Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 12 Jun 2023 | Coluna César Santos - 11 de junho de 2023

Crédito da foto: Reprodução Palácio da Resistêcia, sede da Prefeitura de Mossoró

ALLYSON VERSUS TONY

Allyson Bezerra X Tony Fernandes. Não é difícil imaginar esse confronto na sucessão municipal do próximo ano. O prefeito é candidato à reeleição e o líder da oposição na Câmara de Vereadores deseja disputar a Prefeitura de Mossoró. Se perguntar a eles, a resposta será a de sempre: “ainda é cedo, eleições só no próximo ano e blábláblá...”

Agora, o fato é que a disputa foi antecipada. Ou pelo menos, a preliminar da disputa está lançada. Essa é a leitura mais direta do embate em torno do Projeto de Lei Complementar 17/2023 que precariza direitos dos servidores públicos municipais de Mossoró. Allyson e Tony calçaram as luvas e partiram para o confronto.

Allyson classificou a oposição de “raivosa e sem escrúpulos” e acusou o adversário de espalhar “fake news”; Tony, em reação imediata, chamou o prefeito de “gestor criminoso!”.

O debate acalorado sobre o PLC 17, além da importância do tema, serviu de pano de fundo para estabelecer, de vez, a disputa entre os dois. O prefeito e o vereador haviam trocado indiretas no passado recentemente, mas, dessa vez, eles foram mais incisivos nas posições que adotaram de público.

Na sua conta do Twitter, Allyson Bezerra disparou: “Infelizmente, as fake news viraram armas da oposição raivosa e sem escrúpulos que me enfrentam. Usam de mentiras sem nenhum nexo para tentar enganar e causar pânico entre servidores.”

O prefeito escreveu que “NENHUM direito de adicional por tempo de serviço (anuênio) será retirado. NENHUM anuênio deixará de ser concedido pelas próximas décadas. TODOS os futuros servidores terão direito ao plano de carreira com progressão e titulação. Isso é a VERDADE! O resto é FAKENEWS!".

Tony, no mesmo ambiente, reagiu e chamou o prefeito de “gestor criminoso!”. Ele escreveu: “a retirada dos direitos dos trabalhadores, perseguição política e uso da máquina pública contra os servidores são fatos e contra fatos não existem argumentos nem marketing milionário, prefeito Alysson.”

E afirmou, rebatendo o prefeito: “O pacote REDUZ o tempo de licença médica, REDUZ o tempo de licença para cuidar de familiares doentes, NÃO garante a redução de jornada em 50% para os pais e/responsáveis com filhos autistas e retira o anuênio de novos servidores”.

Segundo Tony Fernandes, o PLC 17, que Allyson mandou para a Câmara, retira direitos dos servidores como redução do tempo de licença para cuidar de familiares doentes, redução do período de licença médica sem necessidade de avaliação de uma junta, além de não garantir a redução de jornada em 50% para os servidores pais de autistas como prevê a norma estabelecida em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O prefeito e o vereador, ex-aliados, receberam respaldo no campo de batalha. Os secretários e cargos comissionados aplaudiram a postura adotada por Allyson Bezerra, repercutindo a postagem do prefeito em suas redes sociais.

Já Tony Fernandes foi aplaudido na Câmara Municipal pelos servidores públicos e recebeu o respaldo das bancadas de oposição e de independentes. Vereadores como Pablo Aires (PSB) e Marleide Cunha (PT) somaram-se à fala de Tony.

O fato é que, mesmo há um ano do início da campanha eleitoral, o clima político foi elevado à alta temperatura em Mossoró, com Allyson e Tony antecipando o que pode ser a sucessão municipal 2024.

 

FRASE

“O Rio Grande do Norte passa por uma tempestade perfeita”

CARLOS EDUARDO XAVIER – Secretário da Fazenda, sobre a situação das contas públicas do estado

 

PEDRO CIARLINI

Há exatos 30 anos, Mossoró perdia o engenheiro civil Pedro Ciarlini, vítima de um infarto quando viaja ao município de Severiano Melo. Filho de Clóvis Ciarlini/Dona Conchecita, ele foi secretário de Urbanismo e Obras da Prefeitura na primeira gestão Rosalba Ciarlini, sua irmã. O nome de Pedro Ciarlini está lembrando e reconhecido no Ginásio Poliesportivo.

 

DIRAN AMARAL

Nesta segunda-feira, 12, completa 31 anos da partida do empresário Diran Ramos do Amaral, um dos maiores nomes do segmento produtivo e econômico de Mossoró e do RN. O fundador da concessionária Oeste Veículos. Diran Amaral também foi político respeitado, tendo sido representado, em cargo eletivo, pelo filho Frederico Rosado, ex-deputado estadual.

 

VINGATIVO

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não se deu por vencido. Ele prepara nova ofensiva para atingir os direitos dos servidores públicos municipais. A versão corrente no Palácio da Resistência é que “a vingança será maligna".

 

LÁ E CÁ

O entendimento do STF de que os votos são do partido e não do candidato, no caso do substituto do cassado Dallagnol, deve tirar o mandato de Ubaldo Fernandes na Assembleia Legislativa do RN e devolver ao PL. Se confirmado, o tenente Cliveland assumirá o mandato que seria do eleito, mas impedido, Wendel Lagartixa.

 

SEGUE

Quando Lagartixa foi impedido de assumir o mandato, o TSE impediu o suplente Cliveland de ficar com a vaga porque a sua votação não havia obtido 20% do quociente eleitoral. Agora, que o STF está alterando a lei, o suplente do PL deverá ser convocado para assumir.

 

E MAIS

Um recurso está para ser julgado no TSE que, se acolhido, devolverá a votação de Anax Vale, que foi candidato a deputado estadual pelo União Brasil, mas subjudice. Nesse caso, beneficia o primeiro suplente do partido de Anax, que é o vereador natalense Robson Carvalho. Ele ficaria com a vaga hoje ocupada pelo deputado Ubaldo.

 

É NOTICIA

1 - Comércio de Mossoró espera movimentação intensa nesta segunda, Dia dos Namorados. As lojas esperam os apaixonados que deixaram para comprar o presente na última hora.

2 - O cantor Jorge Vercillo, o cantador Santana e o poeta popular Antônio Francisco são atrações do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, que chega este ano a 15ª edição. Vamos todos subir a serra de Martins em julho.

3 - O Polo Poeta Antônio Francisco, no Mossoró Cidade Junina, recebe neste domingo, 11, o humorista Zé Lezin. O maturo se apresentará no Memorial da Resistência, às 20h. Antônio Francisco recepcionará outros convidados e o público.

4 - A banda Cavaleiros do Forró é a atração do Arraiá do Povo neste domingo, 11, dentro do Mossoró Cidade Junina. O polo funciona na Feira do Bode. Hoje também terá mais uma apresentação do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró.

5 - A Loja Maçônica 24 de Junho está celebrando 150 anos de fundação. Uma grande festa será realizada no dia 24 de junho, no Requinte Buffet, tendo como atrações Radiola Club, a cantora Caroline Melo e cantor Gilvan Costa. Ingressos na Artiê.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO