Terça-Feira, 19 de novembro de 2024

Postado às 08h45 | 07 Jun 2023 | Coluna César Santos - 7 de junho de 2023

Crédito da foto: Ilustrativa Mosquito transmissor da dengue

VACINA CONTRA A DENGUE EM 2024

Em 2023, já foram registrados mais de 1,3 milhão de casos prováveis de dengue no Brasil, com 596 mortes confirmadas e 428 em investigação. As regiões mais afetadas são Centro-Oeste e Sudeste. Os dados foram apresentados por Daniel Ramos, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, em debate na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 6.

Ele destacou que, em 1995, apenas 31,4% dos municípios estavam infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chicungunya e da zika; em 2021, a infestação atingia 89,9% dos municípios.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou vacina contra a dengue em março, mas o representante do Ministério da Saúde explicou que ainda levará um tempo para ela estar disponível para a população: “A gente aguarda o posicionamento oficial da OMS [Organização Mundial da Saúde], que deve sair em setembro."

A previsão de incorporação desta vacina no SUS é de, aproximadamente, um ano e meio, “por conta dos trâmites de importação de um lote inicial, mas também de trazer essa tecnologia para Bio-manguinhos e a Fiocruz poderem produzir no Brasil.”

Em março deste ano, o ministério acionou o chamado comitê de operações de emergências para apoiar estados e municípios para lidar com a dengue. Foi declarada emergência de saúde pública em 82 municípios, sendo que 42 municípios concentram 60% dos casos – onde a atuação do ministério está também concentrada.

As ações do comitê incluem a elaboração de informes, de notas técnicas e informativas, apoio local, ações de capacitação e distribuição de sorologias e inseticidas. Foi lançada ainda uma campanha nacional contra a dengue e outras doenças transmitidas por insetos, as chamadas arboviroses.

Daniel Ramos chamou a atenção ainda para o problema da insegurança hídrica e falta de saneamento, já que reservatórios para armazenar água viram criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Alessandro Chagas, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, lamentou a falta de articulação intersetorial para combater a dengue. Segundo ele, apenas ações na área de saúde não bastam.

“Tem dois pontos primordiais: rever o número de agentes de combate à endemia passíveis de receber assistência financeira complementar da União e rever o quantitativo de agentes de combate à endemia”, disse. Segundo ele, esses números não são revistos há mais de dez anos.

Chagas defendeu ainda a incorporação de novas tecnologias no combate à dengue, como o uso da bactéria Wolbachia para impedir que o mosquito Aedes aegypti transmita a dengue – iniciativa conduzida no País pela Fiocruz.

O deputado Pedro Westphalen (PP-RS), que pediu a audiência, defendeu ações multisetoriais para lidar com o problema – incluindo prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e vacinação. Já o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) pediu mais suporte do Ministério da Saúde para auxiliar os municípios a lidar com o problema. Segundo ele, só em Londrina (PR), já ocorreram 18 mil casos neste ano.

Fonte: Agência Câmara

 

FRASE

“Posicionamento oficial da OMS sobre a vacina contra a dengue sai em setembro”

DANIEL RAMOS – Da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde

 

BOLSONARISMO RAIZ

Valdemar Costa Neto, o líder do PL nacional, avisou ao deputado federal João Maia que o comando do partido no RN será transferido para o senador Rogério Marinho. Decisão inevitável, confessou Valdemar ao velho amigo João. O bolsonarismo quer o PL raiz e João Maia não representa esse sentimento. Muito pelo contrário. Ele deve buscar outra sigla.

 

EM CIMA DO MURO

Na campanha de 2022, João Maia evitou o adesivo do então presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Ficou neutro e viu a sua candidatura à reeleição ser oxigenada por todas as cores e ideologias. Ele foi o segundo mais votado com 104.254 votos (5,57%). Maia é irmão da senadora Zenaide Maia, presidente do PSD no Rio Grande do Norte, e lulista de carteirinha em Brasília.

 

FISIOTERAPEUTA

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a lei que obriga a permanência de fisioterapeutas nas maternidades públicas e privadas. Iniciativa do deputado Francisco do PT, a lei tem por finalidade garantir a assistência fisioterapeuta no pré-parto, parto e pós-parto. Presença durante 24 horas.

 

CONCURSO

Estado e MP de Contas assinam termo de ajuste de gestão que garante a realização de concurso público no Idema/RN. O certame, que será anunciado pelo governo, contempla funções de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental do Grupo Ocupacional de Nível Superior.

 

CONCURSO II

Outro concurso público está confirmado pelo Governo do RN e visa preencher cargos na Emater. O certame será realizado em 2024, com previsão de 67 vagas. As áreas a serem selecionadas ainda não foram definidas e estão sendo avaliadas pela área de recursos humanos da autarquia.

 

EMPREENDIMENTO

Martins, no Alto Oeste, terá a partir de julho o maior complexo de diversão do RN. O West Acqua Park está pronto para inauguração, numa área de 60 mil metros quadrados, com 7 piscinas, toboágua, rampas e atrações radicais e opções gastronômicas para todos os gostos.

 

É NOTÍCIA

1 - A primeira unidade do Carrefour de Mossoró entrou em funcionamento nesta terça-feira, 6. O empreendimento é resultado da conversão da bandeira BIG para Carrefour. Confira.

2 - Dorgival Dantas e Simone Mendes são as grandes atrações na abertura dos grandes shows do Mossoró Cidade Junina 2023. Hoje, na Estação das Artes Elizeu Ventania. Também começa a temporada do Chuva de Bala no País de Mossoró. Às 20h.

3 - A CJJ da Assembleia Legislativa aprovou o projeto que reconhece o "Festival Gastronômico e Cultural de Martins" como patrimônio imaterial, histórico, cultural e turístico do RN. A iniciativa é do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB).

4 - O Governo do Estado vai pagar neste mês a primeira parcela do reajuste salarial de 14,95% dos professores, em folha suplementar. O projeto do Executivo que honra o piso do magistério foi aprovado na Assembleia nesta terça-feira, 6.

5 - A 95 FM de Mossoró celebra 13 anos nesta quarta-feira, 7, e apresenta novidades em sua grande de programação. Com 30 kW de potência, a emissora dirigida pela empresária Zilene Marques, é uma das principais audiências na região Oeste.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO