Luiz Eduardo defende o nome do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, à sucessão na Prefeitura de Mossoró em 2024. É o nome do Solidariedade, já que o prefeito Allyson Bezerra está saindo do partido. Para isso, é preciso convencer Lawrence a ficar no Solidariedade e romper com o prefeito. Ele não tem essa pretensão.
LAWRENCE II
O projeto eleitoral de Lawrence para 2024 é bem claro: ser candidato a vice-prefeito na chapa de Allyson Bezerra. Inclusive, tem dito isto sem pedir reservas. Agora, Lawrence não é o nome da preferência de Allyson. O prefeito tem opção mais próxima a ele, que julga da confiança extrema. Nesse caso, Lawrence precisa se viabilizar para pressionar Allyson na hora da definição.
FERIDA ABERTA
O novo vereador Marrom Lanches (DC) foi perseguido pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) quando assumiu mandato interino na Câmara de Mossoró, em 2022. Seu estabelecimento comercial foi alvo de "ataques". Esse episódio pode influenciar a posição que Marrom assumirá agora que é titular do mandato.
SÓ QUE...
Não é uma certeza que o episódio do passado determine posicionamento do presente. Marrom Lanches vai olhar para frente, provavelmente, priorizará projeto de reeleição em 2024. E é aí onde o Poder tem seus encantos. Por enquanto, o novo vereador tem recorrido ao silêncio como resposta.
SEM ESPERANÇA
É improvável que o pleno do TSE reforme a decisão do ministro Carlos Horbach, que anulou os votos do PSC e cassou os mandatos dos vereadores Lamarque Oliveira e Naldo Feitosa. O acórdão será publicado até a próxima semana para cumprimento imediato.
É DA UFERSA
O novo diretor-técnico da Emater-RN, engenheiro agrônomo Cícero Figueiredo, ganhou conhecimentos nos bancos da Ufersa. Ele é da turma formada em 2006. Cícero substitui Raimundo Costa Sobrinho, que ocupou o cargo durante o primeiro governo Fátima Bezerra.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 2001, era inaugurado o Centro de Convivência de Idosos "Hilda Brasil Leite", no bairro Planalto 13 de Maio. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - A FM Santa Clara celebra 35 anos hoje, com evento bem especial: lançamento do livro "Padre Sátiro Cavalcanti Dantas - Fragmentos de uma vida", do autor Tallison Ferreira. Evento no Centro de Evangelização Madre Maria Cecília, às 9h.
3 - O prefeito Allyson Bezerra anunciou, em café da manhã com os jornalistas, que o humorista Zé Lezin também se apresentará no Mossoró Cidade Junina 2023. Será uma das atrações do polo Poeta e Cordelista Antônio Francisco.
4 - Outra boa notícia dada pelo prefeito Allyson Bezerra foi a pavimentação da avenida de acesso ao Hospital da Mulher, a partir do conjunto Vingt Rosado, zona leste de Mossoró. As obras devem ser iniciadas até o fim deste mês.
5 - A TV a Cabo Mossoró - Canal 10 - estreará a nova temporada da Manhã TCM na próxima segunda-feira, 22. Uma das novidades é o jornalista Carlos Adams, que somará à bancada com a apresentadora Daniele Silveira. Das 9h40 às 11h50.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.