A ex-vice-prefeita de Mossoró, Nayara Gadelha, aceitou o convite do senador Rogério Marinho para atuar na reestruturação do Partido Liberal (PL) na cidade. A notícia foi dada em primeira mão pela jornalista Nathalia Rebouças, confirmada por Nayara. “Recebi o convite com muita alegria e entusiasmo e aceitei”, afirmou.
A decisão de Nayara tem forte repercussão nos bastidores da política mossoroense, com dois pontos em destaque:
Primeiro, a saída dela do Progressistas para o PL pode significar o seu afastamento da base política do ex-deputado federal Beto Rosado, ainda presidente do Progressistas. Ou, em outra hipótese, embora remota, seria a transferência de Beto para o PL, já que ele está perdendo o comando do partido para o deputado federal João Maia.
Nayara Gadelha evita fala de público sobre hipóteses. Ela apenas ressalta sobre a sua ainda curta trajetória na política. “Pude iniciar a minha trajetória partidária no PP, conseguimos a eleição majoritária na segunda maior cidade do estado e agora é hora de novos rumos”, disse na entrevista a Nathalia Rebouças.
O segundo ponto sugere reviravolta no processo de reorganização do PL em Mossoró, já que no primeiro momento essa missão seria delegada ao empresário e ex-candidato a prefeito Tião da Prest. Inclusive, na semana passada, Rogério Marinho se reunião com Tião em Mossoró e com o também empresário Lênio Maia, quando o convite teria sido feito.
Tião não deu declarações de público, mas também não negou o interesse em comandar o PL de Mossoró. Lênio mostrou-se mais empolgado e chegou a afirmar, por meio de grupos de amigos, que a missão de revitalizar o PL seria conduzida por Tião.
O surgimento de Nayara Gadelha tem assinatura do bolsonarismo. Ela é sobrinha do general Paulo Sérgio, que foi ministro da Defesa do governo Bolsonaro. Nas eleições 2022, a ex-vice-prefeita atuou na base de apoio em Mossoró à reeleição do então presidente da República.
A indicação da ex-vice-prefeita para o PL foi feita pelo deputado federal General Girão (PL), nome de proa do bolsonarismo estadual e nacional. O parlamentar vê em Nayara o melhor quadro para conduzir o processo de fortalecimento do partido em Mossoró. Inclusive, acredita que Nayara pode ser um nome a compor o tabuleiro da sucessão municipal em 2024.
Adversários
Nas eleições de 2016, Nayara e Tião foram adversários. Ela como candidata à vice-prefeita na chapa vitoriosa encabeçada pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), e ele candidato a prefeito, tendo como vice o empresário Jorge do Rosário.
Agora, sete anos depois, Nayara e Tião voltam à cena política. Como aliados, ou não.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.