Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 08h15 | 16 Ago 2023 | Coluna César Santos - 16 de agosto de 2023

Crédito da foto: Assecom-RN Técnicos da Sesap apresentam plano da reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia

HOSPITAL TARCÍSIO MAIA

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) vai passar por uma das maiores mudanças de sua história, com investimentos da ordem de R$ 10,3 milhões. O projeto do Governo do Rio Grande do Norte é ampliar diversos setores, desde o centro cirúrgico até o estacionamento, passando ainda por urgência e emergência, pediatria e nutrição.

Para que as obras, que começam nas próximas semanas, possam ser efetivadas, faz-se necessária a mudança de muitos serviços do HRTM. Daí, a Secretaria de Saúde Pública do Estado elaborou um plano que inclui a necessidade de transferir setores do Tarcísio Maia para duas outras unidades estaduais em Mossoró: Hospital da Mulher e Hospital da Polícia Militar.

Na segunda-feira, 14, técnicos da Sesap/RN apresentaram o plano de forma clara, no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de mudança e a importância que o investimento tem para ampliar o atendimento na maior unidade de urgência e emergência do interior do estado. Estavam presentes representantes de órgãos de controle, parlamentares, conselhos de classe e entidades privadas e filantrópicas.

A apresentação do plano foi necessária, também, para evitar a tentativa de exploração política, uma vez que liderados do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) iniciaram estratégia para diminuir a importância da obra. Pouco importa se a população será a maior beneficiada, porque o que interessa para esse tipo de política é afetar o adversário.

Pois bem.

A equipe técnica da Sesap mostrou que a mudança será gradual, dividida em cinco etapas até dezembro, garantindo o pleno atendimento à população durante toda a obra de reforma. A primeira etapa do plano está programada para ocorrer entre o fim deste mês e o início de setembro, com transferências de parte do centro cirúrgico e de leitos para o Hospital da PM.

É importante afirmar, baseado no plano apresentado pela Secretaria de Saúde do Estado, que o funcionamento compartilhado entre Hospital da Mulher e parte da estrutura do Hospital Tarcísio Maia não vai impedir o planejamento de expansão dos serviços da nova unidade, inaugurada em dezembro de 2022, que seguirá seu cronograma de instalação dos novos serviços e ambulatórios nos próximos meses.

A governadora Fátima Bezerra (PT) deverá assinar a ordem de serviços na próxima semana, possivelmente durante visita ao Hospital Tarcísio Maia.

O Hospital Regional Tarcísio Maia foi construído e inaugurado há quase quatro décadas, recebendo no primeiro momento o nome do Presidente Tancredo Neves. A princípio, para atender a população de Mossoró e de municípios jurisdicionados à 2ª Unidade Regional de Saúde (URSAP). Mas, anos seguintes, o hospital acabou absorvendo a grande demanda das regiões do Médio Oeste, Salineira, Vale do Açu e de até cidades dos estados do Ceará e da Paraíba.

Essa é a grandeza do Hospital Tarcísio Maia que precisa dos investimentos que serão feitos agora para continuar cumprindo a missão de salvar vidas.

 

FRASE

“O Brasil é um exemplo de sistema elétrico e temos que nos orgulhar disso”

ALEXANDRE SILVEIRA – Ministro das Minas e Energias, minimizando o apagão elétrico desta terça-feira, 15

 

COMBUSTÍVEL E...

O aumento dos preços da gasolina (16%) e do diesel (26%), praticado pelo Petrobras, esfria a cobrança em cima da 3R Petroleum, que administra a refinaria Clara Camarão no RN. A empresa privada aumentou seguidamente os preços dos combustíveis, sendo alvo de críticas com viés político. Agora, com a Petrobras fazendo o mesmo, a 3R tira carta de garantia.

 

...POLÍTICA

Por iniciativa da deputada Isolda Dantas (PT), o diretor da 3R Petroleum no RN, Matheus Dias, vai à Assembleia Legislativa para explicar a política de preço dos combustíveis produzidos na Clara Camarão. A reunião está marcada para o dia 24 deste mês. O Polo Potiguar, onde a refinaria está inclusa, foi vendido pela Petrobras à empresa privada no ano passado, por 1 bilhão de dólares.

 

ROSA

Há exatos 35 anos, a pediatra Rosalba Ciarlini fazia o primeiro comício de sua carreira política, como candidata à prefeita de Mossoró. Foi a sua estreia em campanha eleitoral enfrentando o favoritismo do ex-deputado Laíre Rosado. Rosalba venceu com 49,7% dos votos contra 40,2% de Laíre. Ainda teve Chagas Silva (PT), que recebeu 3,3% dos votos.

 

ROSA II

A vitória maiúscula de 1988 fez florescer o canteiro da "Rosa de Mossoró". Depois daí, Rosalba Ciarlini se elegeu prefeita mais três vezes, primeira mulher do RN senadora da República e governadora do estado. A sua última disputa foi em 2020, sendo superada pelo prefeito Allyson Bezerra.

 

AMIGO DO IDOSO

Ronaldo Angelim, ídolo da torcida do Flamengo, e Neto Caraúbas, ex-seleção brasileira de futsal, são atrações do jogo solidário em prol do Abrigo de Idosos de Mossoró. Doação de fraldas geriátricas dá acesso ao evento, marcado para o dia 26 deste mês, no Estádio Nogueirão.

 

FISCO ESTADUAL

A arrecadação de impostos estaduais do RN aumentou 7,14% em relação ao mesmo período do ano passado. O fisco potiguar já recolheu em 2023 mais de R$4,15 bilhões. Dados estão no boletim de arrecadação do Confaz.

 

AUXÍLIO

Passou pelo crivo da CCJ da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 15, a proposta que institui no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) o auxílio-saúde e o auxílio-alimentação. O projeto altera a lei estadual nº 9.337, de 8 de março de 2010, para atender aos anseios do TCE-RN.

 

AUTOPROMOÇÃO

A CCJ da Assembleia potiguar também aprovou a lei que inclui o nome do deputado estadual em placas de inauguração de obras públicas. De autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), aprovada à unanimidade, a proposta visa reconhecer o trabalho do parlamentar que indicou emenda que custeou parte ou totalmente quaisquer obras ou reforma de prédios públicos.

 

APAGÃO

Os vereadores mossoroenses não trabalharam no plenário da Câmara nesta terça-feira, 15. O apagão que atingiu todo o País deixou a Casa do Povo sem energia pela manhã. Os nobres e dispostos edis lamentaram o breu.

 

RODOVIA

Na terça-feira, 22, será lançada a Frente Parlamentar em prol da duplicação da BR-304, por iniciativa do deputado oposicionista General Girão (PL). É uma forma de fazer frente aos governos estadual e federal, que vão conduzir a obra. A rodovia está contemplada no novo PAC, lançado pelo presidente Lula (PT).

 

ALÉM DO MST

A deputada federal Natália Bonavides (PT) trocou a agenda dos fins de semanas, saindo dos campos do MST para a periferia de Natal. Pré-candidata à prefeita da capital, a parlamentar sabe que precisa se apresentar ao eleitor que anda não a conhece. A zona norte de Natal tem recebido uma atenção especial.

 

É NOTÍCIA

1 - O prefeito Allyson Bezerra espera o Teatro Dix-huit Rosado superlotado hoje, para ele apresentar detalhes das obras do "Mossoró Realiza". Atenção, comissionados e agregados: às 9h.

2 - O apagão deixou o Brasil sem energia elétrica por seis horas nesta terça-feira, 15, afetando principalmente as capitais do sul e sudeste. No Rio Grande do Norte, mais de 800 mil clientes da Neoenergia Cosern foram atingidos em 120 municípios.

3 - A taxa de desocupação no Rio Grande do Norte caiu de 12,1% para 10,2%. Foi uma das maiores quedas ente os estados brasileiros. Mesmo assim, o RN continua com a sétima maior taxa do país. O estado também é 7º na subutilização da força de trabalho.

4 - O craque brasileiro Neymar foi anunciado oficialmente pelo Al-Hilal da Arábia Saudita. Ele vai ficar por lá pelos próximos dois anos, após 10 temporadas no futebol europeu. A troca vai render ao menino da Vila uma nota de 1,7 bilhão de reais.

5 - O padre Sátiro Cavalcanti Dantas se recupera de um quadro de pneumonia, aos cuidados da equipe médica do Hospital Wilson Rosado. A Diocese de Mossoró convocou uma corrente de orações pelo restabelecimento da saúde do padre educador.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO