O grupo político-familiar liderado pelas ex-deputadas Sandra e Larissa Rosado pode fazer a travessia de volta para o PSDB, dentro do processo de fortalecimento do partido em Mossoró. Esse é o desejo do líder estadual da legenda, presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza, que considera importante ter o grupo tradicional nos quadros do partido.
O rosadismo, como é conhecido o grupo, trocou o PSDB pelo União Brasil em março de 2022, com o devido consentimento de Ezequiel. A mudança partidária foi uma estratégia para beneficiar as candidaturas de Sandra e Larissa à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, respectivamente. Acreditava-se que no União Brasil mãe e filha teriam melhores condições de disputarem o pleito, já que a nominata do PSDB era bastante concorrida.
Ezequiel deixou as portas abertas ao rosadismo para um possível retorno. No início desta semana, o líder tucano reafirmou a boa relação com o grupo mossoroense ao nomear Larissa Rosado como assessora especial da ALRN. O cargo atenua o prejuízo que Larissa sofre com a cassação do mandato de vereadora pelo TSE por fraude à cota de gênero.
A nomeação de Larissa ocorreu no momento em que Ezequiel Ferreira entregou o comando do PSDB de Mossoró para o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, sugerindo que a nova formação do partido pode acolher os interesses do rosadismo e de Lawrence. O fato de o comando ficar com o presidente da Câmara não incomodaria Sandra e Larissa, além de que a relação com Lawrence é considerada boa.
Aliás, o rosadismo está perdendo a direção do União Brasil para o prefeito Allyson Bezerra, recém-filiado ao partido. Dessa forma, entre a liderança do prefeito e a convivência com Lawrence, o grupo de Sandra e Larissa teria preferência pela segunda opção, muito embora o rosadismo tenha se aproximado para uma possível convivência política com o atual chefe do Executivo mossoroense.
Nominata
Outro ponto que será levado em consideração pelo rosadismo é a formação de nominata à Câmara Municipal para as eleições 2024. O grupo deseja reconquistar a vaga no Legislativo, provavelmente com nova candidatura de Larissa. Para isso, vai levar em conta a concorrência na chapa proporcional.
Como o prefeito Allyson já tem 15 vereadores para acomodar em diferentes nominatas, acredita-se que o PSDB terá melhores condições a oferecer ao rosadismo.
Por enquanto, os grupos envolvidos não tratam sobre o assunto de público, mas, a depender do trabalho de Ezequiel Ferreira, as ex-deputadas Sandra e Larissa Rosado retornarão ao ninho tucano.
Ezequiel Ferreira fortalece PSDB no interior visando 2026
A reorganização do PSDB de Mossoró faz parte do projeto eleitoral de Ezequiel Ferreira de Souza para as eleições 2026, quando ele planeja trocar a disputa proporcional para a majoritária. O presidente da Assembleia Legislativa parte cedo ao liderar o processo de fortalecimento do seu partido no interior do Rio Grande do Norte.
Há poucos dias, Ezequiel cumpriu extensa agenda em cidades da Costa Branca e da região Oeste. Em Mossoró, anunciou apoio ao projeto de construção do santuário de Santa Luzia ao se reunir com o vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto Forte, e com o presidente da Câmara, Lawrence Amorim.
Em Areia Branca, com a prefeita Iraneide Rebouças (PSDB), Ezequiel se reuniu com lideranças para anunciar apoio ao Polo Turístico Costa Branca.
Nesta quarta-feira, 12, Ezequiel Ferreira (PSDB), anunciou que tem buscado medidas para impulsionar a qualidade da educação e o desenvolvimento do esporte no Estado. Em um conjunto de requerimentos, o parlamentar solicitou ações como aquisição de ônibus escolares, reformas em escolas e a construção de uma quadra poliesportiva. Essas iniciativas englobam 15 municípios de diferentes regiões do RN.
Uma das principais demandas apresentadas pelo líder tucano foi a aquisição de ônibus escolares destinados aos estudantes das zonas rurais. Os requerimentos incluem os municípios: Luís Gomes, Santana do Matos, Olho D’Água do Borges, Bom Jesus, Areia Branca, Pedro Velho, São José do Campestre, Cerro Corá, Pedra Preta, Ouro Branco, Coronel Ezequiel, Brejinho e Canguaretama.
Além disso, Ezequiel solicitou à Secretaria de Educação do RN, que também engloba as áreas de cultura, esporte e lazer, a construção de uma quadra poliesportiva no município de Barcelona. E ainda solicitou a reforma das escolas estaduais da cidade de Santana do Matos. Para a cidade de Brejinho, o pedido foi direcionado à Escola Estadual Maria Augusta Trindade; e na cidade de Extremoz o requerimento solicitou a reforma da Escola Estadual Lígia Navarro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.