Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 07h15 | 23 Jul 2023 | Coluna César Santos - 23 de julho de 2023

Crédito da foto: Ilustrativa O Brasil está perdendo a chance de formar jovens no momento histórico

MAZELAS DA EDUÇÃO INTEGRAL

O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), César Silva faz um alerta que é preciso falar sobre as mazelas da educação integral, em momento crucial no país. Leia:

A meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) visa oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de modo que atenda a, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Para tal, os estudantes devem ter, no mínimo, 7 horas de atividades escolares. Mas como toda meta, existe uma grande diferença entre a expectativa e a realidade. E, neste caso, o abismo é enorme.

O Censo da Educação de 2020, elaborado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, demonstra que apenas, 6,9% (12.278) das 178,3 mil escolas públicas brasileiras possuem entre 20% e 50% dos seus estudantes matriculados em tempo integral. Além disso, 50,7% (90.487) das escolas não possuem nenhum estudante com jornada integral.

Com mais de 47,4 milhões de crianças e jovens matriculados na educação básica em todas as suas etapas, temos apenas 5,4 milhões de matriculados na educação em tempo integral, quando o esperado seria de, ao menos, 12 milhões de estudantes. Em poucas palavras, não atingimos nem a metade da meta estabelecida.

Mas, o cenário é ainda pior quando olhamos para outro quesito: a qualidade do ensino. Os recursos educacionais e as metodologias não são inovadoras e estimulantes para os alunos, o que pode tornar o tempo integral mais prejudicial que positivo, levando ou aumentando o desinteresse e a evasão.

Além disso, a formação de professores é precária, uma vez que a carreira de docência não é valorizada em remuneração e benefícios e o investimento em recursos educacionais é pouco significativo e dissociado de novas estratégias de ensino. Assim, assegurar mais tempo dos alunos nas escolas acaba soando como uma “escola punitiva”, lembrando os antigos internatos usados para assegurar o controle dos estudantes em um “espaço confinado” que se denominava “escola”.

A pauta da melhoria da oferta de educação, da qualidade do aprendizado está associada a três variáveis importantes.

A primeira é a seleção dos temas, que envolve a curadoria dos conteúdos a serem desenvolvidos à luz dos interesses dos estudantes pela sua faixa etária, pelo seu espaço geográfico e pela sua realidade social que se associa a história do aluno.

A segunda está relacionada à metodologia e os recursos tecnológicos vinculados à proposta de tornar o desenvolvimento do aprendizado mais atrativo, mais empolgante, mais aplicável e com sentido, nos níveis do saber, do fazer e do ser.

Por último, temos a qualidade do tempo destinado ao estudo. Esta é a variável mais importante e derivada das duas outras destacadas. Não basta que seja destinado um tempo longo ao estudo, ou ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, é fundamental que seja adequado em quantidade, momento e intensidade.

O Brasil está perdendo a chance de formar jovens no momento histórico em que temos mais jovens em idade produtiva do que adultos. O momento é ou formamos bem estes jovens que podem produzir e gerar renda e estimular a economia com empreendedores ou profissionais qualificados, ou, em menos de 20 anos, teremos idosos incapazes de se sustentar individualmente e que dependerão do estado como provedor.

 

FRASE

“O Brasil está perdendo a chance de formar jovens no momento histórico”

CÉSAR SILVA - Diretor-presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia

 

CEGOS

Nesta segunda-feira, 24, completa 31 anos da inauguração da sede própria da Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró, localizada na Praça Dom João Costa. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Hoje, a estrutura precisa ser reformada. A Prefeitura tem recursos do Finisa carimbados para a obra, mas até agora nada foi feto.

 

NOVO DIRETOR

O ex-deputado federal José Bezerra Marinho desembarca na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, como novo diretor da Escola da ALRN. Escolha do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) para substituir José Maria de Lima, exonerado sob a acusação de assédio sexual contra uma servidora da Casa. José Bezerra vinha coordenando o programa Mais RN.

 

BALÃO DE ENSAIO

A quem interessa o "balão de ensaio" de que a ex-vereadora e ex-deputada Larissa Rosado estaria se filiando ao PCdoB? A falsa notícia surpreendeu a direção do partido local e estadual, uma vez que não há qualquer abertura de diálogo nesse sentido.

 

OPÇÕES

Larissa Rosado e o seu grupo pode voltar ao PSDB, se o novo líder local, Lawrence Amorim, aceitar. A depender do presidente estadual, Ezequiel Ferreira, o rosadismo será bem-vindo. Outra opção para Larissa é o PDT, agora presido no estado pela ex-deputada Márcia Maia, com quem mantém estreitos laços de amizade.

 

ILEGAL

O desembargador Expedito Ferreira de Souza determinou o retorno ao trabalho dos servidores do Detran-RN. O magistrado decidiu que a greve da categoria é ilegal. E definiu multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Segundo ele, as reivindicações devem ser buscadas por outras vias.

 

APOSENTADORIA

A desembargadora Zeneide Bezerra começa a arrumar as gavetas para a sua despedida. Aos 75 anos, que serão completados em 7 de outubro, a magistrada se aposentará. A vaga será ocupada pela juíza Berenice Capuxú, por antiguidade.

 

É NOTÍCIA

1 - As repartições públicas param nesta segunda-feira, 24, para a estreia da seleção feminina do Brasil na Copa do Mundo, às 8h, contra o Panamá. É ponto facultativo em todo o país.

2 - O Rio Grande do Norte tem um motivo especial para acompanhar a estreia do Brasil: Antônia, de Riacho de Santana, no Alto Oeste, é lateral-direita titular da Canarinha, comandada pela técnica Pia. A torcida no Alto Oeste potiguar será bem especial.

3 - A Catedral de Santa Luzia celebra hoje os 29 anos de ordenação do padre Flávio Augusto Forte Melo, vigário-geral da Diocese de Mossoró e presidente da Fundação Santa Luzia. A celebração eucarística está marcada para as 19h.

4 - O Potiguar decide hoje a sua sorte no Brasileiro da Série D longe de casa. Em razão do caos no Estádio Nogueirão, o alvirrubro foi obrigado a jogar no Frasqueirão, do ABC, em Natal. O jogo contra o Nacional de Patos tem início às 18h.

5 - O II Festival Gastronômico e Tibau acontece no próximo fim de semana, entre sexta-feira, 28, e domingo, 31. Estão confirmados restaurantes da região e do estado e atrações como Henry Freitas, Waldonys, André Luví, entre outros.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO