Por César Santos – Jornal de Fato
A Festa da Liberdade celebra este ano 140 anos de Abolição da Escravatura em Mossoró. Trata-se de um dos maiores feitos históricos da cidade, que libertou seus escravos em 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. Ampla programação vem sendo realizada, envolvendo todos os segmentos da sociedade e, a partir de hoje, ganhará maior movimentação.
Dentro desse contexto e entendendo a importância da Liberdade para os mossoroenses, o Governo do Rio Grande do Norte decidiu transferir a capital para a segunda maior cidade do estado. De hoje até sexta-feira, 29, Mossoró será a capital potiguar.
A governadora Fátima Bezerra (PT) instalará o Gabinete Civil nesta quarta-feira, 27, no prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizada no centro da cidade. A cerimônia está marcada para as 18h, com a presença de autoridades locais, representantes dos Poderes, classe política e parte do secretariado.
A ideia do governo é descentralizar a administração estadual, aproximando-a ainda mais da população de Mossoró e municípios vizinhos. A agenda de três dias contemplará ações importantes, como lançamento de obras e projetos, que alcançarão Mossoró e os municípios da região Oeste, Salineira e Vale do Açu.
O primeiro compromisso oficial ocorrerá logo após a cerimônia de instalação do Gabinete Civil: uma reunião com a gestão superior da Uern, quando serão tratados de assuntos importantes como o processo de consolidação da autonomia financeira da Universidade e o concurso público para os quadros da instituição de ensino, que será ser realizado em 2024.
Na quinta-feira, 28, a governadora e auxiliares terão agenda extensa, uma vez que as ações alcançarão Mossoró e outros municípios. Destaque para a entrega de um poço artesiano movido a energia solar no assentamento Maísa Agrovila Olga Benário.
Também na quinta-feira, Fátima Bezerra participará da tradicional Assembleia Universitária da Uern, na condição de chanceler da instituição. O evento será realizado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 16h.
Na sexta-feira, 29, a governadora assinará o documento de transferência da administração do Aeroporto Dix-Sept Rosado, de Mossoró, para a Infraero. Trata-se de uma ação importante, uma vez que a nova administração fará investimentos para ampliar a infraestrutura do aeroporto, equipamento importante para o desenvolvimento econômico local e regional.
Outras agendas irão acontecer nas áreas de segurança pública, recursos hídricos, cultura e assistência social. Na última vez que o governo transferiu a sua sede para Mossoró foi em setembro de 2021, quando a governadora Fátima Bezerra sancionou a lei de autonomia financeira da Uern.
SERVIÇO
O QUÊ: Transferência do Governo do Estado para Mossoró
ONDE: (Cerimônia de transferência) Reitoria da UERN - R. Dr. Almino Afonso, 478 - Centro, Mossoró.
QUANDO: Cerimônia: quarta-feira (26/9/2023), 18h. Permanência do Governo em Mossoró até 29/9/2023
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.