LULISMO VERSUS BOLSONARISMO
O marqueteiro João Santana, que fez as campanhas vitoriosas de Lula e Dilma Rousseff, projeta que as eleições municipais do próximo ano serão as mais importantes desde 1985. Veremos uma espécie de terceiro turno das eleições presidenciais 2022, o lulismo X bolsonarismo, a esquerda X direita, nas palavras dele.
Isso se dará, principalmente, nos grandes colégios eleitorais, onde o acirramento é bem intenso e não sofreu trégua desde o fechamento das urnas das eleições passadas. De fato, as arquibancadas continuam em clima tenso, os confrontos parecem mais acirrados, o que justifica a projeção feita pelo experiente marqueteiro.
A partir desse ponto, é possível conjecturar o que pode acontecer no Rio Grande do Norte. Alguns cenários são convidativos à exposição.
Em Natal, por exemplo, o lulismo vai apostar na candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT) para enfrentar um nome do bolsonarismo, que pode ser apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos), chancelado pelo senador Rogério Marinho (PL). Cabe aí o ex-prefeito Carlos Eduardo, que migrou do PDT para o PSD e, apesar de ter feito campanha contra Bolsonaro em 2022, pode mudar de opinião se for para beneficiar a sua postulação. Aliás, em 2018, Carlos Eduardo foi candidato a governador no palanque do bolsonarismo.
Em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra, de saída do Solidariedade para o União Brasil, é bem próximo do bolsonarismo. Nas eleições de 2022, apoiou a candidatura vitoriosa de Rogério Marinho (PL) ao Senado da República. Rogério é o maior nome do ex-presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte.
Do outro lado, o candidato ou candidata que vai enfrentar Allyson terá respaldo do lulismo potiguar. Pode ser o vereador Tony Fernandes (ainda no Solidariedade) ou a deputada estadual Isolda Dantas (PT).
Também não deve ser descartada uma candidatura da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que nas eleições 2022 apoiou a reeleição da governadora Fátima Bezerra e votou em Lula para presidente da República. Ou seja, seria outro nome de resistência ao bolsonarismo.
Na cidade de Pau dos Ferros, a chamada capital do Alto Oeste Potiguar, o cenário é bem definido. A esquerda apoiará o projeto de reeleição da prefeita Marianna Almeida (PSD), devendo, inclusive, indicar o vice; e a direita apoiará o ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil), que em 2022 apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em Assú, outro colégio eleitoral importante, o ex-prefeito Ivan Júnior (União Brasil) será candidato com a bandeira do bolsonarismo. Já o atual prefeito Gustavo Soares apoiará uma chapa com identidade no lulismo, respaldado pelo deputado estadual George Soares (PV), um dos líderes do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa.
São cenários possíveis de se confirmarem. Esses colégios eleitorais mostram de forma bem acentuada o embate entre o lulismo e o bolsonarismo que, certamente, prevalecerá no momento da disputa eleitoral.
FRASE
“Vamos ter as eleições municipais mais importantes desde 1985”
JOÃO SANTANA – Marqueteiro em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo
SAL & LUZ
A segunda edição do projeto Mossoró Sal & Luz vai acontecer nos dias 20, 21 e 22 de julho, na Estação das Artes Elizeu Ventania. Anúncio feito pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que confirmou como principal atração a cantora e compositora carioca Aline Barros, maior nome da música gospel do país. O prefeito é bem empolgado com o Sal & Luz.
TÚNEL DO TEMPO
Há 19 anos, o Governo do RN inaugurava a Cadeia Pública de Mossoró, que tem como patrono "Dr. Manoel Onofre de Souza". Localizada à margem da RN-115, saída para Baraúna, a cadeia era uma necessidade naquele tempo. A obra foi entregue pelo então governador Fernando Freire, que estava acompanhado do seu secretário de Defesa Social, ex-deputado federal Laíre Rosado.
TROCA TROCA
Apenas três pastas da gestão Allyson Bezerra (Solidariedade) mantêm seus titulares desde a origem: Educação, com Hubêonia Alencar; Saúde, com Morgana Dantas; e Previ, que tem Paulo Linhares no comando. Todas as outras secretarias mudaram de titular, algumas quatro vezes; é o caso da Assistência Social, hoje é vigiada por Érison Natécio.
INTOCÁVEIS
Já o advogado Kadson Eduardo e o servidor público federal Thiago Marques são os homens de confiança do prefeito Allyson. Intocáveis, para usar a palavra repetida no Palácio da Resistência. Eles já rodaram por várias pastas, sempre que o prefeito precisou trocar a equipe.
ALFINETADA
O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, agora no PSD, cobrou da Caern as obras que, segundo ele, faltam para melhorar o sistema de drenagem em Areia Preta, área turística de Natal. A “alfinetada” é vista como um “recado” à governadora Fátima Bezerra (PT) com vista à disputa pela Prefeitura de Natal em 2024. Carlos não faz questão da aliança com a governadora que ele precisou em 2022 para ser candidato ao Senado da República.
SACRIFÍCIO
Para acomodar Carlos Eduardo no seu palanque, em 2022, Fátima Bezerra teve que abrir mão do então senador Jean Paul Prates, que tinha o direito natural à reeleição. Não foi fácil, mas a governadora bancou a escolha por entender que seria importante em Natal, maior colégio eleitoral do estado.
DERROTADO
A escolha por Carlos Eduardo foi rejeitada pela parte mais radical do PT, que transferiu o voto para o candidato Rafael Motta, do PSB. A divisão acabou beneficiando o bolsonarista Rogério Marinho (PL), que se elegeu senador da República.
MAIS MÉDICOS
O novo edital do Mais Médicos contempla 27 cidades do Rio Grande do Norte. O maior número de vagas é para Natal, Macaíba e Nova Cruz, com cinco cada, seguidos de Mossoró, com três. Em todo o país são 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios. As inscrições serão abertas na próxima sexta-feira, 26.
GOVERNISTA
Antes mesmo de tomar posse, o ex-vereador Toni Cabelos (PP) disse que será governista. Ele, inclusive, já acompanha a agenda do prefeito Allyson Bezerra. Toni voltará à Câmara em razão da cassação dos mandatos dos vereadores do PSC.
É NOTÍCIA
1 - Atenção, a RN-233 estará interditada nesta terça-feira, 23, na área urbana de Caraúbas, para serviços da Caern. Portanto, muito cuidado ao viajar entre Caraúbas e Campo Grande.
2 - O Ministério Público quer o ressarcimento de mais de R$ 1milhão do ex-governador Robinson Faria, por prejuízo causado com consignados dos servidores. Pede também a condenação por improbidade administrativa. Quem acredita?
3 - Todo mundo acha a Europa mil maravilha, carrega para enterrar o dinheirinho por lá, e nem se dá conta que é tratado sob a sola. O racismo contra o craque brasileiro Vini Jr nos campos da Espanha é apenas um recorte dessa chaga social.
4 - O Ministério da Agricultura e da Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária por 180 dias em todo o território nacional. Consequência do registro de infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 em aves silvestres no Brasil.
5 - A barraca mais tradicional do Mossoró Cidade Junina na Estação das Artes, comandada por Fofão, não funcionará este ano. Foi cortada pela gestão municipal. A desprezível perseguição política funcionou como guilhotina, infelizmente.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.