Jornal de Fato
A 9ª plenária estadual do Plano Plurianual do Governo do Estado discutiu, nesta quarta-feira, 28, as prioridades para investimentos em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. As discussões envolveram representantes de diversos segmentos da sociedade no encontro ocorrido no Teatro Estadual Lauro Monte Filho.
Cinco pontos foram apontados como imprescindíveis para o futuro de Mossoró, uma vez que proporcionarão impactos positivos em áreas vitais:
1 – Duplicação da BR-304, entre Natal-Mossoró-divisa com o Ceará;
2 – Construção de uma unidade do Instituto de Ensino Técnico (IERN);
3 – Ampliação do Hospital Regional Tarcísio Maia, maior pronto-socorro do interior do estado;
4 – Ampliação dos serviços prestados pelo Hospital da Mulher;
5 – Recuperação da malha viária estadual a partir da cidade de Mossoró.
Entre esses pontos, um chama a atenção para a importância da participação da população. É o projeto de duplicação da BR-304, uma vez que a proposta está inserida no PPA Participativo do Governo Federal. O cidadão pode votar a favor do projeto no site do governo federal, que vai priorizar investimentos em obras mais solicitadas pela população.
“Se você acha que a duplicação da BR-304 precisa ser uma prioridade máxima do governo federal, vote! Já votou? Multiplique esse voto pedindo para outras pessoas votarem também”, destacou a deputada Isolda Dantas (PT), que participou da plenária.
A parlamentar ressaltou que as cinco propostas mais votadas do Brasil serão prioridade da prioridade do governo federal. “Vamos lutar pela concretização desse sonho”, convocou.
A plenária estadual do PPA do Governo Federal no Rio Grande do Norte ocorreu em maio, com grande participação popular e a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da governadora Fátima Bezerra.
“Queremos governar não apenas para o povo, mas com o povo. É por isso que este projeto é tão importante e saudável”, afirmou a governadora, no auditório master da Escola do Governo, no Centro Administrativo, diante de representações dos diversos segmentos da sociedade, como mulheres, juventude, negros/as, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e direitos humanos.
Para promover a democratização do Estado brasileiro, o Governo Federal, com apoio do Consórcio do Nordeste, do Banco do Nordeste e de governos estaduais, realiza em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal plenárias de lançamento do planejamento denominado "Brasil Participativo". O projeto visa garantir que a sociedade tenha voz ativa na definição das prioridades para os próximos quatro anos.
“Estamos celebrando aqui o retorno da democracia e a vitória do PPA Participativo, que valoriza a cidadania ao promover a participação popular”, destacou a governadora, para ressaltar a importância da participação popular como um dos pilares fundamentais do projeto democrático e popular vitorioso no Brasil e no Rio Grande do Norte.
O PPA Participação do RN já mobilizou a população de nove territórios potiguar. Só nesta semana foram realizadas as plenárias em Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró.
Também já foras realizadas em São Paulo do Potengi, João Câmara (região do Mato Grande), Caicó (Seridó), Santa Cruz (Agreste) e Lajes (Central). Em Natal, a plenária "Terras Potiguares" será realizada no dia 7 de julho, com início às 14h, na Uern da Zona Norte.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.