JORNALISMO DE VERDADE
Nesta segunda-feira, 28, o Jornal de Fato celebra 23 anos de existência, cumprindo a sua nobre missão de sempre: fazer o bom jornalismo, noticiando fatos, formando opinião e contando histórias para a posteridade.
Somos hoje o único veículo impresso sediado no interior do Rio Grande do Norte e em circulação em dezenas de cidades oestanas e na capital do estado. Mas, sem perder de vista todos os públicos. O Jornal de Fato vai além do papel, podendo ser lido e conferido em todas as plataformas.
Para chegar até aqui foi uma longa estrada repleta de histórias, iniciada antes mesmo daquele 28 de agosto de 2000, quando, em noite memorável, o jornal era lançando no auditório do Sesiclube, prestigiado por autoridades políticas, empresariais, religiosas e toda a sociedade. O De Fato nasceu do sonho de uma geração de jovens jornalistas formados na redação de O Mossoroense na década de 80, inquietos por um veículo impresso novo, capaz de mudar o jornalismo local e estadual, a partir de uma linha editorial plural.
E assim aconteceu. O Jornal de Fato imprimiu uma linha gráfico-editorial diferente das que circulavam no estado. A manchete policial, comum àquela época, deu espaço para o destaque da economia, comportamento, ciências e de outras editorias pouco visitadas até então.
Logo, a certeza que o De Fato se consolidaria como o maior e mais importante jornal do interior do estado, sem perder de vista os impressos que eram editados há décadas na capital do estado. Ousamos ao imprimir policromia, o primeiro de Mossoró a arejar suas páginas com todas as cores; criamos editorias e cadernos temáticos, com destaque para o “Sua Vida Mulher”, espaço dedicado ao público feminino, que circula nas edições de domingo.
Outro grande salto de qualidade gráfico-editorial foi a revista DOMINGO, que é encartada nas edições dominicais, com uma pauta de variedades capaz de ficar nas mãos do leitor e leitora por toda a semana. A revista é 100% editada na redação do Jornal de Fato e, ao longo de duas décadas, levantou e repercutiu temas de interesse coletivo, com consequências positivas importantes.
Aliás, por meio da revista DOMINGO, o Jornal de Fato conquistou reconhecimento nacional conquistando prêmios importantes. Um deles foi o Prêmio Ayrton de Jornalismo, organizado pelo Instituto Ayrton Senna. Uma reportagem sobre o trabalho infantil doméstico ganhou repercussão e levou o Jornal de Fato, em 2006, para o mesmo palco em São Paulo de veículos como Folha de S. Paulo, Supersinteressante, O Globo, entre outros.
Esse prêmio nos orgulha não apenas por confirmar a qualidade do jornalismo feito aqui, mas também o resultado proporcionou um ganho social importante para Mossoró. A partir da reportagem premiada, o Instituto Ayrton Senna decidiu ampliar o número de crianças mossoroenses atendidas pelo Programa Acelera Brasil.
Esse prêmio foi acompanhado por outros conquistados pelo Jornal de Fato como o Petrobras de Jornalismo, BNB de Jornalismo, Fiern, Fapern e Uern de Jornalismo, entre tantos outros.
Pois bem.
Vamos celebrar os 23 anos de circulação ininterrupta neste dia 28 de agosto, agradecendo a todos os profissionais que fizeram e fazem parte dessa história, assim como aos nossos parceiros e colaboradores, desejando, claro, vida longa. Que assim seja.
FRASE
“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.”
Autor desconhecido
MANOEL DUARTE
Na Praça da Convivência deve ser preservado sempre o busto de Manoel Duarte Ferreira, uma das personalidades da Av. Rio Branco - Corredor Cultural. Ele foi um dos líderes da resistência ao bando de Lampião em 1927. Hoje completa 36 anos que o prefeito Dix-huit Rosado inaugurou o busto na "Praça do Carrapicho", hoje Convivência.
TÚNEL DO TEMPO
Nesta segunda-feira, 28, o Hospital da Polícia Militar, em Mossoró, celebra 46 anos. Foi construído e inaugurado no governo de Tarcísio de Vasconcelos Maia para prestar assistência à saúde dos militares. O médico Agnaldo Pereira, ex-prefeito de Caraúbas, foi o seu primeiro diretor, nomeado pelo comandante geral da PM, coronel Elder Nogueira Mendes.
NOMES DO PREFEITO
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) prepara quatro novos nomes para a Câmara Municipal em 2024: Pastor Naldo Aires, que atua no Quixabeirinha; Vla de Cabelo de Negro, com trabalho na região do Jucuri; Cizinho Cabelo, do Macarrão; e João Marcelo, com atuação no Sumaré. Todos em pré-candidatura para vereador.
ESTRUTURA
O quarteto conta com a máquina pública para conquistar eleitores. Um dos maiores reforçados é João Marcelo, que atua no gabinete do próprio Allyson Bezerra. Todos os pleitos da zona leste de Mossoró passam por ele. No Palácio da Resistência, o escolhido já é chamado de "vereador".
ALVO
Vereadores como Wignis do Gás, Didi de Arnor e Gideon Ismaias não interessam ao prefeito Allyson Bezerra. A reclamação é que o trio pede mais do que oferece ao prefeito. Eles não gozam de prestígio no Palácio da Resistência. A ordem é triturar as suas bases eleitorais.
ALVO II
O quarto alvo do chefe do Palácio da Resistência é o vereador Pablo Aires, da oposição. O prefeito usará o Pastor Naldo, que é primo de Pablo, para tentar impedir a reeleição do desafeto. O pastor atua em áreas de origem de Pablo como a comunidade do Jucuri e os bairros Quixabeirinha e Aeroporto.
É NOTÍCIA
1 - Nesta segunda-feira, 28, completa 18 anos da inauguração da primeira emissora de televisão aberta de Mossoró, a TV Mossoró, da Fundação Vingt Rosado. Ficou no ar até 2020.
2 - O Poço 24 será desligado nesta segunda-feira, 28, para resolver problemas mecânicos. Ficam sem água os moradores dos bairros Bom Jesus, Planalto 13 de Maio e Inocoop. A Caern promete que o abastecimento será restabelecido na quarta-feira, 30.
3 - O Avante do Rio Grande do Norte organiza um encontro estadual para o dia 15 de setembro, com a presença do presidente nacional deputado federal Luís Tibé (MG). O encontro ocorrerá no Espaço Cultural Nestor Lima, na cidade de Parnamirim.
4 - Estados e municípios já receberam do Ministério da Saúde os recursos para cumprirem o piso salarial da enfermagem. Neste ano, o Governo Federal garantiu o montante de R$ 7,3 bilhões. Cabe aos gestores fazerem a sua parte, sem propaganda, por favor.
5 - O tradicional Baile da Liberdade definiu as atrações deste ano: André da Mata, Alan Jones e Banda e Severo do Acordeon. A festa acontece na véspera do feriado de 30 de Setembro, no Requinte. Senhas na Loja Maçônica Jacques Demolay.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.