Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 23 Jun 2023 | PSDB planeja 2024 pensando em disputa majoritária em 2026

Crédito da foto: Reprodução Lawrence Amorim, presidente da Câmara de Mossoró, é nome para disputa majoritária em 2024

O PSDB do Rio Grande do Norte tem planos ousados para futuras disputas eleitorais. Em 2024, vai lutar para aumentar a sua presença nas prefeituras e câmaras municipais. Por gravidade, em 2026, tentará um salto maior em disputa majoritária: Governo do Estado ou Senado da República.

O comandante do ninho tucano, Ezequiel Ferreira de Souza tem conduzido o projeto com habilidade e conseguindo ampliar a sua influência em todo o estado. Presidindo a Assembleia Legislativa desde 2015, ele ampliou a abertura de diálogo, aproximou-se de lideranças regionais e vem fortalecendo as bases regionais. Os números comprovam o crescimento do partido.

O PSDB conseguiu nas últimas eleições 31,21% dos votos para deputado estadual, o maior percentual de votos para as Assembleias Legislativas de todo Brasil. Foram eleitos 10 parlamentares. Ezequiel Ferreira foi reeleito com a maior votação proporcional em todo país, com 3,76% dos votos, isso – claro - sem contar com a votação de Wendel Lagartixa (PL), que recebeu 4,69% dos votos válidos, mas teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.

Além do comando da Assembleia Legislativa e dos 10 deputados estaduais, o PSDB potiguar conta com 35 prefeitos, 29 vice-prefeitos e 244 vereadores. Não vai parar por aí. O partido está trabalhando uma campanha de filiação para ter em seus quadros nomes fortes nos principais colégios eleitorais do estado.

É o caso de Mossoró, onde o partido será entregue ao presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, que está de saída do Solidariedade. Ezequiel e Lawrence acertaram os últimos detalhes da filiação. A partir daí, o presidente da Câmara assumirá o trabalho de fortalecimento no segundo maior colégio eleitoral do RN.

Encontro

Esse cenário, positivo, foi apresentado ao presidente nacional do PSDB, governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, que recebeu Ezequiel Ferreira nesta semana. O dirigente potiguar mostrou a força do tucanato potiguar e impressionou o líder nacional.

“O trabalho de Ezequiel no RN é um exemplo para os tucanos de todo Brasil. Vamos fazer uma visita em breve ao Nordeste e conclamar a todos para participar do processo de reconstrução do PSDB, que não passa apenas pelos líderes, mas por todas suas lideranças e filiados. Queremos conversar também com os potiguares e parabenizar pelo grande trabalho e sucesso nas urnas”, disse Leite.

Ezequiel aproveitou para destacar as inovações na gestão e modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que, ano passado, conquistou o tricampeonato do Prêmio Assembleia Cidadã, da Unale. O jubileu de prata da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais rendeu ao Poder Legislativo Potiguar mais uma conquista nacional, com o sistema Legis Plenário, que concorreu à premiação na categoria ‘Gestão’. A Casa já havia sido premiada com os sistemas Legis RH, em 2019, e o e-Legis, em 2021.

“Queremos fazer um grande trabalho com a filiação de prefeitos e vice-prefeitos do interior, além de anunciar nomes importantes que vão concorrer pelo PSDB em 2024”, afirmou Ezequiel, para adiantar: “Vamos marcar para sentar com todos os deputados do PSDB, que hoje reúnem 10 grandes parlamentares, e planejar nosso projeto para as eleições do próximo ano.”

Em 2024, o PSDB vai defender a inclusão de mulheres e negros na política, as políticas públicas do partido para pessoas com necessidades especiais, o papel dos jovens na política, entre muitos outros. O PSDB não abrirá mão das bandeiras que tornaram o partido importante para o Brasil. “Nós temos que ter isso: a luta pela inclusão, a compreensão da luta contra a desigualdade e crescimento econômico sustentável. São bandeiras nossas!”, afirmou Eduardo Leite.

 

 Lawrence é escolha do PSDB para disputa majoritária em 2024

Ainda não é possível afirmar que o PSDB de Mossoró terá projeto majoritário para as eleições municipais de 2024, mas não restam dúvidas que o partido buscará avançar nesse sentido, a partir da liderança do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim. Ele é nome viável para chapa majoritária, no entendimento de Ezequiel Ferreira.

Lawrence, no entanto, evita assumir esse protagonismo para não afetar a aliança que ele mantém com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). A princípio, o desejo do futuro presidente do PSDB de Mossoró é compor chapa com o próprio prefeito, na condição de candidato a vice. Mas, se Allyson rejeitar essa possibilidade, Lawrence poderá buscar alternativas.

Por enquanto, o presidente da Câmara trilha um caminho com pautas populares, mas sem bater de frente com o chefe do Executivo municipal. Uma dessas pautas é a retomada do projeto do santuário de Santa Luzia. Lawrence assumiu a luta, trouxe a comunidade católica para perto e atraiu apoios de vários segmentos da sociedade.

Políticos também hipotecaram apoio à luta. Numa audiência pública para debater o projeto, Lawrence Amorim conseguiu reunir lideranças políticas de vários partidos, além de representantes do Governo do Estado, das universidades, entidades de classes, setores produtivos e a comunidade católica.

O líder da bancada federal do RN, deputado Benes Leocádio (União Brasil), fez questão de participar da audiência e de confirmar o apoio à iniciativa de Lawrence. O senador Styvenson Valentim (Podemos) fez o mesmo, assim como representantes da Assembleia Legislativa do RN. “Lawrence mostrou força, reuniu lideranças, soube recepcionar, é um bom quadro da política”, elogiou o deputado Luiz Eduardo (Solidariedade).

 

Lawrence defende base de energias renováveis em Mossoró

Nesta semana em que foi anunciada a revitalização da atuação da Petrobras no Rio Grande do Norte, Lawrence Amorim colocou o assunto na pauta de Mossoró. Foi o único político da cidade a entender a importância do novo cenário para a vida os mossoronses.

Ele defendeu que Mossoró precisa exercer maior protagonismo no “boom” das energias renováveis no Rio Grande do Norte, e afirmou que a Petrobras, além de Natal, deve contemplar Mossoró nos seus projetos de transição energética.

Ao parabenizar a empresa pelo anúncio, segunda-feira (19), do hub de energia eólica em Natal, Lawrence propôs extensão dessas ações para Mossoró. “Faço um pedido público ao presidente Jean Paul Prates, para que Mossoró também seja contemplada”, disse, em entrevista ao programa Cenário Político, da TCM.

O presidente da Câmara Municipal sugeriu apoio à instalação de hub de inovação tecnológica em energias renováveis na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com sede em Mossoró. O hub incentivará pesquisa, qualificará mão de obra e apoiará criação de startups na área.

A Universidade, segundo Lawrence, já tem o projeto pronto e precisa de financiamento. “Já tratamos desse assunto com os professores envolvidos e pleiteamos ao senador Styvenson Valentim emenda à Fundação Guimarães Duque para colocar esse projeto em prática”, informou.

“É em Mossoró e região onde estão as universidades, onde atuam os pesquisadores; que já ofertam mão de obra qualificada e cuja qualificação pode ser ampliada. Mossoró tem imenso potencial para receber empresas, investimentos. Peço que Mossoró não seja esquecida nesse momento”, afirmou Lawrence.

O vereador avalia que o investimento em energias renováveis, além de fortalecer o setor energético de Mossoró, beneficiará outros setores da economia do município. “Vai melhorar o comércio, o setor hoteleiro e outros setores; trazer outros retornos para nossa cidade, através dos impostos das empresas”, observa.

Dessa forma, no entendimento de Lawrence, a base da Petrobras em energias renováveis não pode se resumir a Natal, mas também deve funcionar em Mossoró. Além do presidente Jean Paul Prates, ele pede apoio do Governo do Estado, bancada federal, Assembleia Legislativa, enfim, de toda a classe política.

Tags:

Lawrence Amorim
PSDB
politica
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO