HISTÓRIA JOGADA AO MATO
Lindalva Torquato Fernandes foi uma mulher à frente do seu tempo. Fez história. Primeira mulher a exercer o cargo de “Ministra de Contas” no Brasil, como presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, no início da década de 60. Foi também a segunda mulher deputada estadual do RN, eleita pelo voto popular, exercendo o mandato entre 1955 a 1959.
Esposa de José Fernandes de Melo (falecido em 2001), líder político na região do Alto Oeste, a história da conselheira Lindalva merece todo o reconhecimento e todas as homenagens, que estão sendo feitas agora na passagem do seu centenário.
Só que os gestores públicos de Pau dos Ferros, terra onde ela fincou raízes familiares, políticas e sociais, decidiram desafinar, abandonando um dos maiores símbolos da presença de Lindalva Torquato na principal cidade alto-oestana.
Reportagem do Jornal de Fato, publicada nesta terça-feira, 30, mostrou o abandono e o avançado estado de destruição do Terminal Turístico de Pau dos Ferros que leva o nome de Lindalva. Nem o busto da patrona foi preservado, perdido em meio ao mato que toma conta do lugar à margem do açude público/barragem Dr. Pedro Diógenes Fernandes.
É o retrato da negligência e de pouco zelo com a história e com o bem público. Não há explicação minimamente aceitável para o descaso. Apenas desculpas de governos passados e presente.
As portas do Terminal Turístico Lindalva Torquato foram fechadas na segunda gestão do ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil). À época, a versão corrente é que o Dnocs não havia renovado a concessão da área administrada pela Prefeitura.
Depois daí, Leonardo passou a Prefeitura para o sucessor Fabrício Torquato (MDB), voltou ao poder e depois foi sucedido pela atual prefeita Marianna Almeida (PSD), isso no período de mais de uma década, e nada foi feito para preservar a memória de Lindalva Torquato e a estrutura do Terminal Turístico.
Não temos aí apenas a ineficiência de gestão pública em relação a este importante equipamento, mas, principalmente, a falta de respeito à história de uma das grandes mulheres que a vida pública do Rio Grande do Norte já teve.
Prefeita Marianna, ainda há tempo para corrigir esse grande erro. Assuma a luta pela revitalização do terminal turístico e devolva o bem aos conterrâneos de Lindalva Torquato. É possível fazer isso, não há espaço para negação, sob pena de ser reprovada na hora do julgamento pelos pau-ferrenses.
Estamos de olho.
FRASE
“A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida”
Marco Túlio Cícero – Filósofo
ALLYSON BEZERRA...
Uma foto do prefeito Allyson Bezerra, ladeado pelos irmãos Lairinho e Larissa, distribuída nas redes sociais, repercute como aliança política entre o gestor e o rosadismo, ala da tradicional família Rosado liderada pela ex-vereadora Sandra. Para reforçar a aliança, o prefeito autorizou a inclusão da 93 FM, rádio do rosadismo, no pacote da mídia oficial do município.
...COM ROSADO
A aproximação de Allyson Bezerra com o rosadismo foi costurada pelo ex-senador José Agripino Maia, que tenta convencer o prefeito a se filiar ao União Brasil. O partido é liderado em Mossoró pelo rosadismo. O prefeito, agora aliado do grupo de Sandra Rosado, não tem resistência para se filiar ao partido de Maia, até porque ele assumirá a liderança da sigla no município.
OLIGARQUIAS
Allyson Bezerra foi eleito com o discurso contra as oligarquias, afirmando de punho fechado que era preciso derrotar o que ele considerava "retrocesso" da política local. O discurso ficou no palanque 2020. Para as próximas eleições, em 2024, o prefeito terá no palanque Rosado, Maia e Faria. E um novo discurso, claro.
EM TEMPO
O rosadismo mantém aliança política e administrativa com a governadora Fátima Bezerra (PT). O engenheiro Paulo Sidney, esposo de Larissa, é o diretor-presidente do Igarn. O grupo entende que a parceria com Allyson não afetará a relação com a governadora.
MAIS CARGOS
Chegaram à Câmara de Vereadores os projetos do Executivo que criam nova secretaria (Urbanismo e Meio Ambiente), 20 cargos para concurso na Procuradoria Geral do Município e que institui novos serviços nas áreas de saúde e assistência social. A mensagem do Executivo será aprovada sem maiores discussões ou resistência.
CORREIOS
Os Correios do RN terão pela primeira vez de sua história uma mulher no comando. Jaqueline Costa, funcionária de carreira, assumirá a superintendência da empresa, por indicação da governadora Fátima Bezerra.
É NOTÍCIA
1 - Neto da Emater, ex-prefeito de Portalegre, é o novo superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Norte. Ele foi indicado pela senadora Zenaide Maia (PSD).
2 - O advogado Canindé Maia lança hoje o livro "Validação dos Títulos de Graduação e Pós-graduação obtidos nos países do Mercosul. O evento ocorre dentro do projeto "Roda de Conversa Pensado Mossoró", na ACJUS, no Abolição II, às 19h.
3 - Nesta data, em 2002, era inaugurada a urbanização das margens do rio Mossoró, com quadra de esportes Kênia Felipe e a área de alimentação Senador Carlos Alberto de Souza. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
4 - A atriz Cláudia Abreu apresenta o espetáculo "Virginia" no Teatro Dix-Huit Rosado, nesta quarta-feira, 31, às 20h. Com direção de Amir Haddad, espetáculo mergulha no universo de Virginia Woolf, e marca a estreia da atriz como autora teatral.
5 - O Governo do RN injeta hoje na economia, aproximadamente, R$ 240 milhões, concluindo o pagamento dos salários de maio para ativos, inativos e pensionistas. O calendário de pagamento começou a ser cumprido na primeira quinzena do mês.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.