PROFESSOR ANTES DE SER SECRETÁRIO
O professor Marcos Oliveira aceitou o convite feito pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) para assumir a Secretaria de Educação de Mossoró, em substituição à professora Hubeônia Alencar, que está retomando as suas atividades na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A confirmação do novo auxiliar foi feita por Allyson por meio de suas redes sociais, nesta quarta-feira, 6.
Marcos Oliveira é professor de Matemática do IFRN, tendo ingressado na instituição federal há 26 anos. Ele tem doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. Já foi diretor geral da Unidade de Ensino de Apodi, hoje Campus Apodi do IFRN.
O currículo indica que o novo secretário tem as condições técnicas e experiência para conduzir a Educação municipal. No entanto, Marcos Oliveira tem um desafio que vai além do gerenciamento da oxigenada pasta, que é o restabelecimento da relação entre gestão e os professores e professoras da rede municipal de ensino.
Trata-se de uma relação desgastada, sem diálogo e de confrontos permanentes, agravados no primeiro semestre deste ano, quando o prefeito Allyson se negou a implantar o novo piso salarial do magistério. Para piorar, o prefeito judicializou a greve da categoria. Uma ação tramita no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, podendo ter um desfecho na audiência marcada para o dia 18 deste mês.
A briga de Allyson com os professores foi comprada pela ex-secretária Hubeônia Alencar. Ela ficou contra a sua própria categoria para se manter fiel ao chefe do Executivo. Hubeônia acumulou desgaste, a ponto de os professores municipais vibrarem com a sua saída. Até na Uern, seu local de origem, a ex-secretária passou a ser rejeitada.
Marcos Oliveira pode fazer o contrário. O primeiro passo é assumir uma posição perante a categoria sobre a lei do piso salarial do Magistério. Ele precisa responder se é contra ou a favor. Não cabe repetir a estratégia – malsucedida - da ex-secretária, que rabiscou números para tentar convencer que o município honra a lei do piso, quando, na verdade, a gestão Allyson sequer concluiu o pagamento do reajuste de 2022, cuja última parcela está prevista para dezembro de 2023.
Como professor do IFRN, Marcos Oliveira sempre esteve do lado da categoria, apoiou todas as lutas e se beneficiou delas. Hubeônia também fez isso, mas só até ocupar o primeiro escalão da gestão municipal com extrema fidelidade às ações e atitudes do prefeito Allyson. O novo titular da Educação pode fazer diferente, se quiser ter o respeito e a consideração dos seus colegas de sala de aula.
Essa é uma decisão pessoal dentro da engrenagem pública. O seu currículo está limpo, sem nódoa, até aqui.
FRASE
“O professor Marcos Oliveira chega para somar”
ALLYSON BEZERRA – Prefeito ao anunciar o novo secretário municipal de Educação
HOMENS EM RISCO
A The Lancet Global Health apresentou estudo assustador: um a cada três homens acima de 15 anos está infectado com pelo menos um tipo de papilomavírus humano (HPV) genital. A publicação diz ainda que um em cada cinco homens está infectado com um ou mais dos tipos de HPV de alto risco ou com potencial de causar câncer.
EXCLUÍDOS
O Grito dos Excluídos em Mossoró tem pauta vasta de direitos negados pela gestão do prefeito Allyson Bezerra, que passa pelas pessoas em situação de rua, categorias de servidores que tiveram direitos históricos subtraídos, homens e mulheres do campo desassistidos. Esse tecido social não aparece na mídia oficial do chefe do Palácio.
UERN
Há determinação da reitora Cicília Maia de o edital do concurso da Uern ser publicado ainda este ano. Mas, não é uma garantia. O estágio ainda está emperrado na contratação da empresa para compor a banca organizadora. No entanto, com pouco de esforço, é possível acelerar o processo. A Uern precisa recompor o quadro de professores e técnicos.
UERN II
O último concurso público da Uern foi realizado há sete anos, em 2016. A princípio, com 76 vagas para docentes, 29 para técnico de nível superior e 11 para técnicos de nível médio. Mas, ao longo da validade do certame, foram contratados 202 docentes, 234 técnicos de nível superior e 172 técnicos de nível médio.
ENFERMAGEM
A Prefeitura de Mossoró vai cumprir o piso salarial da Enfermagem, com parte dos recursos enviados pelo Ministério da Saúde. O prefeito Allyson Bezerra (SDD) enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que assegura o repasse integral.
SÓ TEM LÍDERES
A Câmara de Mossoró tem 10 líderes de bancadas e de blocos para 21 vereadores. 1 líder para pouco mais de 1 vereador. Algo nunca visto na história da "Casa do Povo". O último bloco a surgir é o "Trabalho para Desenvolvimento" formado pelos governistas Francisco Carlos e Marrom Lanches.
É NOTÍCIA
1 - As agências bancárias fecham neste 7 de Setembro, mas as contas de consumo como água, luz e telefone com vencimento hoje, poderão ser pagas nesta sexta-feira, 8, sem acréscimos.
2 - A Secretaria Municipal de Saúde instalou um ponto de vacinação antirrábica no Partage Shopping para atendimento no feriadão. Cães e gatos poderão ser levados por cuidadores das 14h às 18h. A campanha de vacinação se estenderá até o dia 14 de julho.
3 - A Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis estima ocupação de leitos em 66% no Rio Grande do Norte neste feriadão, com concentração no litoral de Natal. Na região Oeste, a opção é a praia de Tibau, no litoral da Costa Branca.
4 - Nesta sexta-feira, 8, será abertura a 38ª Feira da Cultura de Patu, um dos maiores eventos do gênero no RN. A feira ocorre dentro da Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Na abertura, show em praça pública com Banda Grafith, às 21h.
5 - Em razão do feriado de 7 de Setembro, a edição impressa do Jornal de Fato não circulará nesta sexta-feira, 8, mas retornará com a edição do sábado. A cobertura dos acontecimentos do feriadão será feita em tempo real pelo site defato.com.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.