Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 00h30 | 30 Jul 2023 | Coluna César Santos - 30 de julho de 2023

Crédito da foto: Reprodução Caic do Carnaubal

ERA UMA VEZ O CAIC...

Nesta segunda-feira, 31, completa 31 anos que Mossoró recebia o primeiro Centro Integrado de Apoio à Criança (CIAC), depois batizado de CAIC, no bairro Carnaubal, zona sul. Estava presente o embaixador Sérgio Paulo Rouanet, secretário nacional de Cultura, representando o presidente Fernando Collor de Mello, sendo recepcionado pela então prefeita Rosalba Ciarlini e o então governador José Agripino Maia.

O Caic recebeu o nome de Monsenhor Francisco Sales de Cavalcanti, por meio do decreto 654/92, de 10 de julho de 1992, assinado pela prefeita de Mossoró. Cearense de Boa Viagem, padre Sales dedicou a vida à luta social, por meio de sua atividade religiosa. Ele chegou a Mossoró em janeiro de 1945, nomeado diretor do Ginásio Santa Luzia, permanecendo no período entre 1946 a 1959. O religioso morreu em 5 de setembro de 1991, na Casa da Misericórdia do Carmo, em Fortaleza - CE.

Depois do Caic do Carnaubal, a cidade recebeu a segunda unidade, localizada no conjunto Abolição II, zona oeste, com a mesma proposta de oferecer atividades diárias de educação, saúde, alimentação, esporte e lazer.

Por mais de uma década, os Caics cumpriram a missão. Mas, desde que a gestão foi transferida para o estado, as unidades foram fragilizadas em processo acelerado. O péssimo exemplo é o Caic do Carnaubal, hoje abandonado e transformado em grande lixão. A Escola Francisco Sales Cavalcanti, que funcionava no local, foi transferida para imóvel improvisado, e as outras atividades encerradas, em detrimento de crianças e adolescentes dos bairros da zona sul de Mossoró.

O Jornal de Fato já publicou quase uma dezena de reportagens denunciando o descaso e relatando a luta dos moradores do Carnaubal, Belo Horizonte, Alto do Xerém, Lagoa do Mato, Boa Vista e áreas adjacentes. Eles organizaram o grupo "Amigos do Bairro" para fortalecer o movimento em defesa do Caic.

Antes da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação emitiu nota afirmando que a Prefeitura de Mossoró estava disposta a assumir o Caic para recuperá-lo. Por gravidade, seriam instaladas as Unidades de Ensino Infantil (UEI) Menino Jesus de Praga (Carnaubal) e Zélia Maria Guerra (Alto do Xerém). Ambas funcionam em prédios alugados.

Na época, a então secretária de Educação do município, Magali Delfino, disse que vinha tratando o assunto com o Governo do Estado desde 2017. As tratativas, porém, foram encerradas com a mudança de gestão municipal.

Recentemente, o líder comunitário Otávio Lopes Filho filmou o local e distribuiu as imagens nas redes sociais. O velho imóvel está caindo aos pedaços e não oferece mínimas condições de recuperação da estrutura física. Precisará ser reconstruído.

Infelizmente, não há interesse anunciado por parte das autoridades, embora em cada campanha eleitoral as promessas sejam requentadas. As famílias dos bairros afetados são testemunhas.

Enquanto isso, crianças e adolescentes seguem privadas do equipamento que no passado concentrava, no mesmo ambiente, atividades diárias de educação, saúde e cidadania.

 

FRASE

“Crianças e adolescentes precisam desse equipamento de inclusão social”

OTÁVIO LOPES FILHO – Líder comunitário quando lançou Amigos do Bairro em defesa do Caic do Carnaubal

 

CINE CID

Há exatos 30 anos, o Cine Cid de Mossoró encerrava as suas atividades, realizando a última exibição com o filme "Esqueceram de Mim 2". De propriedade do prefeito Dix-huit Rosado (falecido em 1996), o Cid foi inaugurado em 22 de julho de 1964, ocupando importante área do centro da cidade. No final da década de 90, transformou-se no Teatro Estadual Lauro Monte Filho.

 

PRIMEIRA UPA

Em 2002, nesta data, era inaugurada a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Mossoró, localizada no Alto de São Manoel. Projeto inovador da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, que serviu de modelo para o Governo Federal implantar no país. Depois daí, Mossoró ganhou mais duas UPAs, localizadas nos bairros Santo Antônio e Belo Horizonte.

 

DÍVIDA

A bancada do prefeito Allyson Bezerra (União) quer potencializar na Câmara a cobrança de R$ 90 milhões que o gestor diz que o governo estadual deve a Mossoró. A ordem é ocupar a pauta para desgastar a imagem da governadora Fátima Bezerra na cidade.

 

DÍVIDA II

Já a oposição está preparada para o acerto de contas, uma vez que o governo reclama que a Prefeitura de Mossoró deve mais de R$ 30 milhões à Companhia de Água e Esgotos (CAERN). Sobre essa conta, a ordem do prefeito é para a bancada repetir à exaustão que a prefeitura não deve nada, até, se possível, virar verdade.

 

"CAMARADA"

A ex-vereadora Larissa Rosado, de saída do União Brasil, ainda não desistiu do PCdoB. Ela aposta no "cabo eleitoral" Gutemberg Dias para convencer a direção do partido. Dias presidiu o PCdoB de Mossoró por longo tempo e tem trânsito livre na direção estadual. Por enquanto, nada decidido.

 

"CAMARADA" II

Já a ex-vereadora Aline Couto está com filiação ao PCdoB bem encaminhada. Ela quer e a direção do partido, também. Aline entende que a federação partidária com PT e PV pode viabilizar a sua candidatura à Câmara. Nas eleições de 2020, Aline foi a oitava mais votada, com 2.259 votos.

 

É NOTÍCIA

1 - O cantor Vicente Nery é a principal atração do Festival Gastronômico de Tibau, neste domingo, 30. Tem ainda shows do cantor Núzio Medeiros e da banda Chama as Meninas. A partir das 18h.

2 - A 17ª Feira do Livro de Mossoró receberá Luiz Fernando Pereira de Melo, um dos maiores pesquisadores da história e genealogia potiguar. Ele fará palestra sobre "Literatura, História e Genealogia do RN", no segundo dia de evento, 3 de agosto.

3 - Mais de 700 mil pessoas visitaram a Feira do Livro de Mossoró ao longo de 16 edições. A primeira foi realizada em 2005 por iniciativa de Rilder Medeiros, com apoio da secretária de Educação Niná Rebouças. Este ano a feira acontece entre 2 a 5 de agosto, na Uern.

4 - Potiguar encara o Bahia de Feira de Santana no primeiro jogo do mata-mata do Brasileiro da Série D. A partida será disputada no Estádio Nogueira para um público limitado de pouco mais de 1.200 torcedores. No próximo domingo, a volta em Feira de Santana.

5 - A semana começa com a expectativa de adesão à greve dos servidores estaduais de saúde lotados em Mossoró. A categoria se mobilizará a partir de quarta-feira, 1º de agosto, caso até lá o Governo do Estado não sente para negociar com o Sindsaúde.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornal
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO