Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 03 Jun 2023 | Coluna César Santos - 3 de junho de 2023

Crédito da foto: Reprodução Cabeça de Judallyson

JUDALLYSON PERDEU A CABEÇA!

Um boletim de ocorrência, registrado nesta sexta-feira, 2, reclama que roubaram a cabeça de “Judallyson”, boneco que representa a luta dos professores e professoras de Mossoró pela implantação do novo piso salarial do Magistério, negado até aqui pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Não há – ainda – suspeito do crime, portanto, não se deve fazer ilações, muito menos apontar o dedo.

De concreto, existe a versão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) afirmando que a cabeça de “Judallyson” desapareceu às vésperas do Pingo da Mei Dia. O boneco sairia hoje no bloco “Tô no Pingo da Mei Dia/Sem um Pingo de Aumento”, que desfilará no Corredor Cultural durante o Pingo.

Na sua página oficial, o Sindiserpum narra esse episódio:

“Na cidade que tanto se orgulha do título de ‘terra das liberdades’, protestar contra o atual gestor, mostrar insatisfação, mesmo que de forma pacífica, mas com a irreverência própria do mossoroense, se tornou algo perigoso. É sabido por toda cidade da greve que foi deflagrada pelo Sindiserpum em defesa do Reajuste do Piso Salarial dos professores e também do desfecho (temporário) dado ao episódio com a judicialização do movimento por parte do prefeito Allyson Bezerra.

Dentro das ações da greve, véspera do período de Páscoa, os grevistas fizeram um “cortejo fúnebre” do programa de educação da Prefeitura e confeccionaram um Judas, figura bíblica que representa o traidor de Jesus Cristo e batizaram o boneco de “Judallyson”, alusão ao prefeito diante da justa insatisfação ante ao descaso do gestor.

Servidores gerais estão há sete anos sem reajuste, quase três são de responsabilidade de Alysson Bezerra, a Saúde clama por socorro, casos de assédio moral surgem todos os dias e em vários pontos da cidade, o Piso da Enfermagem está ameaçado de ser desmantelado.

Diante de tantos descalabros, como faz desde 2016, o Sindiserpum e os servidores públicos municipais decidiram que botariam na rua o Bloco “Tô no Pingo da Mei Dia/Sem um Pingo de Aumento” neste sábado, durante a abertura dos festejos juninos da cidade.

Um boneco, ao formato dos de Olinda, foi encomendado a um artista local. O Sindiserpum já havia feito algo semelhante na gestão anterior; incomodou, pois é este o objetivo, mas foi respeitado, diferente do “Judallyson” encomendado para este ano.

De forma criminosa, a casa do artista, que não divulgaremos o nome devido ao seu estado emocional abalado, assustado com a situação, foi arrombada na noite entre esta quinta (1º) e sexta-feira (2) e foram furtados um equipamento do artista, utilizado para confecção do seu ganha-pão e, “coincidentemente”, a cabeça de “Judallyson”.

Hoje (ontem) pela manhã, o artista registrou um Boletim de Ocorrência (BO) de forma virtual para atestar a veracidade de suas informações acerca do furto.

Sim, o protesto dos servidores neste sábado, 3, não foi desmarcado, às 13h30min o Sindiserpum está convocando os servidores insatisfeitos com as suas causas a estarem presentes em sua sede administrativa para mostrar a sua indignação e a sua força. Quanto a Judallyson, o prefeito verá com quantos servidores se faz uma luta, este povo é de luta e incansável, não vai desanimar por causa de alguém com a cabeça fora do lugar.”

 

FRASE

“Prefeito verá com quantos servidores se faz uma luta”

SINDISERPUM – Sindicato dos Servidores Públicos que vão protestar no Pingo da Mei Dia

 

COMBOIO JUNINO

O Pingo da Mei Dia celebra os seus 14 anos neste sábado, 3, na abertura do Mossoró Cidade Junina 2023. O comboio junino foi criado em 2009, primeiro ano da segunda gestão da ex-prefeita Fafá Rosado, por ideia de Gustavo Rosado. Ele apostou no projeto, vislumbrou o futuro do MCJ e tinha a certeza que o Pingo se transformaria no maior comboio junino do País.

 

COMBOIO JUNINO II

Mais de 100 mil pessoas devem circular ao longo do Corredor Cultural de Mossoró no Pingo de Mei Dia de hoje, seja no asfalto da Rio Branco e nos camarotes privados. São 10 atrações com destaque para o cantor baiano Bell Marques. As forças de segurança montaram esquema especial com 1.150 agentes. A abertura do evento está prevista para as 13h e se estenderá até as 23h.

 

ANFITRIÃO

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) oferece almoço às autoridades que estão em Mossoró para o Pingo da Mei Dia. São convidados boa parte dos políticos e membros de judiciário. Depois do almoço, o prefeito e os convidados ocuparão o Corredor Cultural.

 

LIXO

O resultado da licitação do lixo de Mossoró ainda não tem data para ser anunciada, mas deve sair agora em junho. Cinco empresas se habilitaram e apresentaram propostas, entre elas, a Vale Norte, que cuida da coleta lixo e limpeza urbana da cidade há quase uma década.

 

GRANA PRETA

Está em disputa uma conta de R$ 144 milhões por 30 meses de serviço, o que dá R$ 4,8 milhões por mês. O processo licitatório está sendo questionado pela empresa Fortline Serviços Ltda, que foi desabilitada na proposta técnica. A licitação, porém, foi mantida pelo juiz Pedro Cordeiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública.

 

NASA

O padre Charles Lamartine, diretor do Colégio Diocesano de Mossoró, conheceu a Kennedy Space Center, que é uma das unidades espaciais da NASA nos Estados Unidos. O religioso participa de projeto educacional de ensino bilíngue, parceria com a International School e a International Space Center.

 

E NOTÍCIA

1 - A Avenida Rio Branco ficará interditada para passagem de veículos a partir das primeiras horas deste sábado e só será liberada após o Pingo da Mei Dia. Procure as vias alternativas.

2 - Todos os leitos de hotéis e pousadas de Mossoró estão ocupados neste fim de semana. Grupos de amigos de outras cidades e estados também alugaram casas e apartamentos. A cidade está movimentadíssima para o Pingo da Mei Dia.

3 - A Infraero prevê um aumento de 70% de passageiros no aeroporto de Mossoró durante o período do Cidade Junina. Neste fim de semana, os turistas que chegam para o Pingo da Mei Dia serão recepcionados com grupos juninos e bandas.

4 - A Neoenergia Cosern avisa que vai suspender o serviço em parte do centro da cidade de Mossoró neste domingo, 4, para reforço da rede elétrica em torno da Praça Rodolfo Fernandes. A área ficará sem energia entre 8h30 as 12h.

5 - O Governo do RN decretou ponto facultativo no dia 9 de junho, sexta-feira, 9, que emenda com o ponto facultativo da quinta-feira, 8, Dia de Corpus Christi. A medida, porém, não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO