Terça-Feira, 19 de novembro de 2024

Postado às 07h15 | 28 Jul 2023 | Coluna César Santos - 28 de julho de 2023

Crédito da foto: Agência Brasil / Marcelo Camargo Atos antidemocráticos de 8 de janeiro

ELES NÃO DESCEM DO PALANQUE

A CPMI dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro não produziu nada até aqui, fora, claro, a guerra de narrativa entre governistas e oposicionistas. Aliás, quase sempre, ou sempre, CPI no Brasil serve apenas de palanque. Agora, porém, foi alimentada uma esperança que esta CPMI possa esclarecer o que, de fato, ocorreu naquele dia de destruição das sedes dos três Poderes, no Distrito Federal.

Para o retorno dos trabalhos, após o recesso do meio de ano, espera-se algo mais importante do que a CPMI nos dois primeiros meses. Pelo menos, a relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), avisou que o colegiado terá “dias absolutamente intensos” a partir de agosto. Segundo ela, documentos sigilosos encaminhados à comissão parlamentar mista de inquérito abrem novas frentes de investigação.

No período de recesso, a relatora recebeu um volume muito grande de documentos sigilosos, que vão respaldar tanto as oitivas quanto a apresentação de requerimentos para novas quebras de sigilo. Nas próximas semanas, previu, serão realizadas reconvocações e acareações, de forma que a comissão possa chegar aos autores intelectuais e aos financiadores do 8 de Janeiro.

A senadora não antecipou quais testemunhas ou investigados devem ser reconvocados ou submetidos à acareação a partir de agosto. Desde o início dos trabalhos, a CPMI ouviu oito pessoas. Entre elas, Mauro César Barbosa Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal; George Washington de Oliveira Sousa, preso por tentativa de atentado próximo ao aeroporto de Brasília; Jean Lawand Júnior, coronel do Exército, pelas mensagens de conteúdo golpista que trocou com Mauro Cid; e Jorge Eduardo Naime, coronel e ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal.

A empolgação da relatora, porém, não é garantia que os trabalhos sejam elucidativos em curto prazo. Veja que a comissão tem 819 requerimentos pendentes de votação. A maior parte deles sugere novos depoimentos: são 504 pedidos de convocação e 31 convites.

A oposição, por exemplo, quer ouvir sete ministros do presidente Lula: Flávio Dino, da Justiça e da Segurança Pública; José Múcio Monteiro, da Defesa; General Marcos Antonio Amaro dos Santos, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Rui Costa, da Casa Civil; Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais; Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social; e Márcio Costa Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Os governistas, por outro lado, querem a convocação do general Augusto Heleno, ministro do GSI durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro. Um pedido apresentado durante o recesso sugere a convocação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. De acordo com o requerimento, após a quebra do sigilo telemático do tenente-coronel Mauro Cid foram encontrados comprovantes de depósitos em dinheiro em uma conta bancária dela.

Não precisa de bola de cristal para prever que a CPMI de 8 de Janeiro se arrastará até à porta da sucessão presidencial de 2026, batendo com força para participar da escolha do atual ou do futuro presidente.

Duvida?

 

FRASE

“Teremos dias absolutamente intensos a partir de agosto”

ELIZIANE GAMA – Senadora, relatora da CPMI de 8 de Janeiro

 

FORMIGUEIRO

A Marcha das Mulheres exibe hoje o filme "Formigueiro", no Teatro Lauro Monte Filho, às 18h. O documentário narra as resistências e alternativas construídas pelas mulheres na defesa de seus corpos e territórios. A bilheteria será revertida para custear a presença da Marcha das Mulheres na Marcha das Margaridas em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto.

 

GRAÇA

O Espaço Artístico Natália Negreiros apresenta o espetáculo "Graça", que homenageia a cantora Gal Costa (falecida em novembro de 2022). No palco, os cantores Rafael Barros e Tiago Ladeira, os "Chicos", transformam o show em espetáculo com um grupo de 18 bailarinos. "Graça" estreia hoje no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e tem apresentação amanhã, sempre às 19h.

 

DOM BOSCO

Morreu Genésio de Souza Filgueira Neto, após longo período lutando pela vida. Ele tinha 71 anos. Mossoró sente a partida do professor Filgueira, que contribuiu para educação de gerações no Colégio Dom Bosco, fundado por tia Dagmar Filgueira, que ele conduziu muito bem por longos anos.

 

ISOLDA VAI À LUTA

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) não assumiu que será outra vez candidata à prefeita de Mossoró, mas vem caminhando com pauta de pré-candidata. Nesta quinta-feira, 27, ela chamou o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) para o octógono político com críticas contundentes. 2024 já está bem aí.

 

AGENDA EM ASSÚ

A governadora Fátima Bezerra (PT) cumpre agenda nesta sexta-feira, 28, em Assú, quando prestigiará a abertura da 3ª ExpoAssú - exposição agropecuária. A governadora visitará obras do estado em andamento. A ExpoAssú seguirá até domingo, com a exposição de mais de 600 animais.

 

QUALITATIVA

Tem pesquisa nova nas mãos de grupo político de Mossoró. Para consumo interno e leitura de poucos. Dados cruzados, números até surpreendentes, e possibilidades sugeridas. Trabalho entregue esta semana.

 

É NOTÍCIA

1 - O humorista Hélio de La Penã traz a Mossoró o espetáculo de stand up "Preto de Neve", que faz sucesso no país. A apresentação no dia 18 de agosto, no Teatro Dix-huit Rosado.

2 - O Banco do Nordeste reduziu a taxa de juros do Crediamigo, de 3,2% para 2,53% ao mês. A medida objetiva facilitar o acesso ao crédito para microempreendedores e impulsionar a geração de ocupação, principalmente no Nordeste.

3 - A Prefeitura de Mossoró contratou 15 atrações musicais para a Festa do Bode 2023, que será realizada nos dias 10 a 13 de agosto. Entre as atrações estão Mastruz com Leite, Caroline Melo, Cavalo de Pau, Forrós dos 3 e Mozão.

4 - O Novo Caged aponta que o Brasil registrou um saldo positivo de 157.198 empregos com carteira assinada no mês de junho. Destaque para o setor de serviço com 76.420 postos formais, seguido da agropecuária, com 27.159 empregos.

5 - Começa hoje o Festival Gastronômico de Tibau, com 35 estandes de serviços e gastronomia, artesanato e shows. Na abertura, a partir das 18h, apresentam-se os cantores Henry Freitas e André Luví e a banda Robinzband. Vamos lá.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO