Por César Santos – Da Redação
Para usar uma máxima popular pode ser dito que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) troca de secretários mais do que de roupa. Desde o primeiro ano de gestão, em 2021, que o secretariado vive uma gangorra ou a “dança das cadeiras”. Para as pessoas próximas, as frequentes e intensas mudanças são características do atual chefe do Palácio da Resistência, que não aceita ser contrariado e/ou desafiado por auxiliares.
A mais nova mudança será na Secretaria da Fazenda. O auditor fiscal Edilson Júnior confirmou nesta quarta-feira, 7, que aceitou o convite do prefeito para substituir Ivo Franklin, que deixou a titularidade da pasta em maio. “Estou com muita honra, alegria e entusiasmo para servir e trabalhar para a nossa querida cidade e contribuir para que o Governo Municipal, sob a liderança do nosso Prefeito Allyson, avance cada vez mais em realizações”, escreveu.
O entra-e-sai no primeiro escalão teve início com menos de seis meses da gestão Allyson. Em maio de 2021, o jornalista Regy Carte deixou o cargo de secretário de Comunicação para assumir a comunicação social da Câmara de Vereadores. Foi substituído por Bruno Martins, que já não está mais na pasta.
Ainda 2021, ocorreram mudanças na Secretaria de Administração, com a saída de João Eider Furtado de Medeiros, e na Assistência Social, com a exoneração da jornalista Janaína Holanda. No ano seguinte, em 2022, o prefeito continuou exonerando e nomeando para várias secretarias e cargos de primeiro e segundo escalões.
Apenas as secretarias de Saúde e Educação e a presidência do Previ-Mossoró foram preservadas pelo prefeito. Os comandos continuam com Morgana Dantas, Hubeônia Alencar e Paulo Linhares, respectivamente. Outros nomes permanecem na administração municipal, porém, remanejados das pastas iniciais como Kadson Eduardo e Thiago Marques.
A reforma mais ampla ocorreu em janeiro deste ano, quando o prefeito mexeu no comando de 10 secretarias (veja box nesta página). Na ocasião, disse que era necessário para fortalecer a gestão, sem fazer avaliações individuais. Depois da reforma, mais mudanças ocorreram. O policial militar Cledinilson Morais deixou a Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, alegando questões legais, e o contador Ivo Franklin entregou o comando da Fazenda. A Segurança ficará com o coronel Walmary Costa, confirmado por Allyson Bezerra; e a Fazenda, com Edilson Júnior.
O prefeito tem dito que as mudanças devem ocorrer sempre que houver necessidade de melhorar o desempenho das secretarias, deixando a entender que o novo secretariado empossado em 2023 não tem a garantia de que continuará com ele até o final da administração, que ainda tem 18 meses pela frente.
Última reforma ocorreu em janeiro deste ano
A última reforma no secretariado foi oficializada no dia 7 de janeiro, com saídas e entradas em 10 pastas do primeiro escalão. As mudanças atingiram as secretarias de Comunicação, Gabinete Civil, Consultoria Geral, Finanças, Planejamento, Administração, Assistência Social, Cultural, Esporte e Juventude e Projetos Estratégicos de Governo. Confira:
- GABINETE CIVIL
Saiu: Karolyne Oliveira
Entrou: Thiago Marques
- COMUNICAÇÃO SOCIAL
Saiu: Bruno Martins
Entrou: Valéria Persali
- PROJETOS ESTRATÉGICOS
Saiu: Brenno Queiroga (em março de 2022)
Entrou: Almir Mariano
- CONSULTORIA GERAL
Saiu: Humberto Fernandes
Entrou: Rodrigo Salim Forte
- ADMINISTRAÇÃO
Saiu: Kadson Eduardo
Entrou: Karolyne Oliveira
- FINANÇAS
Saiu: Edmilson Freire Júnior
Entrou: Tatiana Paula
- DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Saiu: Evanice Fernandes
Entrou: Erison Natecio
- CULTURA
Saiu: Etevaldo Almeida
Entrou: Igor Ferradaes
- ESPORTE E JUVENTUDE
Saiu: Júnior Xavier
Entrou: Larissa Maciel
- SECRETARIA DE AGRICULTURA
Saiu: Faviano Moreira
Entrou: Raniere Barbosa (interino)
Veja o perfil do novo secretário da Fazenda
Edilson de Oliveira Bezerra Júnior é auditor fiscal do Tesouro Estadual desde 2006 e formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Trabalhou na fiscalização de mercadorias em trânsito em postos fiscais e no núcleo do simples nacional da 6ª URT/SET-RN.
É o atual presidente da Associação dos Auditores Fiscais do RN (ASFARN).
Foi diretor do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (SINDIFERN) e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE).
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.