PODEMOS “MINA” SOLIDARIEDADE
O Solidariedade no Rio Grande do Norte tem dificuldades para superar os estragos que as eleições de 2022 fizeram na “cabeça” do partido, com a não eleição do ex-deputado Kelps Lima para deputado federal. Toda a estrutura do partido foi preparada para Kelps, havia expectativa em torno de sua eleição, mas como não aconteceu, as consequências foram danosas.
Agora, o Solidariedade, embora com dois representantes na Assembleia Legislativa: Cristiane Dantas e Luiz Eduardo, sofre um processo de esvaziamento de seus quadros, iniciado pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que se transferiu para o União Brasil. O próprio Kelps, que liderou o Solidariedade na última década, admite sair do partido.
Kelps é um os nomes cotados para se filiar ao Podemos, junto ao ex-prefeito de Olho d’Água do Borges, Brenno Queiroga, e ao prefeito de Acari, Fernando Bezerra. Eles fazem parte da lista que tem o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, que está trocando o Solidariedade pelo PSDB, e de outros nomes regionais.
Aliás, o senador Styvenson Valentim, líder do Podemos no RN, abriu as portas do partido para receber os políticos do Solidariedade. Valentim tratou sobre a questão de público, quando revelou que convidou o prefeito Fernando Bezerra para assumir a presidência do Podemos do Rio Grande do Norte e chamou Brenno Queiroga para ser o candidato do Podemos à Prefeitura de Natal nas próximas eleições.
Kelps Lima, que é o maior nome do Solidariedade potiguar, ainda não se manifestou de público. No entanto, o ex-parlamentar mostra-se desconfortável, uma vez que não recebeu da direção nacional do partido a atenção que julga merecer. Aliás, Kelps foi bem votado para a Câmara dos Deputados em 2022, recebendo 79.025 votos (4,23%), e só não se elegeu porque a sigla não alcançou os 80% do quociente eleitoral.
No caso de Brenno Queiroga, ele se anima com o convite feito pelo senador Styvenson para ser candidato a prefeito de Natal. Vivendo na capital, Queiroga tem contato diário com a população por meio de um programa de rádio, onde é comentarista, e acredita que o seu nome pode somar no debate eleitoral do próximo ano.
Queiroga já foi candidato a governador do RN em 2018, quando obteve 106.345 votos (6,56%), terminando na quarta colocação. Dois anos depois, foi vice na chapa de Kelps Lima à Prefeitura de Natal, que recebeu 20.190 votos (5,87%), ficando em quarto lugar.
O ex-prefeito de Olho d’Água do Borges também passou por Mossoró, quando foi secretário de Infraestrutura e Obras no início da gestão Allyson Bezerra. Depois, ele se desincompatibilizou do cargo público para ser candidato a governador em 2022, mas foi preterido pelo Solidariedade, que optou pelo ex-vice-governador Fábio Dantas.
Agora, o Podemos e a boa vontade do senador Styvenson pode ser a chance de Kelps e Queiroga voltarem à pauta eleitoral, a partir de Natal. Daí, a ampla possibilidade de eles migrarem do Solidariedade para o Podemos. Isso ocorrendo, muitos outros deixarão de ter o Solidariedade na ficha de filiação.
A conferir.
FRASE
“Tenho segurança de fazer todas as indicações para os cargos no partido”
STYVENSON VALENTIM – Senador sobre a condição exigida para continuar no Podemos
ATACAREJO
O grupo Rebouças vai investir em nova loja de atacarejo no Grande Alto de São Manoel. A unidade será instalada em área ao lado do antigo Hotel Normandie, na Avenida Presidente Dutra. Fará frente, em concorrência saudável, com o grupo Cidade, que vai inaugurar a sua unidade da Presidente Dutra no próximo mês de novembro.
CONCORRÊNCIA
O Grupo Cidade, criado pelo supermercadista Sebastião Felipe de Mendonça, o Bastos, inaugurou o Atacarejo Cidade na "Avenida do Shopping, onde funcionou o Maxxi. Sucesso de imediato. Na área já existe o Dia a Dia, do grupo Rebouças, e na próxima sexta-feira, 29, será inaugurada a unidade do Assaí, no antigo imóvel da Usibrás. Concorrência acirrada.
ESTAÇÃO...
A Estação das Artes de Mossoró celebra 24 anos neste domingo, 24. Projeto da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, que transformou a antiga estação ferroviária no espaço de todas as expressões culturais da cidade. A partir daí, Mossoró experimentou o fortalecimento da cultura com diversos eventos, com destaque para Cidade Junina, também criado na segunda gestão Rosalba.
DAS ARTES
Proposta pelo então vereador Jório Nogueira, atacada por Rosalba, a Estação das Artes recebeu o nome de Elizeu Ventania, um dos maiores nomes da poesia popular local e regional. Em 2002, a sua estátua foi inaugurada na Estação.
AMOL
Nesta segunda-feira, 25, a Academia Mossoroese de Letras (AMOL) celebra seus 35 anos de fundação. Ideia do grupo de intelectuais liderado pelo professor e escritor Vingt-un Rosado, ao lado de Benedito Vasconcelos, Raimundo Soares de Brito e Paulo Medeiros Gastão. Mais de três décadas a serviço da cultura.
CAPITAL
Mossoró se transforma na capital do Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira, 27, quando a governadora Fátima Bezerra instalará o governo na cidade. Todas as pastas despacharão direto de Mossoró.
É NOTÍCIA
1 - Será realizada hoje a 74ª Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado, com ciclistas de todo o país disputando diversas categorias. A largada ocorre às 8h no Corredor Cultural de Mossoró.
2 - O Espeto 30 abre as suas portas para um domingo solidário, em prol da cirurgia de Érika Fernandes. Show com Cacau e participações de Caroline Melo, Alex Acordeon, Xandão, Henrique Morais e Nara. Vamos lá, a partir das 19h, ao lado do Posto 30 de Setembro.
3 - Publicado no Jornal Oficial do Município o decreto que autoriza a abertura de concurso público para os cargos de procurador e auditor fiscal em Mossoró. Esses são os primeiros concursos de uma série que contemplará outras áreas da administração.
4 - O cantor Alexandre Pires é a atração deste domingo, 24, na 4ª edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte, em Areia Branca. Ele sobe ao palco às 22h, em praça pública. O Festival consolida Areia Branca como a Capital do Atum do RN.
5 - O escritor e pesquisador Lindomarcos Faustino receberá da Câmara Municipal de Mossoró a Medalha de Mérito Milton Marques de Medeiros. Lindomarcos, com o seu trabalho de pesquisa, resgata a história de Mossoró em vários títulos lançados.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.