A Associação Mossoroense de Proteção Animal e Responsabilidade Ambiental – INSTITUTO AMPARA e o INSTITUTO RENATA PRAXEDES rebateram, em nota, a versão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) para o não pagamento de emendas impositivas que beneficiam a causa animal.
As entidades afirmam que estão aptas a receberam os recursos públicos, inclusive, sob o ponto de vista jurídico e/ou legal, uma vez que não qualquer pendência.
Na verdade, o prefeito Allyson não gosta da causa animal porque esta é uma luta travada por pessoas e entidades independentes, sem vínculo ou paixão política.
Também pesa o fato de o vereador Pablo Aires (PSB), de oposição, ter a bandeira de luta em defesa dos animais, assim como o vereador Tony Fernandes (Solidariedade).
Leia a nota assinada pelas duas ONGs:
A Associação Mossoroense de Proteção Animal e Responsabilidade Ambiental – INSTITUTO AMPARA e o INSTITUTO RENATA PRAXEDES, vem por meio deste comunicado prestar esclarecimentos a sociedade mossoroense quanto as informações veiculadas pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Mossoró em vídeo publicado nas suas redes sociais.
As duas ONGs atuam na cidade de Mossoró/RN e região prestando um serviço público a sociedade. Como entidades do terceiro setor sem nenhuma pendência jurídica e/ou legal, estão aptas a receberem recursos públicos para melhor atender as necessidades dos animais em situação de rua, auxiliando o poder público no que lhes cabem.
No ano de 2021, durante a elaboração da Lei Orçamentária Anual a ser executada no ano seguinte, as três entidades, INSTITUTO AMPARA e INSTITUTO RENATA PRAXEDES, receberam emendas destinando recursos a serem utilizadas em 2022. A mesma situação aconteceu durante a produção da Lei Orçamentária Anual de 2023.
Assim, como manda os tramites administrativos, as ONGs entregaram toda a documentação a fim de receberem os recursos que tem direito, como pode ser comprovado pelos arquivos anexados a este comunicado. Apesar disso, nenhuma entidade, até agora, recebeu qualquer recurso advindas das emendas destinadas pelos vereadores.
É importante ressaltar que esses recursos poderiam estar sendo utilizados para amenizar problemas comuns em nossa cidade como a super população de animais em situação de rua por meio de castrações, campanhas contra maus tratos aos animais, apoio aos protetores independentes etc.
Dessa forma, o INSTITUTO AMPARA e INSTITUTO RENATA PRAXEDES pedem sensibilidade e apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró representada pelo Prefeito Allysson Bezerra, para que esses recursos sejam liberados.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.