Domingo, 05 de maio de 2024

Postado às 09h30 | 06 Jun 2023 | Coluna César Santos - 6 de junho de 2023

Crédito da foto: Jornal de Fato Pingo da Mei Dia visto de dentro do camarote privado

PINGO TEM QUE SER DE TODOS

O Pingo da Mei Dia é um sucesso sem contestação. Está consolidado como o maior comboio junino do país. A edição de sábado, 3, que abriu oficialmente o Mossoró Cidade Junina 2023, foi grandioso e comprovou tudo que já foi dito e visto de forma positiva. Isso não significa dizer, porém, que em alguns aspectos não haja margem para aprimorar.

Um dos pontos é o funcionamento dos camarotes privados. De logo, deve ser dito: os camarotes são importantes, são parte do sucesso do evento e devem ser ampliados. Agora, é preciso repensar o espaço que essas estruturas devem ocupar. Há uma opinião, da maioria, e a coluna compartilha e apoia, que os camarotes não podem continuar ocupando quase a totalidade das calçadas do Corredor Cultural ao longo da Avenida Rio Branco.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, precisa repensar a estrutura dos camarotes, como forma de ampliá-los sem prejudicar os espaços populares. Uma dica é aumentar o percurso do Pingo da Mei Dia. Não pode mais continuar ocupando apenas dois quarteirões da avenida, que compreendem as ruas Felipe Camarão/Frei Miguelinho e Frei Miguelinho/Augusto Severo.

Aliás, chamou a atenção a propaganda oficial da Prefeitura dando conta que 210 mil pessoas curtiram o Pingo da Mei Dia 2023, mais do que o dobro das 100 mil pessoas de 2022, como foi noticiado à época por toda a imprensa. Como é que aumentou em mais de 100% o número de pessoas se o percurso foi o mesmo, mas os espaços foram encolhidos pela ampliação do número de camarotes?

Bom, mas isso é outro detalhe.

O que se deve levar em conta, agora, é discutir um novo formato para os camarotes a partir da edição 2024, com objetivo de ampliar a participação privada, que é importantíssima, mas sem reduzir os espaços do povo. É perfeitamente possível. Que a gestão municipal receba as críticas construtivas e aprimore esse ponto primordial do Pingo da Mei Dia.

 

 

 

FRASE

“Minha alma está sangrando, ferida e machucada”

LUDIMILLA OLIVEIRA – Reitora da Ufersa que teve título de doutorado cassado pela UFRN

 

ARMADILHA MORTAL

A reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, ainda não foi citada da decisão da UFRN que cassou o seu título de doutorado. Ela reuniu a sua equipe nesta segunda-feira, 5, para afirmar que recorrerá da decisão nas esferas legais e que o trabalho continua normalmente. Em vídeo, a primeira mulher reitora da Ufersa classificou a decisão da UFRN de "armadilha mortal".

 

GUERRA POLÍTICA

Na comunidade acadêmica, que divide opiniões quando se trata sobre Ludimilla Oliveira, há um consenso: a decisão da UFRN foi política. A reitora enfrenta embate político desde que foi nomeada em agosto de 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro. A esquerda universitária não engoliu a sua nomeação e partiu para o confronto. Ludimilla foi a última colocada na consulta de 2020.

 

PROFESSORES

A Assembleia Legislativa aprova o projeto de reajuste de 14,95% do piso salarial dos professores, de autoria do Executivo. A partir daí, em folha suplementar, o governo começa a pagar de forma parcelada a partir deste mês, beneficiando quem recebe acima do piso.

 

PREFEITÁVEIS

O prefeito Allyson Bezerra (ainda no SDD) circulou no Pingo da Mei Dia por várias tribos políticas, com destaque para a companhia da senadora Zenaide Maia (PSD). A deputada Isolda Dantas, nome do PT, caminhou com a governadora Fátima Bezerra. A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (ainda no Progressistas) optou por carreira solo no meio do povo.

 

"MÃE DO PINGO"

A ex-prefeita Fafá Rosado foi bastante cumprimentada no Corredor Cultural, recebendo o reconhecimento da massa de boa memória. Foi a sua gestão que criou o Pingo da Mei Dia, em 2009, apostando na excelente ideia do então secretário chefe de gabinete Gustavo Rosado.

 

É SÓ UMA DICA

A Câmara Municipal de Mossoró vota hoje o PL 17/2023, de autoria do Executivo, que afeta a vida dos servidores públicos, porque tira direitos históricos, mas tem pontos positivos. O projeto revolta as categorias de servidores. Pela maioria, o governo deverá aprovar.

 

É NOTICIA

1 - Quase 300 aparelhos celulares furtados no Pingo da Mei Dia. A delegacia de polícia especializada superlotou com vítimas fazendo os Boletins de Ocorrências. É o outro lado do Pingo.

2 - João Newton da Escóssia completaria 97 anos hoje. Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Mossoró (entre 1977 a 1982). Com Dona Iracy, formou numerosa família com nove filhos. João Newton morreu em 17 de março de 2017.

3 - A Fecomércio/RN iniciou pesquisa do Mossoró Cidade Junina 2023. Vai apurar o tamanho do evento para a cidade. Em 2022, a pesquisa apontou que cada 1 real aplicado pela Prefeitura na promoção do MCJ, R$ 11,4 retornaram para o município.

4 - Lembrando que a semana é "curta" nas repartições públicas em razão dos pontos facultativos de quinta-feira (Corpus Christi) e de sexta-feira, concedido pelo Governo do Estado. Portanto, trabalho só hoje e amanhã. Depois, só segunda, 12.

5 - Hoje é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame é responsável por detectar doenças e condições congênitas, metabólicas, genéticas, enzimáticas, endocrinológicas e infecciosas. É importante alertar e incentivar para a realização do teste.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
informação
reportagem
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO