Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 27 Jun 2023 | Coluna César Santos - 27 de junho de 2023

Crédito da foto: Reprodução Transposição do rio São Francisco

MAIS UMA ETAPA IMPORTANTE

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciou mais uma etapa das obras do Túnel Major Sales, localizado na cidade de Luís Gomes, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A estrutura faz parte do Ramal do Apodi, estrutura associada à transposição do Rio São Francisco, que vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos potiguares, paraibanas e cearenses.

A etapa atual é para a construção de uma janela de acesso. Trata-se de uma abertura planejada na estrutura do túnel, utilizada quando há necessidade de criar um acesso intermediário durante o processo de escavação. Essa janela é geralmente criada por meio de uma perfuração lateral na rocha ou no solo ao longo do caminho do túnel e têm múltiplas finalidades, como ventilação, acesso de emergência, remoção de detritos e acesso a áreas adjacentes.

É importante ressaltar que a criação de janelas durante a construção de um túnel deve ser cuidadosamente planejada e executada, levando em consideração os aspectos de segurança, estabilidade estrutural e integridade do túnel. O coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Projeto de Integração do São Francisco em Pernambuco, Tiago Portela, atesta a garantia da obra, levando em contato o cronograma pré-estabelecido.

Localizado entre os municípios de Uiraúna (PB) e Luís Gomes (RN), o Túnel Major Sales terá 6,3 quilômetros de extensão e tem previsão de conclusão para 2025. A estrutura vai permitir a passagem das águas do Velho Chico pelo Ramal do Apodi. O investimento federal em todo o ramal é estimado em R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.

O Ramal do Apodi é bastante significativo, pois será uma importante ferramenta de gestão e garantia da segurança hídrica na região. Além disso, a estrutura irá estimular desenvolvimento socioeconômico.

O ministro Waldez Góes tem afirmado a determinação do governo em concluir todo o projeto de transposição, dada a sua importância de diminuir as desigualdades regionais. Essa infraestrutura é um grande passo nesse sentido.

Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.

 

FRASE

“Vamos trabalhar com dedicação para Mossoró ter seu novo plano diretor”

FRANCISCO CARLOS – Vereador, que assume a missão na Câmara de Mossoró

 

PLANO DIRETOR

O vereador Francisco Carlos (Avante) fez a travessia para a bancada governista com uma garantia: o Palácio da Resistência apoiará a sua luta pela elaboração do novo plano diretor de Mossoró. Trata-se de uma necessidade urgente. Não há como pensar a cidade do futuro sem pensar e elaborar o plano diretor. Essa é uma das bandeiras do mandato de Francisco Carlos.

 

OUTRA GARANTIA

O Avante deixará de ser a casa partidária de Francisco Carlos. Ele sairá da sigla, hoje comandada no estado pelo empresário e político Jorge do Rosário. Na conversa com o prefeito Allyson, o vereador recebeu garantia de que terá uma nominata para viabilizar a sua reeleição em 2024. Dessa forma, Francisco contará com opções dos partidos controlados pelo prefeito, como PSD e União.

 

DR. ABEL

Morreu Dr. Abel Filho, ex-prefeito de Almino Afonso e de Rafael Godeiro. Perdeu a luta contra um câncer aos 61 anos. Tinha na política e na medicina extensa folha de serviços prestados à população das duas cidades alto-oestanas. Ele manteve erguida a bandeira política do pai, o Velho Abel, ao lado dos irmãos deputado Dr. Bernardo (PSDB) e o ex-prefeito Waldênio Amorim.

 

DR. ABEL II

Dr. Abel deixa viúva a prefeita Clevilândia Samara (Keké), de Rafael Godeiro, que ele ajudou a eleger em 2020. E ficam os quatro filhos: Diogo, Abel Neto e Mabel, que são médicos, e o caçula Abel Jesus. O sepultamento acontece hoje, no cemitério público de Almino Afonso, a sua terra natal.

 

CRISE NA UFERSA

O Conselho Universitário da Ufersa se reúne hoje, às 14h, para a traçar o destino da reitora Ludimilla Oliveira. O colegiado apreciará o pedido de destituição da reitora, feito por dirigentes do DCE e da Adufersa. Ludimilla teve o título de doutorado cassado pela UFRN, sob acusação de plágio de sua tese. Ela nega.

 

NÃO VAI TER GREVE

Os sindicatos que representam os servidores de Mossoró desistiram da greve geral. Para não passar em branco, vai ter paralisação de advertência do pessoal da saúde, hoje, na luta pela implantação do piso da enfermagem.

 

É NOTÍCIA

1 - Como foi tudo grande no Mossoró Cidade Junina 2023, conforme a mídia oficial, os gastos certamente acompanharam o rítmo? Aliás, quanto custou aos cofres públicos o MCJ 2023?

2 - A Igreja Católica está celebrando os 50 anos de vida sacerdotal de dom Mariano Manzana, o bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. A sua ordenação presbiteral ocorreu em 23 de junho de 1973, na Catedral de Trento, na Itália.

3 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa hoje a selar o destino de Jair Bolsonaro, com o julgamento da ação do PDT que pode tirar os seus direitos políticos. A condenação é dada como certa. Qualquer outro resultado será grande surpresa.

4 - O Potiguar enfrentar o Pacajus-CE nesta terça-feira, 27, pela 10a rodada do Brasileirão da Série D. Se vencer, entrará na faixa de classificação para a próxima fase. A partida será disputada no velho Estádio Nogueirão, a partir das 20h.

5 - A governadora Fátima Bezerra completou a entrega de 86 novos ônibus adquiridos dentro do Programa Nova Escola Potiguar. A renovação da frota tem como objetivo garantir qualidade ao transporte dos estudantes da rede pública.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
imprensa
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO