Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2025

Postado às 12h00 | 10 Set 2023 | Coluna César Santos - 10 de setembro de 2023

Crédito da foto: Ilustrativa Quem será o nome da oposição?

LEITURA DE BASTIDORES

A oposição tem pesquisa que mostra um declínio na popularidade do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). E, no cruzamento dos dados, a leitura aponta que o eleitor mossoroense está aberto para analisar um novo projeto para a cidade. Não significa dizer, porém, que o atual gestor entrará o ano eleitoral em situação desconfortável. Allyson é um nome a ser batido.

Alguns pilares de avaliação do gestor municipal estão desgastados e muito dificilmente Allyson conseguirá reverter, embora o tempo esteja a seu favor.

É o caso da péssima relação com os professores e professoras. O prefeito não teve a capacidade para negociar o novo piso salarial da categoria e, ao optar pelo confronto, acionando a Justiça para prejudicar os profissionais, passou a ideia de político opressor.

Os professores e professoras têm uma relação bem próxima das famílias de alunos e da comunidade onde lecionam. Logo, a insatisfação da categoria repercute com raio de ação que vai além do ambiente escolar.

As demais categorias de servidores públicos também repercutem uma imagem negativa do prefeito. A relação é a pior possível, principalmente depois da retirada de direitos históricos que provocou enorme crise em maio deste ano. No Grito dos Excluídos, durante o desfile de 7 de Setembro, os professores e servidores fizeram ecoar o grito na Avenida Alberto Maranhão: “Prefeito opressor massacra servidor”.

Outro ponto identificado por pesquisa, que tem corroído a imagem do prefeito Allyson, é a falta de transparência na gestão municipal, que ganhou dimensão nos últimos dias. Sem prestar conta dos quase 200 milhões de reais que recebeu para investimentos, carimbados pelo Finisa e emendas federais, o prefeito é visto, por uma camada considerável da população, sob suspeita. A máxima de que “quem não deve, não teme” se espalhou em todos os segmentos, com menor ou maior repercussão.

A reclamação feita pela oposição ganha força nas obras inacabadas e nos projetos do Finisa que não saíram do papel. A Praça do Basquete, no Santa Delmira, e a lentidão das obras da antiga Cobal e do Mercado do Vuco-Vuco funcionam como um outdoor da incompetência. Já o Hospital Psiquiátrico e Arena Cultural, com projeto pronto e dinheiro do Finisa em caixa, mas que não foram realizados, alimentam a desconfiança.

O que deve preocupar o atual gestor é que o processo de desgaste não é por obra ou competência da oposição. Na verdade, a oposição até aqui tem se mostrado frágil e de pouca capacidade de fazer o enfrentamento ao prefeito. Isso sugere que, quando a oposição acordar, o cenário pode se agravar para as pretensões eleitorais do prefeito.

É claro que pesquisa revela o cenário do momento, mas também mostra tendência. No momento, a avaliação positiva supera a negativa da gestão Allyson Bezerra, mas a tendência de desgaste sugere que a balança pode mudar de lado. Cabe ao prefeito cuidar para os focos não virarem pesadelo. E, para a oposição, a capacidade de aproveitar o momento para consolidar a tendência.

É isso aí.

 

FRASE

“Precisamos de recursos para melhorar a qualidade de vida das pessoas”

LUCIANO SANTOS – Prefeito de Lagoa Nova e presidente da Femurn sobre a luta dos prefeitos por mais recursos federais para os municípios

 

CIRURGIAS ELETIVAS

A secretária de Saúde do RN, Lyane Ramalho, estima que o estado investirá R$ 10 milhões nos próximos meses para 6.676 cirurgias eletivas. Os recursos são repasses do Ministério da Saúde, já disponibilizados. Segundo Lyane, a Secretaria de Saúde já cumpriu 40% da meta e hoje o RN é o quarto estado do país no plano nacional de cirurgias eletivas.

 

CAPITAL

A governadora Fátima Bezerra (PT) vai transferir a sede do Governo do Rio Grande do Norte para Mossoró dentro das celebrações da Liberdade. O Gabinete Civil funcionará na cidade entre os dias 27 a 79, com endereço no prédio da Reitoria da Uern. Nesses três dias, a governadora anunciará uma série de ações para Mossoró e a região Oeste.

 

AVANTE

O presidente do Avante, Jorge do Rosário, abriu as portas do partido para filiar vereadores de oposição. A ideia, que repercutiu bem na bancada da Câmara Municipal de Mossoró, é construir uma nominata forte para, por gravidade, reforçar o palanque majoritário. Vereadores como Tony Fernandes e Paulo Igo, ambos do SDD, gostaram da ideia.

 

DECIDIDO

O vereador Pablo Aires, de saída do PSB, avisou aos colegas de oposição que será candidato à reeleição no próximo ano, descartando disputa majoritária. Ele, inclusive, já acertou seu ingresso no PV, que forma federação partidária com o PT e o PCdoB.

 

OPÇÕES

Os vereadores de oposição têm outras duas opções: Republicanos e Progressistas. É provável que eles sejam distribuídos em três nominatas, além da federação partidária que terá Marleide Cunha (PT) e Pablo Aires (PV). As articulações são lideradas pelo vereador Tony Fernandes.

 

TRÊS CADEIRAS

A federação partidária projeta eleger representantes à Câmara de Mossoró no próximo ano. O PT prioriza a reeleição de Marleide Cunha e a eleição de Plúvia Oliveira, que terá apoio da atual vereadora Carmem Júlia (MDB). A terceira vaga é para Pablo Aires.

 

É NOTÍCIA

1 - A Veja completa nesta segunda-feira, 11, 55 anos de circulação. Criada pelo jornalista Roberto Civita, da Editora Abril, a revista se mantém fiel aos temas de abrangência nacional e global.

2 - Hoje completa 14 anos da partida do radialista e político Edmilson Lucena, aos 61 anos de idade. Um líder de audiência com o programa Cidade Aflita. Edmilson foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró entre os anos de 1983 a 1988.

3 - Os Correios do Rio Grande do Norte disponibilizam 383 bens móveis, inservíveis à estatal, para leilão no dia 18 deste mês. São itens de informática, eletrônicos e até um elevador social. Quem quiser conferir os itens é só ir à sede de Lagoa Nova, em Natal.

4 - A OAB Mossoró realizará entre os dias 14 e 15 deste mês o I Simpósio de Direito Previdenciário, aberto ao público em geral, no auditório da Ordem. Especialistas vão tratar de temas como BPC/LOAS, perícias médicas e benefícios dos segurados especiais.

5 - A Secretaria Municipal de Saúde segue disponibilizando vacina contra Influenza para a população em geral. Quem ainda não está imunizado, é só procurar uma UBS mais próxima de sua resistência. O estoque é suficiente para atender demanda até 31 de outubro.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO