Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 07h00 | 30 Jun 2023 | Coluna César Santos - 30 de junho de 2023

Crédito da foto: PMM Em 11 de março de 2021, Júnior Xavier e Alyson Bezerra exibem a municipalização do Nogueirão

PROTEJA O PATRIMÔNIO DE MOSSORÓ

O Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, está interditado mais uma vez. O buraco na arquibancada que “engoliu” a perna de um torcedor na noite de terça-feira, 27, durante o jogo Potiguar X Pacajus pelo Brasileirão da Série D, não permitiu qualquer outra decisão do Corpo de Bombeiros. Não se deve negligenciar a segurança dos desportistas.

Esse episódio é mais um flagrante da falta de zelo com a principal praça de esportes de Mossoró e, por gravidade, com o futebol. Dessa vez, com um agravante: o estádio foi municipalizado pela gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) com a justificativa de que seria revitalizado.

Leia o que disse Allyson no ato da municipalização em 11 de março de 2021, acompanhado do então secretário de Esportes do município, ex-jogador Júnior Xavier:

“Um momento histórico. Nós assumimos a Prefeitura e de cara abraçamos essa responsabilidade de devolver ao povo de Mossoró, de fato e de direito, o estádio Nogueirão. Era uma demanda histórica, de décadas, que a população queria que o Município pudesse cuidar do estádio.”

E completou:

“Vamos fazer grandes investimentos para que a gente tenha realmente uma grande praça de esportes.”

Ficou na promessa. Pouco ou nada foi feito. Pelo contrário, desde a municipalização o velho Nogueirão foi jogado ao buraco, agora de forma mais exposta.

Nesse canto de página, alertamos que a municipalização não tinha o sentimento saudável em defesa do futebol mossoroense, porque ela, a municipalização, escondia um desejo, digamos, traquino, de usar o patrimônio público em negócio valioso via permuta. A estratégia é deixar o Nogueirão cair aos pedaços para justificar a “necessidade” da permuta. Como o futebol move o sentimento passional do torcedor, logo a ideia ganha respaldo.

Só que as autoridades responsáveis pelo zelo do patrimônio público devem ficar de sentinela. O episódio de quarta-feira, com as imagens de um torcedor no buraco do Nogueirão repercutido no mundo do futebol, oferece o cenário ideal para a gestão municipal explorar a ideia da permuta. As autoridades, repito, não podem engolir mosca, ou frango, para usar a linguagem de quando um goleiro sofre um gol fácil.

Se, de fato, o prefeito Allyson está com boas intenções para garantir um estádio bem estruturado, ele tem em mão todas as condições possíveis. Basta colocar o Nogueirão no projeto “Realiza Mossoró” que receberá recursos da ordem de R$ 200 milhões, via empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. Dinheiro, portanto, não será problema.

Então, que a população mossoroense não aceite o prefeito permutar um dos patrimônios mais valiosos do município, localizado no concorrido bairro Nova Betânia, onde se encontra um dos metros quadrados mais caros do Rio Grande do Norte.

Em tempo: a permuta do Estádio Nogueirão teve a primeira tentativa em 2013, comandada pelo então prefeito Silveira Júnior. Na época, o esquema envolvia uma grande imobiliária de São Paulo. Agora, algo parecido está sendo tramado.

Que o Ministério Público se sinta provocado, desde já.

 

FRASE

“Vamos fazer grandes investimentos para que a gente tenha realmente uma grande praça de esportes”

ALLYSON BEZERRA – Prefeito, em 11 de março de 2021, quando municipalizou o Estádio Nogueirão

 

COLADINHAS

Apenas 11.881 habitantes mantêm Mossoró à frente de Parnamirim no ranking das cidades mais populosas do Rio Grande do Norte. Mossoró, segundo o Censo 2022, conta com 264.577 habitantes, enquanto Parnamirim chegou a 252.76 pessoas. No Rio Grande do Norte, a população é de 3.302.406, sendo Natal a maior cidade com 751.300 pessoas.

 

LANTERNINHA

Viçosa, na região do Alto Oeste, manteve a marca de menor município do RN em termos de habitantes, como apenas 1.822 pessoas. O município permaneceu na 1.790ª colocação na região Nordeste e na 5.481ª colocação no Brasil. Uma curiosidade revelada pelo Censo 2022: o Copan, edifício icônico no centro de SP, tem mais unidades habitacionais do que 254 municípios do Brasil.

 

FALTA 1

O TSE retoma o julgamento de Jair Bolsonaro nesta sexta-feira, 30, com placar de 3 a 1 pela inelegibilidade. Mais 1 voto, o ex-presidente perde os direitos políticos por oito anos. É o que vai acontecer. Faltam votar a ministra Cármen Lúcia e os ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes. O placar final deve ser 5 x 2.

 

LIBERAL

O senador Rogério Marinho já visitou todos os prefeitos que apoiaram a sua campanha vitoriosa em 2022. No aperto de mão e abraço de agradecimento, Marinho aproveita para convidar os aliados para o PL. A maioria agradece, mas diz que vai continuar onde está. Nesta semana, o senador se reuniu com Divaneide Oliveira, de Baraúna, e Juninho Alves, de Caraúbas.

 

ENCONTRO ESTADUAL

O PSD de Mossoró vai ao encontro estadual do partido, que será realizado neste sábado, 1º, em Natal, com a presença do presidente nacional, Gilberto Kassab. No segundo maior colégio eleitoral do estado, o PSD é dirigido pelo vereador governista Raério Araújo.

 

ENFERMAGEM

Os profissionais de enfermagem estão nas ruas pela implantação do piso salarial, que é lei, mas negada por gestores públicos. A categoria exige respeito aos direitos adquiridos com luta.

 

É NOTÍCIA

1 - Os servidores do Detran-RN aprovaram greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira, 5 de julho. A categoria reclama falta de proposta do governo para pontos salariais.

2 - Este ano, a rede hoteleira registrou uma ocupação média de 60% durante todo o período do Mossoró Cidade Junina. Já no fim de semana do Pingo da Mei Dia a ocupação média foi de 96%; e no Boca da Noite teve 63% dos eleitos ocupados.

3 - O Governo do RN colocará R$ 315 milhões em circulação na economia do estado com o pagamento da complementação da folha salarial de junho e antecipação de 40% do 13º salário para servidores das autarquias. Dinheiro depositado hoje.

4 - Hoje tem a segunda noite de shows do Dissé Junino, no município de Governador Dix-sept Rosado. Estarão no palco em praça pública Taty Girl, Allê Almeida e Forró Atração, André Luví e Davson Davis. A partir das 20h.

5 - O Brasil registrou no mês de maio saldo positivo de 155 mil empregos com carteira assinada. Nos primeiros cinco meses do ano foram criados 865 mil postos de trabalho, alcançando um estoque de mais de 43 milhões de empregos formais.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO