VAMOS OUVIR O PADRE EDUCADOR
A voz do padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas sempre foi referência e ouvida pela sociedade mossoroense em geral. Nos momentos mais difíceis, em que o tecido social era afetado, a sua palavra tinha poder de cura. Ouvi-lo era e é uma obrigação. Sempre.
O momento que Mossoró está vivendo, numa crise profunda de relacionamento entre a gestão municipal e os servidores públicos, sugere uma voz pacificadora, equilibrada, com reserva e estatura moral, no sentido de quebrar as barreiras truculentas e devolver a paz para o bem da cidade e do cidadão.
O cabo de guerra não pode continuar separando o gestor da gestão de pessoas. As duas partes precisam trabalhar em sintonia para que a máquina alcance aqueles que mais precisam dos serviços públicos, principalmente em áreas vitais como saúde e educação.
É inaceitável que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e os servidores dividam o chão de Mossoró porque não conseguem habitar o mesmo espaço. Se um não gosta do outro, que se respeitem em nome do bem maior. Não precisam se abraçarem, mas dialogar é obrigação.
O gestor e a equipe de todos os escalões têm compromisso de bem servir à população e isso só é possível quando existe sintonia, responsabilidade, respeito e, principalmente, o trabalho em conjunto.
Talvez, e provavelmente, a sabedoria de Sátiro Dantas estaria sendo ouvida se a surdez da prepotência não fosse tão acentuada. E olhe que o padre educador, com o seu jeito de ser, emitiu conselho de forma sutil, mas, clara, ao receber das mãos do prefeito da cidade a Medalha Prefeito Rodolfo Fernandes:
“Eu me sinto forte, porque tenho certeza que tudo que eu fiz foi ao lado de alguém. Eu sempre trabalhava com uma equipe. Aí a minha certeza de jogar em qualquer hora e em qualquer dia, em espírito de equipe. A instituição, o profissional que se apoiar em sua equipe, e ter confiança e dar liberdade, ele tem méritos.”
E deixou a reflexão: “A nossa luta é contra a pobreza intelectual”.
Mais do que os aplausos das autoridades presentes, o padre educador deveria, e deve, ser ouvido.
FRASE
“A nossa luta é contra a pobreza intelectual”
SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS – Padre educador ao receber a Medalha Rodolfo Fernandes
CIDADE JUNINA
A programação do segundo fim de semana do Mossoró Cidade Junina será aberta na Estação das Artes Elizeu Ventania com shows de André Luví, Iguinho e Lulinha, Taty Girl e Mari Fernandez. Tem apresentação do Chuva de Bala no País de Mossoró, música nos polos Cidadela e Antônio Francisco e mais etapa do Festival de Quadrilhas na Arena Deodete Dias.
EM ASSÚ
O mais antigo São João do mundo, na cidade de Assú, marca um fim de semana bastante movimentado com mais de 10 shows entre hoje e domingo. Destaque para as apresentações do cantor baiano Bell Marques e da cantadora Márcia Fellipe, nesta sexta-feira, 16; e a noite de sábado com a cantora Michelle Andrade. O São João de Assú vai até o dia 25 em praça pública.
WILMA DE FARIA
Hoje completa seis anos da morte da mossoroense Wilma Maria de Faria. Liderança política que desafiou os grupos tradicionais e fez história como a primeira mulher eleita governadora do Rio Grande do Norte. Foi prefeita de Natal e deputada federal constituinte. Uma Missa será celebrada para marcar a data, às 19h, na Igreja de Sant’Ana de Capim Macio, em Natal.
DELICADO
O TCE-RN emitiu parecer pela reprovação das contas do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), referentes ao exercício 2015. Cabe recurso no plenário da Corte. Mas, se mantida a decisão, o ex-prefeito vai ter que dialogar com a Câmara Municipal para preservar seus direitos políticos e disputar as eleições 2024. Ele precisará dos votos de 2/3 da Câmara.
QUEM QUER?
O senador Rogério Marinho, que assumirá o comando do PL do RN em julho, procura um nome para organizar o partido em Mossoró. De preferência, que seja alinhado ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
EMPREGO
A contact center AeC anunciou que vai contratar mais 900 profissionais até o fim do ano, sendo que 150 serão admitidos agora em junho. A empresa que está em Mossoró desde 2013 conta com cerca de 5 mil colaboradores.
É NOTÍCIA
1 - O Partage Shopping recebe hoje a I Exposição Forense que conta, com fotografias e materiais, um pouco do trabalho pericial do Itep. A exposição vai até sábado, 17. Confira.
2 - A TV Tropical continuará afiliada da Record por mais cinco anos. O novo contrato foi assinado esta semana pelo presidente do Sistema Tropical, ex-senador José Agripino, e pelo superintendente da emissora de Edir Macedo, André Dias.
3 - A 30ª edição da Expofruit já comercializou mais de 80% dos estandes e ampliou a área para investidores. Estima promover R$ 80 milhões em negócios. A maior feira de fruticultura da América Latina será realizada em agosto, em Mossoró.
4 - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi penalizado com duas multas aplicadas pelo governo de São Paulo por não usar máscara no período da pandemia da Covid-19 m 2020/2021. As multas somam quase R$ 400 mil. Outras chegarão em breve.
5 - Nesta data, em 2007, era feito o lançamento da pedra fundamental do Fórum de Justiça Eleitoral Celina Guimarães, em Mossoró, com a presença do então presidente do TRE-RN, desembargador Claudio Santos. No Abolição II.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.