Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 07h00 | 13 Ago 2023 | Coluna César Santos - 14 de agosto de 2023

Crédito da foto: TSE Urnas eletrônicas

RAIO-X ELEITORAL NO OESTE

Se Mossoró ainda não respira o ar da sucessão municipal, muito por conta da pouca ou nenhuma mobilização da oposição, no resto da região Oeste o clima já é de campanha eleitoral. Dezenas de municípios, inclusive, com as pré-candidaturas postas e se movimentando em disputa antecipada.

É o caso de Pau dos Ferros, a principal cidade no Alto Oeste. A prefeita Marianna Almeida (PSD) e o ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil) vão repetir a disputa de 2020, só que com papéis invertidos. Marianna, que foi candidata pela oposição, vai defender o mandato, enquanto Leonardo, que era prefeito nas eleições passadas, tentará retornar ao cargo.

As eleições de 2020 foram surpreendentes na chamada capital do Alto Oeste. Marianna, que seria candidata à vice-prefeita acabou assumindo a cabeça de chapa devido ao impedimento do ex-prefeito Nilton Figueiredo. Ela apenas “cumpriria tabela”, mas acabou desbancando o favoritismo de Leonardo Nogueira. Marianna foi eleita com 54,22% dos votos contra 44,1% do então prefeito.

Como o cenário é bastante acirrado em Pau dos Ferros, a atual prefeita e o ex-prefeito anteciparam a campanha. Marianna caminha com a estrutura da máquina pública, principalmente em áreas mais necessitadas, enquanto Leonardo cumpre agendas nos fins de semana e usa a força da comunicação que tem a seu favor.

Na cidade de Itaú, a disputa em 2024 será protagonizada pelos menos candidatos de 2020. O prefeito André Júnior (Progressistas) enfrentará José Roberto Pezão (União Brasil), assim como aconteceu nas últimas eleições municipais. André superou Pezão com 52,03% dos votos contra 40,58%. Teve outro candidato, André Brasil (MDB), que recebeu apenas 7,39% dos votos.

Em Portalegre, o prefeito José Augusto (União Brasil) enfrentará o ex-prefeito Neto da Emater (PP). Nas eleições de 2020, José Augusto venceu o candidato de Neto, Galego de Euclides (MDB), com 51,37% dos votos contra 48,63%. Em 2024, a disputa promete ser ainda mais acirrada.

Na cidade de Caraúbas, a disputa se repetirá entre o grupo empresarial Saia Rodada e o grupo de oposição liderado pelos Ferreira. Como está no segundo mandato consecutivo, o prefeito Juninho Alves apoiará o seu sobrinho vereador Givago Barreto (Progressistas). A oposição terá uma mulher candidata que pode ser Carol Fernandes, que disputou a Prefeitura em 2016 e foi derrotada por Juninho, ou Kaline Amorim (MDB), esposa do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (PSDB).

Outra cidade com a campanha eleitoral acelerada é Areia Branca. Os ex-prefeitos Bruno Filho (MDB), que é atual vice-prefeito, e Souza (PSB), que foi deputado estadual de dois mandatos, já assumiram que são pré-candidatos e promovem mobilização junto aos eleitores. Bruno tem o apoio da prefeita Iraneide Rebouças (PSB), que nas eleições 2020 derrotou o candidato de Souza, Toninho (PSB), numa disputa acirradíssima. Iraneide foi reeleita com 49,87% dos votos contra 49,12%, diferença de apenas 0,75%.

Bom.

Esses são alguns dos municípios que vivem a campanha eleitoral de 2024 antecipada. Outros, em menor intensidade, também de mobilizam. E o ritmo vai aumentando conforme a aproximação do início do ano eleitoral.

 

FRASE

“Tivemos amplo sucesso em nossas reivindicações ao Governo Federal”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora sobre o novo PAC para o Rio Grande do Norte

 

MARGARIDAS

Cerca de mil mulheres potiguares representarão o RN na 7ª Marcha das Margaridas, a partir desta terça-feira, 15, em Brasília. O Centro Feminista 8 de Março comanda a delegação de Mossoró. Na capital federal, a mulheres vão reafirmar a luta por mais políticas públicas, enfrentamento da fome e de todo tipo de violência, entre outros temas importantes na pauta.

 

PREFEITOS

Mais de 1,5 mil prefeitos de todo o país confirmaram presença na mobilização municipalista em prol dos interesses dos Municípios na aprovação da Reforma Tributária, além de tratar da queda de arrecadação, que traz grandes impactos aos entes locais. A mobilização acontece no mesmo período da Marcha das Margaridas, a partir de terça-feira, 15. A pressão será grande na capital federal.

 

DECEPÇÃO

Setores da sociedade de Apodi estão decepcionados com o deputado Neilton Diógenes (de saída do PL). Eleito como legítimo representante da cidade, o parlamentar até agora não cumpriu esse papel. Pelo contrário. Mostra-se ausente das principais pautas do município. Neilton, inclusive, tem investido mais na política de Mossoró do que em Apodi.


BR-304

A prioridade número 1 do Novo PAC no Rio Grande do Norte é a duplicação da BR-304. Trata-se de uma luta antiga dos potiguares, principalmente dos mossoroenses, que o governo estadual assumiu. A governadora Fátima Bezerra (PT) deixou bem claro em Brasília.


PULSEIRAS

De Brasília, a informação que ganha força nos bastidores da justiça e da política é de que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandará o ex-presidente Bolsonaro para a cadeia. Os mais apressados chegam a afirmar que ele já tem elementos suficientes no caso das transações das joias sauditas.

 

CONSEQUÊNCIA

Bolsonaro preso ele vira apenas um "cliente" da Suprema Corte ou um herói nacional? O povo brasileiro gosta de vítima, desde sempre. E, na política, esse sentimento já transformou muita gente em herói. Bolsonaro não seria o primeiro.

 

É NOTÍCIA

1 - A Festa do Bode de Mossoró reserva para hoje, último dia de evento, festival gastronômico, funcionamento de restaurantes e o Forró fim de feira na Vila do Bode, das 12h às 15h.

2 - A Câmara Municipal de Mossoró realizará sessão solene para celebrar os 16 anos de fundação da Academia Feminina de Letras (AFLAM), na próxima quinta-feira, 17, às 9h. A iniciativa é do presidente da Casa, Lawrence Amorim (Solidariedade).

3 - A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos de Areia Branca, chega à reta final. Hoje tem o Circuito do Sol com Chicabana, às 17h. E nesta segunda-feira, véspera de feriado, show com o cantor Wesley Safadão em praça pública.

4 - O Ministério da Agricultura e Pecuária definiu a comissão que vai organizar o concurso público, devendo o edital ser publicado ainda este ano. A expectativa é de que sejam abertas 520 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior.

5 - Um abraço cheio de saudades a Seu Teobaldo, que do alto contempla o nosso Dia dos Pais por aqui. O velho faz falta, mas seu legado nos mantém no caminho reto e certo. Em nome dele, vai daqui o nosso abraço fraterno a todos os pais.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO