Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 02 Ago 2023 | Coluna César Santos - 2 de agosto de 2023

Crédito da foto: Agência Brasil Tabagismo é a maior causa do câncer de pulmão no Brasil

CUIDE DO SEU PULMÃO

A Campanha Agosto Branco tem por finalidade conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de pulmão, que é uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com dados do Instituto do Câncer (INCA), cerca de 30 mil pessoas perdem a vida por causa da doença por ano. Mais de 80% dos casos estão relacionados ao tabagismo.

O câncer de pulmão é o terceiro tipo de tumor mais comum em homens, com 18.020 casos novos, e o quarto em mulheres, com 14.540 casos novos ao ano - excluindo o câncer de pele não melanoma. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma epidemia, uma vez que 8 milhões de pessoas morrem por ano, direta ou indiretamente, devido a esse vício.

O câncer de pulmão pode ser assintomático nos estágios iniciais, o que leva à maioria dos diagnósticos em estágios avançados. Identificar a doença precocemente aumenta as chances de cura. Geralmente, as fases iniciais não provocam nenhum sintoma, somente em etapas mais avançadas o paciente passa a sentir dores toráxicas, tosse, falta de ar, escarro com sangue, emagrecimento, falta de apetite, indisposição, entre outros.

Ex-fumantes devem ficar sempre atentos e fazer exames periódicos. O acompanhamento é fundamental para ex-tabagistas, em especial aqueles que possuem alta carga tabágica, que fumaram mais de 20 maços por ano. Esses pacientes têm a maior probabilidade de desenvolver a doença.

A questão de transplantar o órgão afetado como uma solução para a doença é uma dúvida comum entre os pacientes. A oncologista Suellen Nastri, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, alerta sobre os riscos do procedimento. Ele diz que os pacientes que são transplantados são obrigados a usar medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição do órgão doado. Dessa forma, se ainda houver células cancerosas no organismo, a reprodução dos tumores será ainda mais rápida, podendo causar metástase ou reincidência da doença.

O tratamento para o câncer de pulmão vai depender do estágio e da extensão da doença. As modalidades de tratamento para esses pacientes geralmente envolvem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo ou imunoterapia. Cada caso é único e o médico deverá seguir o que for melhor para o paciente.

A edição 2023 da Asco (American Society of Clinical Oncology), maior congresso de oncologia do mundo, trouxe interessantes atualizações nos tratamentos relacionados ao câncer de pulmão. Um dos achados importantes foi sobre o uso de terapia-alvo para pacientes com doença localizada, especialmente aqueles em fase inicial e com a mutação do EGFR, um biomarcador de um subtipo de câncer de pulmão. Esse grupo obteve benefícios em termos de sobrevida global com uso de uma medicação específica inibidora do EGFR, como tratamento complementar à cirurgia e quimioterapia pós cirurgia.

O mais importante, conforme sugere a Campanha Agosto Banco, é a pessoa não fumar, evitar o abuso de bebidas alcoólicas, reduzir o consumo de açúcares, gorduras e comidas processadas, não optar por alimentos ricos em sódio e conservantes, além de praticar atividades físicas diariamente.

 

 

FRASE

“Não vamos aumentar, estamos confortáveis com essa volatilidade”

JEAN PAUL PRATES – Presidente da Petrobras negando que vai haver aumento no preço dos combustíveis

 

CIMENTO

Dirigentes do grupo espanhol AGM Mineração vai ao Banco do Nordeste nesta quinta-feira, 3, apresentar o projeto de instalação da nova fábrica de cimento de Mossoró. Buscará apoio da instituição bancária. A nova fábrica começará a ser construída agora em agosto numa área de 590 hectares na saída de Mossoró para Assú. Investimento de R$ 800 milhões.

 

CIMENTO II

O grupo AGM Mineração tem origem em Valencia, na Espanha, e explora a marca “Cimentos La Union”, com atuação no Egito, Chile, República Dominicana e Brasil. Será a quarta fábrica de cimento na região de Mossoró, que hoje conta com as marcas Nassau (Itapetinga), Mizu e Cimento Apodi. A nova fábrica ficará pronta em 2025, devendo absorver a mão de obra local e regional.

 

MINEIRINHO

O vice-governador Walter Alves está transferindo algumas bases eleitorais do MDB para o deputado federal Fernando Mineiro, do PT. A mais recente foi a prefeita Janda Jácome, de Frutuoso Gomes. Nas eleições de 2022, ela apoiou Garibaldi Filho, pai de Walter, para a Câmara dos Deputados. Agora segue Mineiro.

 

FUTURO

A bondade de Walter a Mineiro não é de graça. O líder emedebista fortalece a sua relação com o PT pensando nas eleições 2026, quando, muito provavelmente, será candidato a governador. Walter sabe que o projeto depende de boa vontade dos companheiros do PT.

 

AGENDA FEDERAL

Dois ministros de Lula cumprirão agenda no Rio Grande do Norte em agosto. Renan Filho, dos Transportes, vem no dia 11 para lançar o edital do projeto de duplicação da BR-304; Camilo Santana, da Educação, desembarcará na segunda quinzena para lançar o Criança Alfabetizada.

 

FIO DA NAVALHA

Nos corredores do campus da Ufersa, em Mossoró, a versão corrente é que a reitora Ludimilla Oliveira não passa desta semana na titularidade do cargo. A esquerda universitária espera que o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), assine a sua destituição de imediato, com base no parecer do Conselho Universitário (CONSUNI), que recomenda a cassação da reitora por suposto plágio na tese de doutorado.

 

SÓ DEUS

Já Ludimilla Oliveira garante que fica no cargo de reitora e que só Deus decidirá o seu destino. A reitora aposta em resultado positivo na Justiça Federal para continuar no cargo. Ela recorreu da decisão da UFRN que cassou o seu título de doutorado.

 

ENQUANTO ISSO...

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) paga uma conta cara. O embate político ideológico tem provocado consequências terríveis, inclusive, para o futuro da instituição.

 

NETO DA EMATER

O ex-prefeito Neto da Emater vai tentar retomar a Prefeitura de Portalegre nas eleições 2024. Enfrentará o atual gestor, Zé Augusto, representante da família Rêgo. Nas eleições de 2020, Zé Augusto ganhou a Prefeitura em disputa acirrada. Ele recebeu 2.659 votos contra 2.517 do candidato apoiado por Neto, Galego de Euclides. A diferença foi de apenas 2,74%. Atualmente, Neto ocupa o cargo de superintendente regional do Ministério da Agricultura e Pecuária no Rio Grande do Norte.

 

PREOCUPANTE

O vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) alerta para a baixa quantidade de leitos disponíveis para internação de pacientes psiquiátricos em Mossoró. Segundo ele, entre os anos de 2002 e 2010, o município contava com cerca de 200 leitos para internamento. Hoje, tem apenas 55 leitos, sendo 40 masculinos e 15 femininos. Os números foram apresentados no plenário da Câmara Municipal.

 

 

É NOTÍCIA

1 - Jean Paul Prates diz que a Petrobras está confortável com a volatilidade no mercado internacional e que não haverá aumento nos preços dos combustíveis agora. Melhor para o bolso do consumidor.

2 - Começa hoje a 17ª edição da Feira do Livro de Mossoró, na área da Faculdade de Letras, campus central da Uern. Este ano, o Governo do Estado liberou mais de R$ 400 mil para compra de livros, por meio do programa RN Literário. O evento vai até sábado, 5.

3 - O STF julgou inconstitucional o uso do argumento da "legítima defesa da honra" em casos de feminicídio julgados no tribunal do júri. A tese foi bastante utilizada em casos de agressões ou feminicídios para justificar a violência de homens brutos.

4 - A fala do secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, sobre o aumento de gastos com pessoal e a baixa arrecadação de receita no último ano, é a palavra do governo de que não tem como reajustar salários dos servidores públicos. Está bem claro.

5 - O mês de agosto será ainda mais quente no Rio Grande do Norte, em razão do El Niño, fenômeno que aumenta a temperatura da superfície do mar. A previsão para hoje é que a temperatura alcance 29º C em algumas regiões do estado.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
notícia
impresso
imprensa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO