Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 08h30 | 24 Ago 2023 | Coluna César Santos - 24 de agosto de 2023

Crédito da foto: Ilustrativa Contas públicas

CADÊ O DINHEIRO DO FINISA?

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) não pode continuar escondendo as contas públicas do município de Mossoró. É um direito do cidadão, do contribuinte (dono do dinheiro), e um dever do gestor. A transparência na administração pública está na cartilha da boa conduta, da probidade e da lei.

Negar a prestação de contas alimenta a desconfiança e a inevitável pergunta: está escondendo por quê?

O cidadão quer saber o que foi feito ou o que está sendo feito com os quase 200 milhões de reais do Finisa e das emendas parlamentares do ex-deputado Beto Rosado (PP), que o prefeito Allyson recebeu nos cofres públicos no primeiro dia de sua gestão em 1º de janeiro de 2021.

A cobrança é consequência dos projetos inseridos do Finisa que não foram executados até agora e de outros que estão com as obras inacabadas.

Na lista dos projetos não executados estão o Hospital Municipal Psiquiátrico, Arena Cultural, segundo Portal do Saber, pavimentação de toda a extensão da Avenida Alberto Maranhão (a segunda maior da cidade), reforma e ampliação da Praça Dom João Costa e do Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual.

Na lista das obras inacabadas estão as reformas e ampliação Praça do Basquete do Santa Delmira, antiga Cobal, Mercado do Vuco-Vuco, PAM do Bom Jardim.

Além da desconfiança sobre o destino dos recursos do Finisa, a população também quer saber o paradeiro dos 15 milhões de reais depositados pelo Ministro de Saúde no Fundo Municipal de Saúde, em 2022, para serem aplicados da seguinte forma:

– Construção de uma Policlínica no Grande Alto de São Manoel;

– Construção de quatro unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSs), que hoje funcionam em prédios alugados;

– Construção de duas unidades de acolhimento (uma adulto e uma infantojuvenil);

– Aquisição de duas ambulâncias ALFA para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);

– Aquisição de equipamentos para o setor de atenção especializada.

A desconfiança torna-se ainda maior porque o prefeito Allyson acabou de contratar novo empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF) no valor 200 milhões de reais, sob a justificativa de executar o programa Mossoró Realiza. Só que na primeira lista de obras estão inseridas nas ações que já haviam sido contempladas pelos recursos do Finisa e de emendas parlamentares. É o caso, por exemplo, da construção de cinco Unidades Básicas de Saúde, colocada na conta do novo empréstimo da Caixa, mas que está prevista na emenda federal da senadora Zenaide Maia (PSD).

Esse cenário é obscuro, suspeito, perigoso. Como a numerosa bancada governista não deixa a oposição fiscalizar na Câmara, quem sabe o Ministério Público não se sentirá provocado para investigar o destino dos milhões de reais do Finisa e das emendas federais. Quem sabe...

 

FRASE

"Todo o pedido de prestação de contas que a oposição faz, a bancada governista derruba"

PAULO IGO - Vereador sobre a falta de transparência na gestão Allyson Bezerra

 

OBRA IMPORTANTE

A governadora Fátima Bezerra assina hoje, às 10h, a ordem de serviço, no valor de R$ 10,3 milhões, para reforma e ampliação do Hospital Tarcísio Maia. A obra contempla setores de urgência e emergência, pediatria, centro cirúrgico, central de material esterilizado, lavanderia, necrotério, ala de nutrição e dietética e todo sistema elétrico.

 

DORIAN

Hoje completa 18 anos da morte do jornalista Dorian Jorge Freire, por infecção generalizada, aos 71 anos. Trata-se de um dos maiores nomes do jornalismo mossoroense e potiguar, com atuação em impressos de Brasília e do Rio, com destaque no "Brasil Urgente". Uma estátua na Praça da Redenção presta homenagem ao ilustre filho de Mossoró.

 

PORTAS ABERTAS

O Avante é um dos partidos que pode abrigar os vereadores de oposição. O presidente da sigla, Jorge do Rosário, abriu as portas para formação de uma nominata forte. Republicanos e Progressistas também são opções para os membros da bancada oposicionista na Câmara de Mossoró.

 

ACHATADO

O último aumento salarial dos servidores públicos de Mossoró foi concedido em 2012, pela então prefeita Fafá Rosado. Em 2016, o ex-prefeito Silveira anunciou recomposição de 6,5%, mas não cumpriu. A última gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini promoveu uma pequena recomposição. E o prefeito Allyson Bezerra (União) não quer nem ouvir falar.

 

SEGURANÇA

As forças de segurança do Rio Grande do Norte recebem hoje o Helicóptero Potiguar 2 e mais 140 novas viaturas. A entrega será feita pela governadora Fátima Bezerra em solenidade, às 16h, na área externa da Arena das Dunas, em Natal.

 

VICE-PREFEITO

O senador Rogério Marinho (PL) disse ao prefeito Allyson Bezerra (União) que gostaria de indicar o nome para compor chapa como vice. Allyson não disse "sim", mas não fechou portas. Daí, o ex-vereador Genivan Vale observa que presidir o PL é uma boa. Ele deseja a vaga de vice.

 

É NOTÍCIA

1 - Expositores de 16 países estão presentes à Expofruit 2023, a maior feira da fruticultura do Brasil e América Latina. O evento segue até esta sexta-feira, 25, na Estação das Artes de Mossoró.

2 - Nesta data, em 2007, era inaugurada pela então prefeita Fafa Rosado o conjunto Márcio Marinho, o primeiro em Mossoró construído pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR). O conjunto, com 188 casas, fica localizado no Abolição III.

3 - Chega às mãos do colunista o livro "Colecionando fatos e colhendo lembranças de Mossoró", do pesquisador e escritor Lindomarcos Faustino. A publicação resgata fatos históricos importantes da cidade ocorridos entre os anos de 1930 a 1939.

4 - Morreu Francisco Dornelles, aos 88 anos, reserva moral da política brasileira. Foi governador do Rio de Janeiro, secretário da Receita Federal, ministro, senador, deputado federal e presidente de honra do Progressistas. Político da boa safra de Minas Gerais.

5 - A Major Martini assume hoje o comando do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediado em Mossoró. Entra para a história como a primeira mulher a ocupar o cargo. Será empossada pela governadora Fátima Bezerra, em solenidade no 2º BPM.

Tags:

Coluna César Santos
Jorna de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO