Segunda-Feira, 18 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 21 Set 2023 | Coluna César Santos - 21 de setembro de 2023

Crédito da foto: Reprodução Parque eólico no Rio Grande do Norte

SINAL DE ALERTA AO RN

O Rio Grande do Norte lidera a produção nacional de energia eólica e ocupa a 5ª maior posição no Nordeste em geração distribuída, na energia solar. O estado se apresenta como o vetor da transição energética no Brasil, inclusive, com projetos audaciosos perseguidos pelo governo Fátima Bezerra (PT), como a implantação de um Porto-Indústria Verde.

O que é isso?

Trata-se de uma estrutura multiuso, que será construída no município de Caiçara do Norte, litoral norte potiguar, para fortalecer a produção de energia renovável. O projeto, com assinatura do Governo do Estado, está incluído do Novo PAC. A obra será feita a partir de Parceria Público-Privada e custará 5,7 bilhões.

A previsão do Governo Estadual é que ele já esteja em funcionamento no último trimestre de 2026. O Governo Federal liberará verbas iniciais para desapropriação da área. A nova estrutura portuária vai destravar as dificuldades de escoação dos produtos já produzidos no Rio Grande do Norte, como sal, frutas e ferro.

Beleza.

Só que há uma grande preocupação nesse momento, que pode comprometer todo o projeto, que é exatamente a tímida estrutura de linhas de transmissão, a demora do processo de emissão de licenças ambientes, embora o Idema tenha concentrado esforços, e a falta de pessoal qualificado para a atividade de mercado.

Esse conjunto de motivos foi apresentado por especialistas como a causa da queda do Índice de Confiança das Energias Renováveis (ICER) do Rio Grande do Norte. O estado alcançou o patamar de 76,30 em setembro, em um movimento de retração puxado por gargalos que pairam, exatamente, sobre licenciamentos, legislação e sobre o mercado de trabalho.

O recuo, de 0,90%, em comparação ao resultado anterior, de junho (76,90), foi apresentado à Comissão Temática de Energias Renováveis da Federação das Indústrias do Estado (FIERN). Os dados são medidos pelo Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação.

O ICER, termômetro da confiança do setor no estado, é uma sondagem qualitativa que mede a percepção de atores considerados estratégicos nesse fórum, incluindo empresas, governos, associações e agentes financeiros. A construção do indicador parte de uma pergunta simples: como avalia os últimos três meses para o setor das energias renováveis (eólica e solar, concentrada e distribuída) no Rio Grande do Norte?, considerando que, de 0 a 10, qualquer valor abaixo de 5 representa insegurança.

Um movimento contínuo de piora na confiança da atividade é identificado no levantamento desde dezembro do ano passado. Esta foi a 6ª sondagem realizada junto ao setor. A avaliação é feita com periodicidade trimestral.

Apesar da queda, os valores apresentam acima de 50, o que é considerado bom. Porém, o cenário dá sinais de perda de confiança. A redução (verificada no índice) é pequena, mas chama a atenção porque o otimismo do restante da indústria cresceu.

Esta foi a primeira vez, na série histórica, em que a trajetória das atividades se inverteu. Antes era a indústria insegura e as energias renováveis crescendo. Agora, enquanto a indústria cresceu 0,75% em confiança, o ICER recuou 0,90%.

 

FRASE

“A redução é pequena, mas chama atenção porque o otimismo do restante da indústria cresce”

PEDRO ALBUQUERQUE – Gerente do Mais RN, sobre a queda do ICER

 

FICOU NA PROMESSA

Os servidores da saúde de Mossoró foram informados que a reformulação do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração não ocorrerá este ano. E não tem previsão para 2024. A reformulação PCCR foi uma promessa de campanha do prefeito Allyson Bezerra (União), requentada em 2021 e 2022 e que agora está dito que não será feita.

 

FICOU NA PROMESSA II

Em outubro de 2022, depois de mobilização dos servidores da saúde, o prefeito Allyson criou uma comissão para a reformulação do PCCR. A primeira reunião ocorreu somente em 2023 e depois de apenas seis encontros, o sindicato da categoria recebeu a informação que a reformulação não irá ocorrer. Os servidores estão se sentindo enganados.

 

DEHOM

Nesta data, em 2012, Mossoró passava a contar com uma delegacia especializada em investigação de crimes específicos. A delegacia foi inaugurada pela então governadora Rosalba Ciarlini, com sede no Abolição IV. A solenidade contou com a presença do delegado federal Aldair Rocha, na época, secretário de Segurança Pública do RN.

 

RETROCESSO

Está pronto o novo relatório da PEC da Anistia, que passa uma esponja em dívida de R$ 23 bilhões que os partidos têm com a Justiça. Pior é a mudança na cota de gênero, que baixa de 30% para 20% as vagas de candidaturas femininas para as casas legislativas. Sem obrigatoriedade de preenchimento. Retrocesso.

 

HARMONIA

A Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça entenderam o momento de crise financeira e aceitaram o parcelamento do duodécimo de agosto, proposto pelo Governo do RN. Isso significa harmonia entre os Poderes. Ademais, ficou entendido que o salário em dia do servidor público deve ser prioridade sempre.

 

HARMONIA II

A Câmara Municipal de Mossoró também tem prezado pela harmonia com o Executivo. Alguns meses o pagamento do duodécimo do Legislativo não correspondeu ao previsto em orçamento.

 

SEM PROVAS

O deputado federal bolsonarista General Eliéser Girão (PL) denuncia que foi agredido fisicamente pelo ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Não apresentou provas. E, como Girão foi envolvido no processo das fake news, a sua palavra fica desacreditada. No entanto, a apuração deve ser feita.

 

REPUBLICANOS

O advogado Aldo Fernandes e o ex-vereador Claudionor dos Santos aceleram a reorganização do Republicanos em Mossoró. Missão dada pelo presidente estadual, prefeito de Natal Álvaro Dias. A prioridade número 1 é formar uma nominata forte à Câmara Municipal nas eleições 2024. Os contatos estão avançando.

 

ALIÁS...

O Republicanos tem um vereador em Mossoró, que é Didi de Arnor. Ele ainda não decidiu se continuará no partido ou se trocará de legenda para as eleições do próximo ano. O tempo sopra a seu favor. O vereador tem até o início de abril, quando se fecha a “janela” para fazer nova opção partidária, se assim desejar.

 

JMT

Os terceirizados que trabalham nos hospitais estaduais estão denunciando perseguição por parte da JMT Service, empresa contratada pelo estado. Em greve, cobrando direitos retidos pela empresa, os trabalhadores afirmam que a JMT usa a truculência para desarticular o movimento. A denúncia é feita por meio do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Particular de Mossoró (SINTRAHPAM).

 

SAÚDE, DEPUTADO

O deputado estadual Hermano Morais (PV) passou por nova cirurgia, uma semana após sofrer um AVC, quando passeava em Recife-PE. A sua assessoria tranquilizou afirmando que o procedimento foi um sucesso: “Depois da ansiosa espera de uma semana, foi realizado mais um exitoso, porém delicado procedimento cirúrgico no Hospital Português, em Recife. Hermano está estável, agradeceu a equipe do Dr. Carlos Abath e a todos que estiveram em oração.”

 

CRISE

Se a União não socorrer, mandando “dinheiro novo”, mais da metade das prefeituras do RN não terá condições de pagar o 13º salário em dezembro. É o que tem dito dezenas de prefeitos, sob forma de pressão ao Governo Federal. Servidores municipais estão apreensivos.

 

É NOTÍCIA

1 - A segunda parcela do FPM de setembro foi depositada nesta quarta, 20, com queda de 4,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Mais choradeira dos gestores municipais.

2 - O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), caminha a passos largos para trocar a Esplanada dos Ministérios pelo Palácio da Justiça. O ex-governador será o escolhido pelo presidente Lula para a vaga da ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (PSF).

3 - Mossoró está com 138 vagas de trabalho com carteira assinada, com vagas de atendente de loja, telemarketing, auxiliar de cozinha, empregado doméstico, encanador, entre outros. Interesses façam contato com o Sine: (84) 3190-0783 e 3190-0788.

4 - A 47ª Noite da Cultura e a 32ª Sessão Magna Branca serão realizadas hoje, às 19h30, na Loja Maçônica Jerônimo Rosado. Destaque para o Mestre Concriz, coquista e cordelista, que receberá a Medalha de Mérito Vingt-un Rosado. Vamos prestigiar.

5 - Os vereadores aprovaram projeto de lei que cria o Dia da Saúde da Mulher no âmbito da Prefeitura de Mossoró. De autoria do vereador Lucas das Malhas (MDB), a proposta visa fortalecer a atenção e prevenção à saúde da mulher mossoroense.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO