SAÚDE NO PREÇO DA GALINHA
Ganhou as manchetes esta semana uma rifa de duas galinhas caipiras, organizada por moradores da zona rural de Mossoró, com objetivo de juntar dinheiro para pintar um galpão que serve de unidade de saúde no assentamento Mulunguzinho. A iniciativa surgiu em razão da completa ausência de políticas públicas na localidade.
O radialista Ugmar Nogueira, titular do portal “Na Boca da Noite”, esteve no local para conferir a informação. Ele se deparou com um cenário absurdo. O local onde as pessoas recebem atendimento médico está tomado por lixo, urina de rato e morcego.
Um agente comunitário de saúde, entrevistado por ele, relatou o abandono e suas consequências. Moradores afirmaram que a gestão municipal não passa pela localidade. Daí, a única solução encontrada pela comunidade foi promover a rifa das duas galinhas. O bilhete custa apenas R$ 5 e todo o dinheiro arrecadado será aplicado numa sala para que as pessoas possam ser atendidas com dignidade.
Ugmar Nogueira também constatou que o descaso se repete em outras comunidades rurais como Assentamento Favela, Maracanaú, Hipólito e Espinheirinho.
O descaso da gestão Allyson Bezerra (União Brasil) com a saúde é uma regra. Os problemas estouram todos os dias e em todas as áreas da cidade. A reportagem do Jornal de Fato constatou in loco a falta de respeito com as pessoas, principalmente aquelas que mais necessitam das políticas públicas.
Em março deste ano, convocado por moradores, o Jornal de Fato constatou e denunciou o abandono da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marina Ferreira, na localidade Barrinha. Naquele momento, a reportagem flagrou a sede em uma casa velha, material encalhado, entulhos, mato tomando de conta e galinhas soltas no quintal.
Os moradores também registraram o caos em fotos e vídeos para denunciar o que eles consideram abandono que afeta cerca de 1.800 moradores da Barrinha.
Um vídeo mostrou um médico atendendo paciente na sombra de uma árvore no quintal da UBS. Era possível ver galinhas no local, dividindo espaços. O profissional decidiu ir para a área aberta porque a velha estrutura do prédio estava comprometida, e não oferecia condições mínimas de funcionamento e de segurança. Inclusive, o sistema de ar condicionado não funcionava, impossibilitando o uso da sala de atendimento em razão do forte calor.
Os moradores afirmaram que falta de tudo na UBS. Eles denunciaram que até um dentista lotado na unidade estava impedido de atender às pessoas porque não tinha material para usar nos procedimentos. A moradora Larisse Alves de Menezes Silva chegou a ser ouvida e afirmou que a falta de medicamentos era constante até aquele momento, inclusive, ela fez uma lista de remédios que não são encontrados na UBS.
Pois bem.
A realidade de Mossoró é bem cruel, principalmente em áreas vitais como a saúde. As reclamações são constantes, as denúncias também. Mas, pouco ou nada é feito, nem mesmo pelas autoridades responsáveis pelo controle da coisa pública.
Pior para o cidadão simples, que paga uma conta cara, sem ter de volta o direito de viver bem. Infelizmente.
FRASE
“Há mais de quatro anos eu não tenho uma sala para atender”
FABRÍCIO ESPÍNOLA – Dentista sobre a falta de estrutura de saúde no Mulunguzinho
BANDEIRA VERDE
O consumidor não pagará taxa extra na conta de energia elétrica de agosto. A Aneel manteve a bandeira verde, que está em vigor desde abril de 2022, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. A expectativa é que esse cenário seja mantido até o final do ano. A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional.
ESAM/UFERSA
Nesta data, em 2005, o presidente Lula, no seu primeiro governo, sancionava o projeto de lei 11.155 transformando a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 1º de agosto daquele ano. O professor Josivan Barbosa de Menezes foi nomeado o primeiro reitor.
INVESTIDAS
O deputado federal João Maia não desistiu de tomar o Progressistas das mãos do ex-deputado federal Beto Rosado. Investidas intensas nos últimos dias. Mas, sem uma decisão tomada pelo líder nacional, senador Ciro Nogueira, que continua prestigiando Beto.
CENTRÃO
João Maia (ex-PL) entende que o Progressistas é o melhor caminho para ele em Brasília e no Rio Grande do Norte. Reconhecidamente de "centro", Maia se amina no momento que o partido está desembarcando no governo Lula, devendo receber o comando da Caixa Econômica Federal e outros cargos distribuídos nos estados.
ENQUANTO ISSO...
Beto Rosado não tem pressa para voltar à atividade pública. Desde que encerrou o mandato, em fevereiro deste ano, o ex-deputado tem evitado os holofotes. As aparições foram poucas. Ele mergulhou na atividade agrícola, cuidando, como gosta, da produção da fazenda da família.
LEITURA QUALI
Se as eleições fossem hoje, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) renovaria o mandato. Mas, não seria de forma confortável. Tem uma "sombra" que o acompanha que, embora sem nome, faz frente a sua popularidade. Leitura do estudo qualitativa que chegou esta semana.
É NOTÍCIA
1 - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN passa a ser reconhecida como de utilidade pública, por força de lei sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT).
2 - A segunda noite do Festival Gastronômico de Tibau, neste sábado, 29, tem shows do cantor e sanfoneiro cearense Waldonys. Tem ainda o cantor Felipão, Banda Inala e Alex do Acordeon. O festival conta com 35 estandes e muitos sabores. Vamos lá.
3 - O Departamento de Jornalismo da TCM conquistou o Prêmio BNB de Jornalismo com a série de reportagem "Rota do Camarão". A série foi exibida entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2023 no Jornal TCM. De parabéns dona Zilene Marques e toda a equipe.
4 - A Azul aumentou em 44% a malha aérea do Rio Grande do Norte para o período da alta estação. Serão 238 voos no período de segunda quinzena de dezembro até o final de janeiro de 2024. Os destinos contemplam todas as regiões do Brasil.
5 - A cantora revelação de Mossoró Caroline Melo lança neste sábado, 29, o seu novo trabalho - De Sol a Sol, em parceria com o cantor e sanfoneiro Giannini Alencar. O novo clipe estará em todas as plataformas digitais. Vamos conferir.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.